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GESTÃO E PLANEJAMENTO DE MERCADO E COMERCIALIZAÇÃO

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Apresentação em tema: "GESTÃO E PLANEJAMENTO DE MERCADO E COMERCIALIZAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 GESTÃO E PLANEJAMENTO DE MERCADO E COMERCIALIZAÇÃO

2 PROJETOS ALTERNATIVOS
Política = Operacional GESTÃO = GERENCIAMENTO Tomada de decisões, estratégias sobre a implantação. Origem e uso dos recursos. Implementação das decisões tomadas. Secretarias Municipais Assessorias – uma vez consultado a política

3 Projetos Alternativos
Por quê? Fundamentos

4 PROJETOS ALTERNATIVOS
RECURSOS ESPAÇOS POLÍTICOS E OPERACIONAL – Fazer acontecer os objetivos, de modo a prevalecerem os interesses coletivos e/ou de segmentos massivos da sociedade claudiense. ESPAÇO PÚBLICOS E PRIVADOS Onde estão sendo tratadas as parcerias ESFERA PÚBLICA – prefeitura e câmara dos vereadores Onde estão sendo tratadas as estratégias de gestão e gerenciamento dos recursos

5 PROJETOS ALTERNATIVOS
RECURSOS ESPAÇO PÚBLICOS E PRIVADOS Empresários rurais do agronegócio claudiense. Comércio local – Associação comercial. População em geral. Clubes de serviços. ESFERA PÚBLICA Prefeitura municipal de Cláudia e suas secretarias. Câmara dos Vereadores de Cláudia.

6 Prefeitura de Cláudia Projetos SENSIBILIZAÇÃO/MOBILIZAÇÃO Alternativos
- DIAGNÓSTICO E CONSULTA A POPULAÇÃO - VISÃO DE FUTURO - PLANIFICAÇÃO • OBJETIVOS • DIRETRIZES • ESTRATÉGIAS • PROGRAMAS E PROJETO Projetos Alternativos SENSIBILIZAÇÃO/MOBILIZAÇÃO MONITORAMENTO/AVALIAÇÃO Prefeitura de Cláudia ORGANIZAÇÃO – ARTICULAÇÃO – BUSCA DE PARCERIAS – NEGOCIAÇÃO – AJUSTES – DIVISÃO DE TAREFAS DIREÇÃO/COORDENAÇÃO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO

7 PARTICIPAÇÃO: SOCIEDADE CLAUDIENSE
- Processo de tomar parte nas decisões e responsabilizar-se, comprometer-se com as decisões tomadas e envolver-se como sujeito no processo da implantação e desenvolvimento dos Projetos Alternativos. - Gera corresponsabilidade pelos interesses coletivos – sociedade e Instituição pública. PARTICIPAÇÃO - Favorece um controle social sobre o desenvolvimento, pelo compartilhamento da responsabilidade - Efetiva o espaço administrativo local e regional como lócus básico da formação e desenvolvimento do projeto.

8 Projetos Alternativos
Planificação e Gestão Estudo da Realidade Reflexão Decisão Decisão Reflexão Planificação Pactos das: Diretrizes, Estratégias (Eixos aglutinadores de interesses dos atores) Pactos das: Potencialidades, Estrangulamentos, Oportunidades e Ameaças; Pacto dos: Objetivos e Metas Elaboração: Programas Projetos Decisão Reflexão Análise dos recursos disponíveis Visão de Futuro Parcerias em busca dos recursos na sociedade claudiense e nos orgãos públicos Reflexão Decisão Sensibilização Mobilização e Articulação PLANEJAMENTO EXECUÇÃO Decisão Reflexão Decisão Reflexão Organização Avaliação Realização do Projeto Mudanças Intencionais e Imprevistas Controle de Qualidade Monitoria Articulação para estruturação dos projetos Arranjos Institucionais Futuro – Parcerias – Implantação de um Programa de Desenvolv/to Regional Direção

9 OBJETIVOS OPERACIONAIS
Manter a coesão do processo de implantação dos Projetos Alternativos; Contribuir com o estabelecimento de um processo de monitoramento e avaliação das ações a serem desenvolvidas nesta fase inicial; Aumentar quantitativamente e qualitativamente o nível de participação dos diversos atores e suas representações.

10 EIXOS ESTRATÉGICOS Fortalecimento dos Projetos Alternativos na região em torno de Cláudia; Atenção às necessidades de apoio e gerando demandas do processo de desenvolvimento regional como dinamização econômica na geração de cursos de extensão nos municípios da região do entorno; fortalecimento do comércio local e regional ; Através de assessorias, apoio tecnológico a ações locais e regionais em empresas; apoio a educação formal e não formal; implementação de serviços inovadores; Busca de parcerias como ação constante do Executivo com apoio do Legislativo.

11 ESTRATÉGIA OPERACIONAL
Primeiro Momento - Reflexão Avaliativa – Implantação dos projetos Alternativos – a começar pelo “Projeto do Frango caipira e ração alternativa a base de mandioca. Parcerias locais para instalação e apoio no Projeto Frango e outros a serem discutidos com a população claudiense.

12 ESTRATÉGIA OPERACIONAL
Segundo Momento   Desenvolvimento de agroindustria locais, artesanato, fomento ao mercado e comercialização regional; Implantação de escolas técnicas e capacitação de projetos alternativos a serem instalados; Implantação de cursos de Especialização no setor primário, para formar mão de obra especializada local.

13 Segundo Momento   b) Consultar a população claudiense para implementar novos projetos alternativos; Objetivos: - Avaliar o estágio de desenvolvimento dos projetos em andamento e buscar uma abragencia regional; - Aprofundar as discussões em torno dos elementos da gestão social de políticas públicas municipais, estaduais e federais; - Replanejar ações e estratégias para novas alternativas de crescimento municipal, em busca de melhoria de qualidade de vida do cidadão claudiense;

14 Etapa atual Replanejamento de Mercado
Terceiro Momento – Estudo de Mercado e Comercialização dos Produtos A – Gestão do projeto de frango – Cooperclaudia – o fazer; como fazer e quem fazer. B – Fábrica de Polpa de Fruta em fase de término de obra – plantio de maracujá – quem vai plantar; quem vai dar assistência técnica; quem vai comprar; quem vai transportar.

15 Replanejamento das ações de mercado em Cláudia e região
C – Quais outras culturas trabalhar na Fábrica de Polpa – condições de clima, solo e aptidão dos agricultores. Quem vai dar assistência técnica. Mercado consumidor para essas polpas. Logística para o transporte. Gestão do agronegócio de polpa de fruta em Cláudia. Quem serão os parceiros.

16 Replanejamento das ações de mercado em Cláudia e região
E – Quarto momento: Ampliar os negócios da agricultura local – Caprinocultura Ovinocultura Tecnificar a bacia leiteira Ampliar a gestão do negócio do frango caipira – já é uma bandeira de Cláudia em todo Estado.

17 Replanejamento das ações de mercado em Cláudia e região
Apoio das instituições parceiras Arranjo institucional Assistência técnica Logística Mercado consumidor Produto com segurança alimentar

18 Noções de Espaço de Negócios Globalização e Mercado

19 PRODUÇÃO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTENTÁVEL
Nas últimas décadas, a agropecuária brasileira vem passando por profundas metamorfoses, dando origem a uma atividade intensiva em capital. O Centro-Oeste, em especial os Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, por ter sua economia baseada principalmente na soja, na pecuária bovina;

20 PRODUÇÃO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTENTÁVEL
E também, nos últimos 5 anos, no frango de granja, suínos, algodão e milho, vem sofrendo a ação evolutiva da agropecuária brasileira de transformações drásticas, tecnologia e informações, com conseqüente aumento de produtividade do setor de acumulação de capital. A mudança é de base técnica, com maciça substituição dos insumos naturais para os produzidos em escala industrial (ELIAS e SAMAPIO, 2002).

21 PRODUÇÃO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTENTÁVEL
Este processo iniciou-se, principalmente, nos primeiros anos da década de oitenta, com a implantação de uma série de pequenas indústrias substitutivas de importações (do mercado interno). Todavia, só no segundo lustro da década passada (90), desencadeou-se o processo de instalação de médias e grandes unidades industriais na região (OLIVEIRA, 2003).

22 PRODUÇÃO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTENTÁVEL
Esta mudança promove um outro modelo econômico e social de produção agropecuária via especialização, divisão social e territorial do trabalho. Ampliam-se as potencialidades das economias de escalas, aumentando a competitividade e otimizando lucros, numa resposta mais positiva à racionalidade do capitalismo selvagem e globalizado, segundo os mesmos autores.

23 LUGAR, ESPAÇO, TERRITÓRIO GLOBALIZAÇÃO
A ótica eminentemente social é que pressupõe, desde o início, uma relação permanente de apropriação da natureza pelo homem. Para Marx, o próprio trabalho é definido como “um processo de que participam o homem e a natureza, processo em que o ser humano, com sua própria ação, impulsiona, regula e controla seu intercâmbio material com a natureza (MORAES e COSTA –1999). Também significa pensar a história particular de cada lugar se desenvolvendo, ou melhor, se realizando em função de uma cultura/tradição/língua/hábitos que lhes são próprios, construídos ao longo da história e o que vem de fora, isto é, o que vai sendo modificado como conseqüência do processo de constituição mundial.

24 LUGAR, ESPAÇO, TERRITÓRIO GLOBALIZAÇÃO
BOXI – 1 A falta de administração do crescimento econômico, tem sido o causador dos maiores problemas sociais perante o Estado. Tem desenvolvimento sem crescimento. BOXI - 2 LUGAR SUJEITO  necessidades e ilusões do lugar CRIAR ESPAÇOS  cultural,religioso, político, social, econômico e outros CONJUNTO DOS ESPAÇOS  resulta na Cidade BOXI – 3 Desta forma teremos, a cidade com uma forma física e social naquele tempo, daí, a teoria da sociedade urbana é a do tempo e espaço.

25 LUGAR, ESPAÇO, TERRITÓRIO GLOBALIZAÇÃO
BOXI – 4 A produção de espaço esta ligado a produção de mercadoria e do mercado → Mercadoria e mercado → Ocupação do espaço → Economia política → Administração → Negócios e comércios, etc CAPITAL TENDE AO SUJEITO  mercadoria tende ao mundo  toda essa realidade é para si o CAPITAL  produção do espaço é o momento do capitalismo, daí  deve-se discutir o urbano, cotidiano (buscando um novo sujeito)  métodos alternativos e novos mercados. Todo espaço, deve antes ser criado no espaço mental → propaganda → mercado

26 LUGAR, ESPAÇO, TERRITÓRIO GLOBALIZAÇÃO
Podemos dizer que o espaço mental tem a liberdade de criar diversos outros espaços ilimitados e infinitos. Mas conflitantes – pois um saber é também um espaço, no qual o sujeito pode tomar posição para falar dos objetos dos quais ele faz o discurso......desde o teórico ao prático, do mental ao social, do espaço dos inventores aos que compraram os objetos. HEGEL a história leva o saber absoluto. MAX revolução total havia de criar(produzir) um novo mundo.....compreender o próprio saber.

27 LUGAR, ESPAÇO, TERRITÓRIO GLOBALIZAÇÃO
HENRI LEFEBVRE o saber se fragmenta e se especializa, ....o espaço inteligível não é percebido, ....o espaço percebido é o real e lógico. O sujeito se encontra a partir do outro – as necessidades humanas  mola propulsora de toda economia de classe : vestir –se, alimentar-se, moradia, segurança, trabalhar e outros, O capitalismo vai ocupando o espaço mental dos consumidores, de uma forma passiva – talvez pela hegemonia americana – criando o consumismo global. Hegemonia se exerce através do espaço bem definido (PLANEJAMENTO E GESTÃO). ESPAÇO MENTAL  CONSUMISMO  CAPITALISMO.

28 Planejamento e Gestão do Mercado de Cláudia e Região
Pensar um Plano de Gestão Planejamento Participativo das Ações a ser trabalhada Futuro desejado para os produtos das agroindustrias de Cláudia Buscar parcerias Arranjo institucional


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