A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A PALAVRA DE DEUS É FIEL Ev. Enoque Rodrigues Nogueira

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A PALAVRA DE DEUS É FIEL Ev. Enoque Rodrigues Nogueira"— Transcrição da apresentação:

1 A PALAVRA DE DEUS É FIEL Ev. Enoque Rodrigues Nogueira
Para o culto em PCE-1 em 24 de agosto de 2004.

2 VALOR CONTRATUAL O grau de preciosidade de um contrato pode ser medido pela forma de celebração do acordo

3 CONTRATO VERBAL Em um passado não muito distante um fio de cabelo do bigode podia representar idoneidade e garantia de crédito. Uma compra podia ser feita usando apenas o nome de alguém.

4 CONTRATO ESCRITO Por diversos motivos de ordem sócio e moral, os contratos verbais foram cedendo espaço aos contratos e acordos escritos. Hoje, usa-se todos os recursos para proteção do contratante: Testemunhas, avalistas, lavratura em cartório, etc.. Tudo em nome da confiabilidade.

5 ANALOGIA A Palavra de Deus pode ser analisada de forma semelhante a um contrato. Neste caso é entre Deus e o homem. A palavra de Deus sempre foi, é e será pronunciada na forma verbal; A Palavra escrita em tábua, papiro, pele, hoje a Bíblia, necessita de testemunhas, qualidade textual e outras.

6 COMUNICAÇÃO VERBAL No começo Deus se comunicava verbalmente com o homem e este passava as informações aos seus descendentes Com o passar dos anos a corrupção generalizou-se na sociedade pré-noêmica (Viu o Senhor que era grande a maldade do homem na terra, e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era má continuamente, Gn 6.5). As distorções certamente seriam inseridas na verdadeira história, se não houvesse a intervenção divina trazendo o dilúvio sobre a terra, levando à morte toda aquela sociedade, excetuando-se a família do patriarca Noé. Noé, pela Graça de Deus, conservou a história para ser outra vez disseminação entre seus descendentes.

7 A COMUNICAÇÃO CONTINUOU VERBAL
A Comunicação continuou verbal depois de Noé. Com o aparecimento das línguas, Gn 11.7, e a dispersão do povo, Gn 11. 8, a história corria sério risco de ser perdida. Deus chamou a Abraão e pôs nele a Sua Palavra de forma mais clara e objetiva. O Patriarca deteve então, por confiabilidade, a história passada pelos seus ancestrais juntamente com as palavras de orientação e proféticas do Todo-Poderoso. A Palavra de Deus continuou sendo transmitida oralmente até Moisés.

8 COMUNICAÇÃO FALADA E ESCRITA
Mais tarde, Deus falava com Moisés e ele transcrevia as palavras recebidas. Dentro dos objetivos de Deus de fazer de Israel uma Nação sacerdotal e santa (e vós sereis para mim reino SACERDOTAL e nação santa. São estas as palavras que falarás aos filhos de Israel, Ex 19.6) a Sua Palavra não poderia continuar sendo manifestada verbal. A Palavra de Deus começou então ser passada a homens especiais através de inspiração divina e este a transcrevia visando deixar por escrito para toda a humanidade a história da criação, da caminhada de seus servos e o desfecho final de forma inequívoca e comprobatória da humanidade.

9 A PALAVRA DE DEUS PROSSEGUE VERBAL E ESCRITA
Depois Deus continuou falando com os Seus servos e eles continuaram a transcrever as Suas Palavras até completar o Antigo Testamento

10 O PERÍODO INTERBÍBLICO
Esse período teve a duração de aproximadamente 450 anos. Normalmente se faz referência a esse tempo como uma época em que Deus esteve em silêncio para com o seu povo. Nenhum profeta de Deus se manifestou ou, pelo menos, nenhum deixou escritos que tenham sido considerados canônicos. Vamos examinar a situação da Palestina durante esse período, principalmente no que se refere aos impérios, governos, as relações de Israel com os povos vizinhos e as implicações religiosas e sociais destes elementos. Colaboração de:

11 A PALVARA DE DEUS PRONUNCIADA PELO SEU FILHO JESUS
Com o advento do nascimento e ministério de Jesus, Deus continuou falando pela boca do próprio Filho enquanto os escritores juntavam documentos para escrever sobre Ele e com os livros do Antigo Testamento.

12 A PALAVRA DE DEUS FALADA COM ÍMPETO
Depois de receber nos céus o Seu Filho Jesus, Deus continuou falando verbalmente, de forma mais intensa com a presença contundente do Espírito Santo - Atos 2 - enquanto os seus servos escreviam e montavam os livros do Novo Testamentos.

13 DEUS CONTINUA FALANDO VERBAL E PELA ESCRITURA SAGRADA
Deus continuou falando e está falando hoje da seguinte forma: Verbal; Na psyché; Através da Bíblia Sagrada.

14 DEUS FALA VEBALMENTE VOZ DE DEUS DIRETA
UMA FORMA DE COMUNICAÇÃO DE DEUS COM OS SEUS SERVOS

15 DEUS FALA VEBALMENTE Usando a instrumentalidade de uma pessoa;
Através do ministérios de quem profetiza, 1 Co

16 DEUS FALA ATRAVÉS DA PSIQUÊ (a alma, o espírito, a mente)
SONHO DE REVELAÇÃO DIVINA UMA FORMA DE TOMARMOS CONHECIMENTO DO QUE DEUS NOS QUER FALAR ATRAVÉS DA NOSSA ALMA / ESPÍRITO

17 A PALAVRA DE DEUS ESCRITA
BÍBLIA SAGRADA, UM CONTRATO IRREVOGÁVEL. UMA FORMA DE COMUNICAÇÃO DE DEUS PARA A HUMANIDADE

18 BÍBLIA SAGRADA, UM CONTRATO COM TEMPO COM TEMPO DETERMINADO
Depois do arrebatamento da igreja de Cristo, o que é em parte – A Bíblia Sagrada - será aniquilada, mas Deus continuará falando de forma verbal aos seus servos para todo o sempre.

19 O LIVRO DOS LIVROS O ÚNICO QUE É MAIS ATUAL DO QUE O JORNAL DE AMANHÃ
A Bíblia Sagrada é o livro Mais lido; Mais discutido; Mais amado e Mais rejeitado do mundo. Por isso sofre as mais diversas críticas dos leitores e curiosa.

20 PRINCIPAIS CORRENTES As posições mais conhecidas são:
1 – A Bíblia é uma obra literária – Este grupo defende que ela fora escrita apenas com inspiração humana; 2 – A Bíblia contém partes inspiradas – Aqui é considerada como um livro que conta com escritos mitológicos, históricos, romances, ação, etc., e tirando uma “carona” Deus colocou uma parte de sua Palavra em suas linhas; 3 – A Bíblia é a Palavra de Deus – Esta categoria diz que a Bíblia é a infalível Palavra de Deus e coloca como referência 2 Tm – “Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça”.

21 AS CARTAS ERAM INSPIRADAS
O próprio apóstolo Paulo afirma que recebia da parte de Deus e não dos homens as palavras que escrevia. Ao discorrer as páginas de Paulo percebe-se clareza e convergência nos assuntos tratados, desde a Criação, passando pela Lei, a vida de Cristo, o arrebatamento da Igreja e a coroação final dos trabalhos dos obreiros do SENHOR. Com tanta precisão nos assuntos, fica caracterizada como inspirada por Deus. Paulo foi conservado por Deus com vida durante todo o tempo que foi necessário para escrever as suas epístolas.

22 EXIGÊNCIAS PARA UMA ESCRITURA SER CONSIDERADA PROCEDENTE DE DEUS
Fidelidade exegética Deve ser transmitida corretamente desde a época em que foi originalmente escrita para obter-se uma representação exata do que Deus disse e fez. Fidelidade histórica Deve tratar com muito cuidado de assuntos que citam pessoas e eventos históricos; não pode confundir homem, datas e eventos.

23 EVIDÊNCIAS QUE DEFINEM A BÍBLIA COMO INSPIRADA POR DEUS
A afirmação de aptidão, 1 Tm 3.16; São Palavras do Espírito, 1 Co 2. 13; O termo: “Está escrito”,Mt 4.7 e em várias outras passagens; Jesus disse que o Antigo Testamento falava a Seu respeito, Lc 24.27; O Novo Testamento equipara a Palavra de Deus com a Escritura, Mt 21.42; Nem uma parte ou letra pode ser suprimida, Mt 5.16.

24 TESTEMUNHOS

25 Para os apologistas da segunda metade do século II sustentavam a inspiração divina e inerrante das Escrituras.

26 Para Tertuliano afirmava que só o que estava escrito nela era útil e que Ela era a própria voz de Deus.

27 Para Orígenes dizia que a inspiração era tamanha que alcançava até os iotas.

28 Para Martinho Lutero e os Reformadores diziam que a Bíblia era a única autoridade para a Igreja.

29 Para João Calvino Deus é o autor de todas Escrituras

30 PARA NÓS...

31 O QUE A BÍBLIA REPRESENTA
?


Carregar ppt "A PALAVRA DE DEUS É FIEL Ev. Enoque Rodrigues Nogueira"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google