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O que leva os consumidores à inadimplência?
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Inadimplência = descumprimento de um contrato e suas condições
Dificuldades financeiras Falta de controle dos gastos Compras para terceiros Atraso nos salários Comprometimento da renda com outras despesas Má fé
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As empresas sofrem com os consumidores inadimplentes
Setores mais atingidos: - Comércio - Serviços
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Inadimplência = tempos de crise
É preciso conhecê-la bem e a partir daí usar práticas preventivas como: - Verificar o tempo de abertura da conta corrente em caso de cheque (- de 1 ano o índice é maior) - Verificar o número de prestações em atraso em outros estabelecimentos - Verificar a sazonalidade
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Deixando assim os empresários em situação difícil !
E junto com a inadimplência é nesses meses que ocorrem as maiores baixas nas vendas Deixando assim os empresários em situação difícil !
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Desse modo: ATENÇÃO Principalmente nos meses de - Janeiro - Fevereiro
- Março
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Uma prática que está sendo difundida no mercado:
Encurtamento dos prazos de pagamento + de 3 parcelas = risco maior de inadimplência - de 3 parcelas = risco menor
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Algumas regras preventivas para a inadimplência:
Exigir documentação: RG CPF -não aceitar que se diga os números, mas verificar ! -Solicitar comprovante de renda e de residência Confirmar os dados por telefone fixo Consulta ao SPC / Serasa
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Contas Bancárias + de 1 ano = inadimplência menor
- de 1 ano = inadimplência maior
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O empresário não é obrigado a aceitar cheques
Mas se o fizer é necessário um cartaz avisando desse fato!! Avisos Não aceitamos cheques Não aceitamos cheques de terceiros Cheques somente com RG / CPF
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Regras preventivas com bom senso = menor índice de inadimplência
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Transação = solução para a resolução de problemas decorrentes do inadimplemento
Concessão de ambas as partes encerrando um litígio Intenção das partes de resolver o problemas
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Estas soluções podem ser:
JUDICIAL : direitos contestados em juízo! EXTRAJUDICIAL : nascendo para evitar o processo
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GARANTIAS DE CRÉDITO Garantias de crédito = uma precaução que o empresário deve tomar em caso de inadimplência, para não ficar no prejuízo
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Cláusula Penal = pacto acessório pelo qual as partes fixam um contrato e de antemão decidem o valor das perdas e danos.
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Direito de retenção = credor retêm um bem do devedor até este saldar sua dívida
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Para não correr muitos riscos:
- Não conceder crédito diretamente ao cliente. - Utilizar uma financeira. - Utilizar empresas de prestação de serviço de cobrança especializada.
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Conclusões relevantes sobre inadimplência
- Inadimplência é essencialmente conseqüência de baixa renda. - Renda comprometida = compromissos superiores a sua capacidade de pagamento - Inadimplência é sazonal - O empresário deve começar a forçar mais as vendas com cartões = garantia de recebimento
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Fonte da pesquisa Internet:
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