A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FUVEST 2010 Na civilização em que se vive hoje, constroem-se imagens, as mais diversas, sobre os mais variados aspectos; constroem-se imagens, por exemplo,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FUVEST 2010 Na civilização em que se vive hoje, constroem-se imagens, as mais diversas, sobre os mais variados aspectos; constroem-se imagens, por exemplo,"— Transcrição da apresentação:

1 FUVEST 2010 Na civilização em que se vive hoje, constroem-se imagens, as mais diversas, sobre os mais variados aspectos; constroem-se imagens, por exemplo, sobre pessoas, fatos, livros, instituições e situações. No cotidiano, é comum substituir-se o real imediato por essas imagens. Dentre as possibilidades de construção de imagens enumeradas acima, em negrito, escolha apenas uma, como tema de seu texto, e redija uma dissertação em prosa, lançando mão de argumentos e informações que deem consistência a seu ponto de vista.

2 Esquema: Introdução: Em situações adversas cria-se uma representação (uma imagem) para uma fuga de uma realidade hostil. O papel dessas imagens para o homem (objetivo)

3 Desenvolvimento: 1º parágrafo: exemplo filme “A vida é bela” Argumento: imagens inventadas como garantia de sobrevivência. 2º parágrafo: exemplo filme “o náufrago” Argumento: imagem inventada para eliminar a solidão – comparar com o que ocorre na sociedade em que há individualismo crescente e uma hostilidade do meio. Analisar isso como sobrevivência. 3º parágrafo: exemplo Luter King Argumento: a imagem criada por ele para um mundo melhor como caminho para apaziguar a convivência entre as pessoas.

4 Conclusão: Perceber que as imagens não servem apenas para fugir da realidade, mas também tem um papel de transformação do mundo hostil.

5

6

7 FUVEST 2009 As fronteiras geográficas são passíveis de contínua mobilidade, dependendo dos movimentos sociais e políticos de um ou mais grupos de pessoas. Além do significado geográfico, físico, o termo “fronteira” é utilizado também em sentido figurado, especialmente, quando se refere a diferentes campos do conhecimento. Assim, existem fronteiras psicológicas, fronteiras do pensamento, da ciência, da linguagem etc. Com base nas ideias sugeridas acima, escolha uma ou duas delas, como tema, e redija uma dissertação em prosa, utilizando informações e argumentos que deem consistência a seu ponto de vista.

8 Esquema: Introdução: Assunto: fronteiras Objetivo: mostrar que o homem ao abolir as fronteiras do conhecimento ultrapassa outras barreiras.

9 Desenvolvimento: 1º parágrafo: exemplificar as grandes descobertas (outros planetas, curas de doenças, novos aparatos tecnológicos). A partir disso argumentar que o homem ganha poder e avança para outros territórios. Argumento: necessidade de novas descobertas. 2º parágrafo: argumento: muitas descobertas que facilitariam a vida de todos, mas nem todos têm acesso a isso. Argumento: as descobertas deveriam auxiliar a vida humana. 3º parágrafo: argumento: falta um verdadeiro porquê da quebra de barreiras. Argumento: ausência de ética e moral, pois se existissem perceberia-se como o progresso ajuda a vencer as fronteiras.

10 Conclusão: Perceber que cabe ao homem (tanto cientista quanto cidadão comum) a eliminação de fronteiras para adquirir a qualidade de vida.

11

12


Carregar ppt "FUVEST 2010 Na civilização em que se vive hoje, constroem-se imagens, as mais diversas, sobre os mais variados aspectos; constroem-se imagens, por exemplo,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google