A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. MSc. Wilson de Oliveira Neto

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. MSc. Wilson de Oliveira Neto"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. MSc. Wilson de Oliveira Neto wilhist@gmail.com
O Protestantismo Prof. MSc. Wilson de Oliveira Neto

2 O que foi: Fenômeno religioso que provocou a quebra da unidade do Cristianismo na Europa Centro-Ocidental, durante o início da Idade Moderna, e gerou o surgimento de novas igrejas cristãs denominadas protestantes ou evangélicas.

3 A geografia do Protestantismo:
O ponto de partida do Protestantismo é a região do antigo Sacro Império Romano-Germânico, onde hoje está localizada a Alemanha. De lá, o movimento se espalhou pela Europa Centro-Ocidental.

4 A geografia do Protestantismo e seus protagonistas.

5 O contexto histórico: Declínio do Feudalismo; Crise sócio-econômica; Transformações no imaginário religioso; Tensões entre Igreja e nobreza; Corrupção de parte do clero.

6 O contexto histórico: Todo esse contexto acabou desencadeando uma série de críticas a respeito das práticas da Igreja. Esses questionamentos vinham ocorrendo há tempo, antes mesmo do desencadeamento dos movimentos protestantes. Deles, surgiram as primeiras propostas de reforma do Catolicismo Ocidental. Porém, essas primeiras críticas acabaram sendo sufocadas pela própria Igreja.

7 O desencadeamento dos movimentos protestantes:
Aconteceu na região da atual Alemanha. Teve como estopim, a venda de indulgências e demais práticas consideradas abusivas. Seu protagonista foi o monge agostiniano, Doutor em Teologia e docente na Universidade de Wittenberg, Martin Luther ( ).

8 Martin Luther

9 Marco histórico desses movimentos:
1517-Publicação das 95 teses de Martin Luther, em Wittenberg.

10 O movimento luterano: A consolidação do movimento religioso desencadeado por Lutero ocorreu após décadas, mediante muita luta militar e política. Paralelamente ao seu estabelecimento, as idéias luteranas se espalharam por diversos locais da Europa Centro-Ocidental e deram origem à novas religiões cristãs e à novas lutas militares e políticas.

11 Os legados da Reforma Protestante:
Ruptura definitiva entre Igreja Católica Apostólica Romana e Igrejas Cristãs Protestantes; Intolerância e guerras religiosas; Difusão da livre-interpretação da Bíblia.

12 Os legados da Reforma Protestante:
Tradução da Bíblia do latim (ou do grego) para as línguas vulgares; Proliferação das “Igrejas Evangélicas”; Desenvolvimento de práticas e representações capitalistas (“Ética Protestante” – Max Weber).


Carregar ppt "Prof. MSc. Wilson de Oliveira Neto"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google