A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Reprodução A reprodução é fundamental á espécie humana e aos seres vivos em geral. Relações sexuais e reprodução envolvem emoções: Mas as relações sexuais.

Cópias: 2
Escola Estadual Angelina Jaime Tebet

COLÉGIO – MV Profª Adriana Amorim

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Reprodução A reprodução é fundamental á espécie humana e aos seres vivos em geral. Relações sexuais e reprodução envolvem emoções: Mas as relações sexuais."— Transcrição da apresentação:

1 Reprodução A reprodução é fundamental á espécie humana e aos seres vivos em geral. Relações sexuais e reprodução envolvem emoções: Mas as relações sexuais também podem ter outras conseqüências: desde uma gravidez não planejada até o risco de adquirir DSTs.

2 REPRODUÇÃO: capacidade que os seres vivos possuem de produzir descendentes.
Nos seres humanos ocorre a reprodução sexuada, ou seja, é necessário à participação de dois indivíduos de sexos diferentes, o homem e a mulher.

3 Puberdade É o período em que ocorrem as mudanças morfológicas, fisiológicas e psicológicas no ser humano, marcando o início da adolescência. Neste período ocorre a maturação do corpo, o tornando apto à reprodução (gerar descendentes).

4

5 Nos meninos: inicia-se entre 12 e 13 anos.
O hormônio sexual responsável por essas mudanças é a TESTOSTERONA. As principais características das mudanças são: surgimento de pêlos nos púbis, nas axilas e no peito - aumento dos testículos e do pênis; - crescimento da barba; - voz grossa; - ombros mais largos; - aumento da massa muscular; - início da produção de espermatozóides; - aumento do peso e da estatura.

6

7 Nas meninas: inicia-se entre os 11 e 12 anos.
O hormônio sexual responsável por essas mudanças é o ESTRÓGENO. As principais características das mudanças são: - alargamento dos ossos da bacia; - início do ciclo menstrual; - surgimento de pêlos nos púbis e nas axilas; - depósito de gordura nas nádegas, nos quadris e nas coxas; - desenvolvimento das mamas.

8

9 Saco escrotal Testículo Epidídimo Canais deferentes Vesícula seminal Uretra Próstata Pênis

10 Glande

11 Testículos Apresentam as células de Leydig – produzem testosterona
Apresentam tubos finos e enovelados (túbulos seminíferos) Apresentam as células de Leydig – produzem testosterona Produzem os espermatozóides -

12 Epidídimo Enovelados de tubos localizados sobre os testículos, onde os espermatozóides ficam armazenados logo após serem formados.

13 Canais Deferentes Saem do epidídimo, sobem para o abdome, contornando a bexiga urinária. - Abaixo da bexiga os dois canais se fundem formando um único tubo, o ducto ejaculador, que se conecta com a uretra.

14 Vesículas seminais - Localizada atrás da bexiga.
Produzem uma secreção rica em carboidratos que nutrem o espermatozóide (liquido seminal). Esse líquido corresponde a 60% do volume do semem.

15 Próstata - Localizada abaixo da bexiga.
Produz o líquido prostático, esbranquiçado, leitoso e alcalino, cuja função é proteger os espermatozóides da acidez da vagina. Esse líquido é liberado pouco antes da ejaculação.

16 Uretra - Canal que percorre o interior do pênis abrindo para o meio externo. - Canal comum a passagem da urina e o semem (mas não simultaneamente).

17 Pênis - Órgão copulador masculino.
- Quando os seus vasos sanguíneos se enchem de sangue, seu tamanho aumenta e ele se torna rígido, fenômeno conhecido como ereção. - Saída do esperma do pênis: ejaculação. - 2 a 4 ml de esperma – 200 a 400 milhões de espermatozóides.

18 Fimose

19 Formação do Espermatozóide
- É estimulada pelos hormônios FSH e LH (hipófise). Produzidos nos testículos. Processo chamado de espermogênese.

20 - Ovários - Tubas uterinas - Útero - Vagina - Genitália externa ou vulva (pequenos e grandes lábios e clitóris)

21

22 Anatomia externa (Vulva)
Períneo

23 Anatomia interna Tubas Uterinas Ovário Útero Endométrio Colo do útero
Vagina

24 OVÁRIOS São produtores dos gametas femininos – óvulos
- Localizados na cavidade abdominal, pouco acima da virilha. São produtores dos gametas femininos – óvulos Produzem e secretam os hormônios: estrógeno e a progesterona.

25 O desenvolvimento do óvulo:
Se desenvolve no folículo ovariano. Quando está maduro, o folículo se rompe e o óvulo sai em direção a tuba uterina. A maturação dos folículos ovarianos é estimulada pelo hormônio folículo estimulante (FSH) e o hormônio luteinizante (LH), produzidos na hipófise.

26 Tubas Uterinas - São dois tubos que se ligam ao útero.
A parte perto do ovário possui formato de franja. O óvulo liberado é sugado para o interior da tuba, deslocando-se até a cavidade uterina.

27 ÚTERO Órgão musculoso e oco, com tamanho e forma de uma pêra.
Parte superior: mais larga conectada à tuba uterina. Parte inferior: chamada de colo uterino, conecta-se com a vagina. Parte interna: revestido por tecido vascularizado chamado de endométrio. Local onde é formado e expelido a menstruação. Local onde ocorre a gravidez.

28 VAGINA Canal musculoso que na vulva se abre para o meio externo.
Durante a excitação fica dilatada e coberta por um líquido produzido pela glândula de Bartolin, facilitando a penetração do pênis durante o ato sexual.

29 HOMOLOGIA DOS ORGÃOS SEXUAIS EXTERNOS

30 A partir da maturação do sistema reprodutor feminino, ocorre a “ovulação “, que pode culminar em duas situações: 1) o óvulo pode não ser fecundado e assim gerar a menstruação. 2) o óvulo pode ser fecundado por um espermatozóide, desencadeando uma gravidez.

31 Ciclo menstrual A cada período de aprox. 28 dias o sistema reprodutor passa por alterações como preparação para a gravidez. O óvulo amadurece durante os primeiros 14 dias do ciclo. Com ação do estrógeno e da progesterona o endométrio vai ficando mais espesso e com mais vasos sanguíneos, que servirão para nutrir o possível embrião. No 14º dia, ocorre a liberação do óvulo na tuba uterina para ser fecundado, processo chamado de ovulação. Quando a fecundação não ocorre, o endométrio descama no 28º dia, eliminando para fora do corpo as células e sangue. Essa eliminação dura em torno de 4dias e é chamado de fluxo menstrual ou menstruação.

32

33 A primeira menstruação é chamada de Menarca, e ocorre por volta dos 12 a 13 anos.
A última menstruação é chamada de Menopausa, e ocorre em torno dos 55 anos, podendo iniciar o processo a partir dos 40 anos.

34 Ovulação: A ovulação ocorre quando óvulo desce pelas tubas uterinas, onde pode ser fecundado pelos espermatozóides. Período fértil: 3 dias antes e 3 dias depois da ovulação.

35 ovulação

36 Transtornos Pré- Menstruais (TPM)

37 Acometem grande parte das mulheres.
Ocorrem 3 a 7 dias antes da menstruação. Sintomas mais freqüentes: inchaços, acnes, dores nas mamas,de cabeças e nas e nas pernas, fadiga, irritabilidade, humor deprimido e ansiedade acentuada. Desaparece após o término da menstruação.


Carregar ppt "Reprodução A reprodução é fundamental á espécie humana e aos seres vivos em geral. Relações sexuais e reprodução envolvem emoções: Mas as relações sexuais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google