A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tema: Behaviorismo Max Weber e a Abordagem Burocrática da Administração.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tema: Behaviorismo Max Weber e a Abordagem Burocrática da Administração."— Transcrição da apresentação:

1 Tema: Behaviorismo Max Weber e a Abordagem Burocrática da Administração

2 Behaviorismo Behaviorismo ou teoria comportamental é em psicologia a análise experimental do comportamento. Em Administração significa a abordagem que enfatiza o sucesso organizacional através das variáveis humanas dentro da organização. Predomina a ênfase nas pessoas, com a teoria das relações humanas, mas dentro do contexto organizacional.

3 Origens... Behaviorismo ou teoria comportamental originou-se com a oposição da Teoria das Relações Humanas (ênfase nas pessoas) e a Teoria Clássica ( ênfase nas tarefas e à estrutura organizacional). Compartilha alguns conceitos fundamentais com a Teoria das Relações Humanas. Mas também rejeita algumas concepções ingênuas e românticas desta teoria.

4 Origens... E também critica a Teoria Clássica, bem como a posição rígida e mecanicista dos autores clássicos. Principalmente ao que se refere o “modelo de máquina” que aquela adota como representativo da organização.

5 Origens... Em 1947, surge nos Estados Unidos um livro que marca o início do behaviorismo. “O Comportamento Administrativo” de Herbert A. Simon, que ataca indiscriminadamente os princípios da Teoria Clássica e devidos reparos e correções das principais idéias da Teoria das Relações Humanas.

6 Oque é... A teoria comportamental ou Behaviorismo fundamenta-se no comportamento individual das pessoas. Para se explicar como as pessoas se comportam, torna-se necessário o estudo da motivação humana. Os autores behavioristas verificaram que o administrador precisa utilizar a motivação como poderoso meio para melhorar a qualidade de vida dentro das organizações e com isto conquistar a adesão dos que nela trabalham.

7 Oque é... Motivação: Através do estudo do Behaviorismo, que se chegou a conclusão de que se um indivíduo tem uma bom conjunto de condições para desenvolver suas atividades dentro da organização, ele vai trabalhar mais motivado visando alcançar uma melhor posição dentro da empresa, fazendo assim com que produza mais.

8 Max Weber e a abordagem burocrática da administração
Segundo o conceito popular, a burocracia é visualizada geralmente como uma organização onde o papelório se multiplica e se avoluma impedindo soluções rápidas e eficientes. O leigo passou a dar o nome de burocracia aos defeitos ou seja disfunções do sistema.

9 Segundo Weber... Segundo Max Weber é exatamente o contrário, a burocracia é a organização eficiente por excelência. A burocracia precisa detalhar antecipadamente, e nos mínimos detalhes como as coisas devem ser feitas.

10 Segundo Weber... Weber pregava:
Formalização das rotinas e dos procedimentos (por escrito) Divisão do trabalho Clara definição e respeito à hierarquia. Impessoalidade nos relacionamentos.

11 Segundo Weber... Competência técnica como requisito para contratação, avaliação e promoções. Separação entre propriedade e gestão. Profissionalização do empregado.

12 Segundo Weber... Esse “idealtipo” de burocracia segundo Max weber, definia claramente os papéis de gerentes e empregados, além de amarrar as diretrizes da empresa de tal forma às rotinas de trabalho que será quase impossível agir discricionariamente.

13 Disfunções... Por outro lado, existem algumas disfunções principais da burocracia, como por exemplo: Exagero de apegos aos regulamentos Excesso de formalismo e papelório Resistência à mudanças Dificuldade de atendimento à clientes e conflitos com o público.

14 Bibliografia Grupo: Fábio Lázaro Wagner Bibliografia:
Idalberto Chiavenato, Idalberto - “Introdução à Teoria Geral da Administração” - Makron Books – 4ª Edição Grupo: Fábio Lázaro Wagner


Carregar ppt "Tema: Behaviorismo Max Weber e a Abordagem Burocrática da Administração."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google