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Marco Antonio Montebello Júnior marco.antonio@aes.edu.br
Ponteiros Lab. de Programação de Computadores Marco Antonio Montebello Júnior
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Definição Proporciona um modo de acesso a variáveis sem referenciá-las diretamente, utilizando para isto o endereço da variável. A declaração “*” indica que uma variável é um ponteiro Ps.: O uso descuidado de ponteiros pode levar a sérios bugs e a dores de cabeça terríveis :-).
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Ponteiros Constantes Não podem ser alterados e permanecem imutáveis durante a execução do programa. Ex: int iNotas[10]; Para acessa a 1ª. posição do vetor pode-se usar: iNotas ou &iNotas[0] 2ª. Posição: &iNotas[1] E assim sucessivamente...
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Criando um Ponteiro Criar uma variável para armazenar o endereço da variável iVar1, a qual iremos chamar de ipVar1 Nesse momento a variável ipVar1 não foi inicializada, apenas foi reservado um espaço para ela.
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Criando um Ponteiro Devemos armazenar o endereço de iVar1 na variável ipVar1. Nesse momento podemos dizer que ipVar1 aponta para iVar1 ou é um ponteiro para iVar1 Ps.: Ponteiro é uma variável que contém o endereço de outra variável.
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Declaração de Ponteiro
<tipo> * <pnome_variavel>; <tipo> Tipo da variável para a qual o ponteiro estará apontando (int, float, char, ...) * Operador de indireção e indica que a variavel é um ponteiro para o <tipo> declarado <nome_variavel> Nome da variável, seguindo as regras de criação de nomes anteriores
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Declaração de Ponteiro
<tipo> * <pnome_variavel>; Antes do nome da variável deve existir o *. É declarado junto com as outras variáveis Exemplos int *ipPonteiro; float *fpPonteiro; char *cpPonteiro;
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Inicializando um Ponteiro
int iNum, *ipNum; int iVet[10], &ipVet; int iMat[5][7], &ipMat; //Atribuindo os endereços ipNum =&iNum; ipVet = iVet; //ipVetor = iVetor[0]; ipMat = iMat; //ipMat = iMat[0];
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Ponteiros e Strings Declarando uma mensagem como um ponteiro constante
char cMsg [10] = “Saudacoes”; Declarando uma mensagem como ponteiro variável char *cpMsg = “Saudacoes”;
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Matriz de Ponteiros Matriz constante char cLista[5][10] = {"Katarina",
"Diogo", "Gustavo", "Francisco", "Airton"}; Matriz variável char *cpLista[5] = {"Katarina", " Gustavo",
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Matriz de Ponteiros (1)
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Matriz de Ponteiros (2)
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Dicas sobre Ponteiro Acessar o endereço da variável ponteiro
fpPonteiro printf(“Endereço %f.”, fpPonteiro); Acessar o conteúdo da variável ponteiro *fpPonteiro printf(“Conteúdo: %f.”, *fpPonteiro);
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Dicas sobre Ponteiro Acessar o próximo endereço de um ponteiro
fpVet++; fpVet = fpVet + n;//n=num de bytes a percorrer fpVet += n; Acessar o endereço anterior de um ponteiro fpVet--; fpVet = fpVet - n;//n=num de bytes a percorrer fpVet -= n;
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Dicas sobre Ponteiro Operações equivalentes fVet[2] == *(fpVet + 2)
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Alocação Dinâmica Aloca espaço na memória durante a execução do programa (em tempo de execução) Existem funções para alocar, desalocar, realocar e limpar a memória que foi alocada Usuar a biblioteca stdlib.h #include <stdlib.h>
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Função: Sizeof Indica o tamanho em bytes de uma variável.
sizeof(<tipo>); Tipo: char, int, float, ... printf(“Tam. int: %i.”, sizeof(int)); //4 bytes printf(“Tam. float: %i.”, sizeof(float)); //4 bytes printf(“Tam. double: %i.”, sizeof(double));//8 bytes printf(“Tam. char: %i.”, sizeof(char)); //1 byte
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Heap Área de Alocação Dinâmica
Consiste de toda a memória disponível que não foi usada para outro propósito. “É o resto da memória” É possível alocar ou liberar dinamicamente a memória do heap através da funções: malloc() calloc() realloc() free()
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Função: Malloc Aloca a quantidade de bytes desejada pelo usuário.
malloc(<tamanho>); int *ipNum1, *ipNum2; ipNum1 = (int *) malloc(4); //Aloca 4 bytes //5 variáveis inteiras = 5 * 4 = 20 bytes ipNum2 = malloc(5 * sizeof(int));
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Função: Malloc A expressão (int *) é utilizado pois a função malloc(), retorna um ponteiro para o tipo void, portanto esse ponteiro deve ser moldado para o tipo de dado apropriado. É um operador unário chamado de operador molde ou cast.
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Função: Calloc Aloca memória para um grupo de objetos
calloc(<tamanho>, <tam_obj); int *ipNum1, *ipNum2; ipNum1 = (int *) calloc(2, 4); //Aloca 8 bytes //5 variáveis inteiras = 5 * 4 = 20 bytes ipNum2 = (int *) calloc(5, sizeof(int));
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Função: Realloc Altera o tamanho de um bloco de memória que foi alocado através do malloc() ou do calloc() realloc(<*ptr>, <tamanho>); int *ipNum1, *ipNum2; ipNum1 = (int *) calloc(2, 4); //Aloca 8 bytes //5 variáveis inteiras = 5 * 4 = 20 bytes ipNum2 = (int *) calloc(5, sizeof(int)); ipNum2 = (int *) realloc(ipNum2, sizeof(int) * 10);
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Função: Free Limpa um espaço de memória que foi alocado
free(<*ptr>) int *ipNum1, *ipNum2; ipNum1 = (int *) calloc(2, 4); //Aloca 8 bytes //5 variáveis inteiras = 5 * 4 = 20 bytes ipNum2 = (int *) calloc(5, sizeof(int)); //Liberando a memória alocada para ipNum1 e ipNum2 free(ipNum1); free(ipNum2);
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Exercício Alocar espaço para um vetor inteiro com 10 posições. Receber do usuário, os valores do vetor. Mostrar o endereço e o respectivo valor de cada elemento da matriz. Em seguida, alterar esses valores, somando 10 a cada elemento. Mostrar novamente o endereço (que deve ser o mesmo) com o novo valor. Utilizar alocação dinâmica e ponteiros, não declarar vetor.
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Exercício Aloque espaço para uma seqüência de 5 números reais. Receba do usuário os valores e imprima-os em ordem inversa. Utilizar alocação dinâmica e ponteiros, não declarar vetor. Altere o exercício anterior de maneira que o usuário indique a quantidade de elementos que ele deseja alocar.
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