A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Eventos, Variáveis de Sessão e Aplicação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Eventos, Variáveis de Sessão e Aplicação"— Transcrição da apresentação:

1 Eventos, Variáveis de Sessão e Aplicação
Tecnologia para Web Enrique P. L. de Oliveira

2 Aplicações Web Uma aplicação Web pode ser considerada qualquer aplicação que esteja sendo executada no servidor Web Além das variáveis locais e globais (de cada classe) as aplicações Web pode utilizar dois tipos de variáveis para manter os dados: variáveis de sessão: válidas enquanto durar a sessão de um usuário variáveis de aplicação: válidas enquanto durar a aplicação Web.

3 Aplicações Web O protocolo HTTP é um protocolo sem estado, ou seja, cada requisição é tratada independentemente. Para controlar quando uma sessão começa o ASP .NET associa de forma automática um objeto Session para a sessão e define também um tempo máximo para a sessão (Timeout). Se o tempo for excedido sem qualquer requisição a sessão é encerrada.

4 Arquivos de Configurações
Existem dois arquivos que são usados em ASP.NET para configurar a aplicação Web: web.config e global.asax.

5 web.config O arquivo web.config é um arquivo de configurações para aplicações Web no formato XML. Assim como o global.asax não é obrigatório para que a aplicação Web funcione. Caso não exista, o ASP.NET utiliza um arquivo chamado machine.config como padrão. Geralmente o arquivo web.config é colocado na raiz da aplicação junto com o arquivo global.asax. Vale ressaltar que é possível criar configurações específicas para diferentes diretórios, sendo assim, uma aplicação pode ter mais de uma web.config

6 web.config - Configurações
Seção Descrição <appSettings> Utilizada para armazenar suas próprias configurações personalizadas de Aplicativo. <authentication> Configura como o ASP.NET autentica seus usuários. <authorization> Configura a autorização de recursos no ASP.NET. <connectionStrings> Responsável por controlar as configurações do componente de capacidades do navegador. <compilation> Responsável por todas as configurações de compilação. <customErrors> Indica como exibir erros no navegador. <globalization> Responsável por configurar as opções de globalização. <httpHandlers> Responsável pelo mapeamento de URLs de entrada em classes IHttpHandler. <httpModules> Responsável por configurar Módulos de HTTP dentro de um aplicativo. <identity> Controla como o ASP.NET acessa seus recursos. <location> Controla como as configurações se aplicam a um diretório. <pages> Controla configurações de páginas. <processModel> Configura as configurações de modelo de processo do ASP.NET em Sistemas de Servidor da Web do IIS. <sessionState> Configura o Estado de Sessão. <trace> Configura o Trace (Rastreamento). <webServices> Controla as configurações dos Serviços da Web.

7 Armazenando configurações no web.config
Existem duas formas de criar uma chave no web config A primeira é através da edição do próprio web.config A segunda é através da aplicação ASP.NET Configuration, acessível através do menu Website. Essa aplicação permite criar várias configurações para o website, entre elas Application Configuration, onde é possível gerenciar as chaves existentes no web.config.

8 Acessando as configurações
Para acessar as configurações via programação, são necessários: Incluir o namespace System.Web.Configuration Acessar a propriedade AppSettings da classe estática WebConfigurationManager

9 global.asax O arquivo global.asax é uma arquivo (classe) opcional utilizado na configuração de uma aplicação Web. Este arquivo deve estar presente no diretório raiz da aplicação Web. Funciona de maneira semelhante as páginas *.aspx. É utilizado para sincronizar qualquer evento exposto pela classe HttpApplication.

10 global.asax - Eventos Evento Descrição AcquireRequestState
Acionado quando o Aplicativo obtém o cache para a solicitação. AuthenticateRequest Acionado quando o Aplicativo tenta autenticar a solicitação de HTTP. AuthorizeRequest Acionado quando o Aplicativo tenta autorizar a solicitação de HTTP. BeginRequest Acionado quando a solicitação de HTTP é iniciada. EndRequest Acionado quando a solicitação de HTTP é concluída. Error Acionado quando surge um erro. PostRequestHandlerExecute Acionado imediatamente depois do handler de HTTP processar a solicitação. PreRequestHandlerExecute Acionado imediatamente antes do handler de HTTP processar a solicitação. PreSenderRequestContent Se a solicitação tiver conteúdo adicional (QueryString, Variáveis de Formulário, etc.), esse evento é acionado imediatamente antes daquele conteúdo ser recebido. PreSenderRequestHeaders Acionado imediatamente antes de os cabeçalhos de solicitação serem recebidos. ReleaseRequestState Acionado quando o Aplicativo libera o estado de sessão para a solicitação. ResolveRequestCache Acionado quando o Aplicativo determina o cache para a solicitação. UpdateRequestCache Acionado quando o Aplicativo autaliza e libera o cache para a solicitação.

11 global.asax - Eventos A ordem de execução dos Eventos do arquivo global.asax: 1.  Application_Start 2.  Application_BeginRequest 3.  Application_AuthenticateRequest 4.  Application_AuthorizeRequest 5.  Application_ResolveRequestCache 6.  Session_Start 7.  Application_AcquireRequestState 8.  Application_PreRequestHandlerExecute 9.  Page_Load (arquivo *.aspx) ou qualquer outra saída de página 10. Application_PostRequestHandlerExecute 11. Application_ReleaseRequestState 12. Application_UpdateRequestCache 13. Application_EndRequest 14. Application_PreSendRequestHeaders

12 Variáveis de Sessão O objeto Session foi criado para armazenar propriedades (valores) ligados a cada visitante, individualmente. Uma variável Session é criada quando o visitante entra no site (cada visitante tem uma session e cada session recebe um ID), e é destruída quando o visitante sai do site (seja por logoff explícito ou por TimeOut).

13 Variáveis de Sessão Para criar uma variável de sessão utiliza-se:
Session[“Nome”] = valor; Para remover uma variável de sessão: Session.Remove(“Nome”);

14 Variáveis de Aplicação
O objeto Application entre outras finalidades, pode armazenar informações referente a todos os usuários do site. Uma variável Application é criada quando a aplicação é executada e é destruída quando o último visitante sai do site.

15 Variáveis de Aplicação
Para criar uma variável de aplicação utiliza-se: Application[“Nome”] = valor; Para remover uma variável de sessão: Application.Remove(“Nome”);

16 Exercícios Criar uma aplicação que contenha 4 diferentes controles e a cada ação do usuário seja carregada em um listbox os eventos ocorridos. Para que alguns controles executem o evento assim que ocorre a ação do usuário é necessário alterar a propriedade AutPostBack para True.

17 Exercícios De forma semelhante ao exercício anterior, criar uma aplicação que armazene a seqüência dos eventos ocorridos (Incluindo eventos do global.asax) e exiba-os em uma lista. Criar uma aplicação que armazene uma mensagem e o nome da pessoa que escreveu. Ao acessar a página usuários podem postar uma nova mensagem. A última mensagem deve sempre ser armazenada.

18 Bibliografia http://www.bufaloinfo.com.br/artigos/artigo1510.asp


Carregar ppt "Eventos, Variáveis de Sessão e Aplicação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google