A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

História da Educação A Educação Medieval.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "História da Educação A Educação Medieval."— Transcrição da apresentação:

1 História da Educação A Educação Medieval

2 A Educação Medieval A educação dos povos europeus na Idade Média teve como ponto de partida a doutrina da Igreja. Durante todo esse período predominou uma concepção de educação que se opunha ao conceito liberal e individualista dos gregos, e ao conceito de educação prática e social dos romanos. O cristianismo passa a dar maior importância ao aspecto moral; baseia-se na idéia de caridade cristão ou amor.

3 A Educação Medieval Com o cristianismo surge um novo tipo histórico de educação, com normas inéditas de vida e comportamento. Os primeiros padres da Igreja, diante das diferenças entre o cristianismo e o saber grego e romano, ocuparam posições diferentes. Os principais foram: Clemente de Alexandria, Orígenes, São João Crisóstomo, São Basílio, São Jerônimo e Santo Agostinho.

4 A Educação Medieval A Igreja Cristã primitiva volta sua atenção para a educação moral de seus próprios membros. Os recém-convertidos, antes de serem admitidos como membros efetivos da Igreja, eram chamados de catecúmenos, e as escolas, de catecumenatos. Mais tarde estas escolas vieram a ser organizadas pelos bispos com intuito de preparar o clero para as igrejas que estavam sob sua direção, e passaram a ser denominadas catedrais.

5 A Educação Medieval Monarquismo significa “a organização de homens que fizeram votos especiais de vida religiosa e vivem de acordo com regras que determinam a conduta de seus menores detalhes.” Os trabalhos mais significativos dos monges no campo educacional foram: - A cópia dos manuscritos - A condensação do saber da época nas Sete Artes Liberais (que incluíam o trivium – Gramática, dialética e Retórica – e o quadrivium – Aritmética, Geometria, Música e Astronomia).

6 A Educação Medieval O termo escolástica, inicialmente, significou o conjunto do saber; mais tarde se deu o nome aos que escolarmente se dedicavam à Filosofia e à Teologia. A escolástica é um movimento intelectual oriundo da Idade Média, preocupado em demonstrar e ensinar as concordâncias da razão com a fé pelo método da análise lógica. Os principais representantes desse movimento são: Santo Anselmo, Santo Alberto Magno, Santo Tomás de Aquino ( o mais influente de todos; sua obra, a Suma Teológica, representa a culminância da escolástica), John Duns Scott e Gilherme Occam.

7 A Educação Medieval As universidades surgiram no século XIII, com o nome inicial de studium generale. Pelos fins do século XIV esse nome foi substituído pelo de universitas litterarum. Supõe-se que a primeira universidade que consagrou professores e alunos organizados por seções nas quatro grandes divisões do conhecimento daquela época (Teologia, Direito, Medicina e Filosofia) tenha sido a de Nápoles, fundada em 1224.

8 A Educação Medieval Outras universidades importantes: de Paris, Bolonha, Salerno, Oxford, Viena e Salamanca. Durante a Idade Média foi grande a influência da universidade. Ela forneceu o primeiro exemplo de organização puramente democrática.


Carregar ppt "História da Educação A Educação Medieval."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google