Carregar apresentação
1
Produto Logístico
2
O que é um produto logístico
Serviço: conveniência, distinção e qualidade Bens de consumo: dirigem-se aos consumidores finais. Podem ser: Bens de conveniência Bens de comparação Bens de uso especial Bens industriais: dirigidos a indivíduos ou organizações que os utilizam para produzir outros produtos ou serviços
3
Ciclo de vida do produto
ESTÁGIO DE DESENVOLIMENTO DE PRODUTO INTRODUÇÃO CRESCIMENTO MATURIDADE DECLÍNIO VENDAS E LUCRO TEMPO Estratégia de distribuição física é cautelosa, com estoque restrito a poucas localizações Dificuldade de planejar a distribuição Não há histórico de vendas para cálculo de estoque Muitos depósitos são utilizados e existe controle adequado sobre a disponibilidade do produto por todo o sistema Perfil de movimentação do produto deve ser ajustado. O total de armazéns deve ser diminuido, sendo o produto recolhido para depósito regional ou fábrica Lucro Vendas
4
Curva ABC O planejamento do suprimento e distribuição física de qualquer firma é a soma dos planos individuais dos produtos O conceito de curva ABC deriva da observação dos perfis de produtos em muitas empresas e do princípio de Pareto
5
Importância da Curva ABC
A curva ABC tem sido bastante utilizada para a administração de estoques, para a definição de políticas de vendas, para o planejamento da distribuição, para a programação da produção e uma série de problemas usuais de empresas, quer sejam estas de características industriais, comerciais ou de prestação de serviços.
6
Classificação ABC de 14 produtos de uma indústria química
7
Características da Curva ABC
Classe A : Itens que possuem alto valor de demanda ou consumo anual. Classe B : Itens que possuem um valor de demanda ou consumo anual intermediário. Classe C : Itens que possuem um valor de demanda ou consumo anual baixo.
8
Características do Produto
Dentre as características mais importantes que influenciam a estratégia de distribuição estão os atributos do próprio produto. São eles: peso, volume, valor, perecibilidade, inflamabilidade e substitutibilidade Importância para a quatro categorias Relação peso-volume (densidade) Relação valor-peso Substitutilidade Periculosidade (características de risco)
9
Relação Peso-volume A relação peso-volume tem grande importância pois os custos de transporte e armazenagem estão diretamente ligados Produtos mais densos: facilidade de armazenagem e transporte. Ex: minérios Produtos menos densos: capacidade de transporte preenchido antes do limite de carregamento de peso: Ex algodão
10
Efeito da densidade nos custos logísticos
11
Relação Peso-valor O valor do produto que está sendo movimentado e estocado é fator importante no desenvolvimento de uma estratégia logística Produto de baixo valor específico: tem custo de estoque baixo e custo de transporte elevado. Ex: minério de ferro Produto de alto valor específico: tem custo de estoque alto e custo de transporte baixo. Ex: equipamento eletrônico
12
Efeito do valor específico no custo logístico
13
Substitutibilidade Quando o consumidor nota pouca ou nenhuma diferença entre o produto da firma e os de seus concorrentes, diz-se que o produto é altamente substituível. Pode ser encarada em termos de vendas perdidas pelo fornecedor
14
Efeitos do nível de serviço do transporte e do nível médio do estoque no custo logístico
15
Características de risco
Referem-se aos atributos de valor, perecibilidade, flamabilidade, tendência à explosão e facilidade de roubo. Produto com alto risco impõe uma série de restrições ao sistema de distribuição
16
Efeito do risco do produto no custo logístico
17
Embalagem O embalamento do produto pode ter diversos objetivos, alguns dos quais: Facilitar manuseio Promover melhor utilização do equipamento de transporte Proteger o produto Promover venda do produto Alterar a densidade do produto Facilitar o uso do produto Prover valor de reutilização para o consumidor
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.