Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouVinícius Celestino Alterado mais de 11 anos atrás
1
Ciência que estuda a origem e o desenvolvimento
IDEOLOGIA IDEOLOGIA D’Estutt de Tracy (1796) Ciência que estuda a origem e o desenvolvimento das idéias IDEOLOGIA Karl Marx - Conjunto de idéias e conceitos que corresponde aos interesses de uma determinada classe social. IDEOLOGIA Modernamente, designa um conjunto de idéias que dissimula a realidade, porque mostra as coisas de forma apenas parcial ou distorcida em relação ao que realmente são.
2
IDEOLOGIAS , IDEOLOGIA DE SUPERIORIDADE
Diferenças individuais manipuladas para reforço das relações de poder / submissão e de propriedade / não-propriedade. Hierarquia imposta e temida. Existência de competição. Objetivo: aumento de privilégios de alguns. IDEOLOGIA DE IGUALDADE Diferenças individuais aceitas e utilizadas para reforço das relações de saber / respeito. Hierarquia consensual e respeitada. Existência de cooperação. Objetivo: fortalecimento do grupo. IDEOLOGIA DE LIBERDADE Diferenças individuais percebidas e respeitadas. Hierarquia inexistente. Ausência de cooperação e de competição. Objetivo: crescimento do indivíduo. ,
3
IDEOLOGIA Para Régis Debray (1994, p. 300), “o que nos faz ver o mundo é também o que nos impede de vê-lo , nossa ideologia. • Nossa IDEOLOGIA está incorporada a nossos esquemas culturais.
4
IDEOLOGIA QUEM É VOCÊ?!
5
Então... QUEM (E COMO) SE MODELA A SOCIEDADE EM QUE VIVEMOS??
6
Ideologia - I 1. O estudo das idéias (sentido etimológico). 2. Conjunto de idéias, valores, maneira de sentir e pensar de pessoas e grupos. 3. Idéias erradas, incompletas, distorcidas, falsas sobre fatos e a realidade.
7
Ideologia - II Concepção “neutra” – Afirma que TODOS têm sua ideologia, sua forma de enxergar as coisas, de compreender o mundo. Ideologia, de acordo com essa concepção, restringe-se mais a um âmbito psicológico.
8
Ideologia - III Concepção “negativa” – Afirma que as ideologias são mundividências, percepções de mundo, próprias de grupos ou de cada CLASSE SOCIAL. Assim, temos a ideologia da “classe dominante” e a ideologia da “classe dominada”. Ideias erradas, incompletas, distorcidas, falsas sobre fatos a realidade. Pode ser uma concepção “particular” ou “total”.
9
Ideologia - IV Concepção “crítica” Qualquer forma simbólica utilizada com o propósito de que seu sentido sirva para estabelecer e sustentar relações de dominação. Estabelecer: o sentido pode criar ativamente e instituir relações de dominação.
10
IDEOLOGIA... De um modo geral, pode-se afirmar que ideologia é uma “falsa consciência, falsa representação que as classes sociais possuem de sua própria condição. A representação estabelecida pela ideologia se constitui no necessário aparecer de uma sociedade dividida em classes.
11
ALIENAÇÃO Quando a pessoa tem seu centro de autodeterminação em outra instância que não seja si mesma. É o ser estranho – estrangeiro – a si mesmo. ALIEN: estrangeiro (alienígena) ALIENADO: “fora de si”...
12
Sem uma postura crítica das ideologias
que nos rodeiam e buscam “conformar” nossa percepção de mundo, podemos ir nos alienando, “percebendo” um mundo que, de fato, não existe.
13
Ideologia, alienação e sociedade
Vivemos em uma sociedade mas, nem sempre, nos damos conta da forma como ela se organiza e dos instrumentos empregados para que a percebamos como tal. A sociedade onde vivemos é a ESTRUTURA, mas ela decorre de uma organização das formas de produção (a infra-estrutura) e é Justificada por um conjunto de instituições, valores e crenças (a superestrutura)
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.