A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Espaço geográfico urbano/ O que é urbanização

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Espaço geográfico urbano/ O que é urbanização"— Transcrição da apresentação:

1 Espaço geográfico urbano/ O que é urbanização

2 Cidade É o espaço onde se concentram moradias, pessoas,formas de construção etc. ; Ela é lugar por excelência do comércio, prestação de serviços e indústria; É o espaço que mais se nota a transformação humana.

3 Qual a diferença entre cidade e município?

4 Município: de grosso modo, união da zona rural e urbana;
Cidade: perímetro urbano;

5

6 Urbanização Conceito: processo no qual se dá quando a população urbana supera a rural; Causas: Crescimento e êxodo rural; Qual é mais preponderante? Urbanização é diferente de crescimento urbano!

7 Conforme se nota, ao lado, o fator natural era importante.
Origem das cidades Em seu início, as cidades tinham função administrativa, política e religiosa. A partir da revolução agrícola, e o conseqüente surgimento do excedente, as cidades passam a ter função eminentemente comercial. Conforme se nota, ao lado, o fator natural era importante.

8 Evolução e involução das cidades
Até a queda do império romano ocidental, as cidades conheceram uma evolução constante, devido sobretudo ao crescimento comercial; Eram construídas em grandes morros (em forma de acrópole) por motivos de segurança; Com as invasões bárbaras, o comércio mingua em função da falta de segurança e acontece uma constante fuga de todas as partes da população para os campos;

9 Continuação Com o feudalismo, acontece a autosuficiência e o esvaziamento das funções das cidades; Tal coisa só terá alteração com o ressurgimento comercial, a partir do século XI (motivado pela retomada do comércio marítimo); As cidades crescem a partir dos burgos;

10

11

12 Renascimento comercial
Dá-se em função das práticas comerciais, empréstimo de dinheiro e artesanato nas cidades recém criadas ou revitalizadas. Destaque para as ligas e corporações de ofício.

13 Cidade na revolução industrial
Início do processo de urbanização nos moldes atuais. O êxodo rural ocasionado pelos cercamentos, a alteração do espaço rural que vê o que antes era plantação se transformar em pasto e a conseqüente expulsão da população contribuem para a efetivação do fenômeno (de urbanização); Tem início o crescimento desordenado das cidades inglesas e européias.

14 A cidade atual A urbanização (o fenômeno) não é algo homogêneo que acontece da mesma forma nos mesmos lugares; A qualidade e organização variam; Criação dos espaços contraditórios principalmente no mundo subdesenvolvido.

15

16 Sítio e situação urbana
Sítio urbano: lugar de implantação inicial de uma cidade; Subdivide-se, por exemplo, em sítios montanhosos e sítios fluviais (início da construção em alto de montanha ou entre rios).

17

18

19

20 Os sítios urbanos e a modernidade
Cada um dos diferentes sítios apresenta vantagens e desvantagens para o desenvolvimento das cidades; Ex. : sítio urbano fluvial: ponto positivo: abastecimento; ponto negativo: enchentes. ; Sítio urbano montanhoso: ponto positivo: segurança; ponto negativo: dificuldade de abastecimento de água e implantação de saneamento. Por que vocês acham que a escolha do sítio urbano é de vital importância para o futuro de uma cidade?

21 Situação urbana São as condições gerais do meio em que a cidade está inserida... É o conjunto de relações em que a cidade estabelece com a sua vizinhança, não apenas naturais,mas também sociais, políticas e econômicas. Exemplo: uso racional de rios, poluição do meio ambiente etc.

22 A cidade é dinâmica O velho dá lugar ao novo;
Os espaços são constantemente alterados visando a viabilização da vida cotidiana.

23 A forma do espaço revela a estratificação social (1)

24 A forma do espaço revela a estratificação social (2)

25 Função urbana Toda cidade tem uma função (ou várias) que lhe dá (ou dão) vida e impulsão para o crescimento. Mudanças do passado para hoje; A perda de uma função pode ocasionar um esvaziamento do espaço; Exemplos de funções: religiosa, administrativa, política, industrial, econômica, comercial, turística, etc.

26 Urbanização moderna Destaque sempre para êxodo rural, crescimento urbano, modernização...

27 População ativa no campo
Países desenvolvidos: nota-se uma continuidade da queda na PEA; a partir de 2005 se tem um esgotamento do processo de urbanização em alguns lugares; Países subdesenvolvidos: Enquanto uns estão “estacionados”, outros vêem seus números caírem (principalmente os subdesenvolvidos industrializados como Brasil, Turquia e México. Observação: a CHINA não é um país pobre. Longe disso.

28 População urbana em países desenvolvidos
Muitos estão chegando a seu limite; por isso, as pequenas alterações; Mesmo pessoas que possuem propriedades no campo, moram nas cidades, devido à conveniência, segurança e bem estar.

29 Cidades, sociedade de massa e a globalização dos costumes

30 População urbana em países subdesenvolvidos
Nota-se a urbanização acelerada em alguns países; Os países subdesenvolvidos que mais vão sofrer a urbanização acelerada são os que sofrem o processo de industrialização; Um dos efeitos mais sentidos é o do caos urbano em matéria de moradia e prestação de serviços; Diferenças sensíveis entre BRA, ARG, COR de LES e ETI; 1,6 BI vivem em condições precárias.

31 Metropolização Atualmente, metropolização diz respeito ao processo em que cidades se tornam grandes centros econômicos e políticos. Ademais, são lugares que exercem atração de pessoas, eventos, dentre outros; Elas se mantêm no topo de uma relação hierárquica (série contínua de graus ou escalões); Redes urbanas são interações de cidades de variados escalões tendo uma metrópole como seu centro de influência; Regiões metropolitanas: a união da metrópole com os municípios vizinhos (em geral, conurbados).

32

33

34 Evolução da população urbana no Brasil
Pop. Urbana MI: Crescimento contínuo de ; Pop. Relativa: crescimento contido de ; Quarta fileira: a partir de 2000, diminuição da urbanização; Deduz-se que o processo de urbanização está perto da estagnação. (semelhante aos países desenvolvidos)

35 Se o processo de crescimento das metrópoles se estaciona, qual o efeito direto de tal circunstância, no que diz respeito ao crescimento socioeconômico?

36 Hierarquia urbana A hierarquia urbana nada mais é do que a escala de subordinação entre as cidades, geralmente da seguinte forma: as pequenas cidades que existem aos milhares, que se subordinam as cidades médias, que existem em número menor que as pequenas cidades, estas, as cidades médias, que se subordinam às cidades grandes cidades ou metrópoles, que são muito poucas.

37 Como se estudava e estuda as hierarquias urbanas/ influência
Antes: Usavam questionários que investigavam a intensidade dos fluxos de consumidores em busca de bens e serviços; Hoje: a partir de novas tecnologias, da globalização, como o geoprocessamento,o IBGE determina a área de influência dos principais centros, com base nas redes de interação de cidades. Porém, sempre importante lembrar que essa influência sempre envolve capitais, bens e serviços.

38 5 divisões (níveis)- Hierarquia urbana - Exemplos
1- Metrópoles; 2- Capitais regionais; 3- Centros sub-regionais; 4- Centros de zona; 5- Centros locais.

39

40 Conurbação O termo é utilizado especificamente para as aglomerações urbanas onde duas ou mais cidades convivem lado a lado, graças ao crescimento horizontal; Problema: a infraestrutura deixa de ser um problema de uma cidade pra ser de várias: problema global que demanda soluções globais (requer maiores investimentos planejamento público); Exemplo: região metropolitana de São Paulo.

41 Conurbação- Nova Iorque- Nova Jérsei

42 Megalópole Definição: conurbação envolvendo regiões metropolitanas;
Exemplo: SanSan (San Francisco e San Diego) com mais de 25 milhões de habitantes e BOSNYWASH;

43

44 Megacidade Cidades com mais de 10 milhões de habitantes;
Existem 20 cidades no mundo que se enquadram nessa categoria, a maior parte no mundo subdesenvolvido; Principal ator dessas modificações: transnacionais que migraram para mundo subdesenvolvido.

45

46 Cidade global Cidade global (também chamado de cidade mundial) é uma cidade considerada um ponto importante no sistema econômico global; Classificada a partir da observação do fluxo de pessoas, de dinheiro, de bens e serviços;

47 Hierarquia das cidades globais
Alfa (cidades globais com serviço completo): (12 e 10 pontos). Exemplo: Tóquio e NY; Beta (maiores cidades globais): (9, 8 e 7 pontos). Exemplo: São Francisco e Moscou; Gama (menores cidades globais, tais como Buenos Aires).

48

49 Problemas Ambientais Urbanos

50 Inchaço urbano Conseqüência mais direta do crescimento acelerado e desordenado da maior parte das cidades do mundo; Os problemas socioambientais são mais flagrantes quando uma cidade cresce a partir de uma infraestrutura precária ou deficiente (caso de São Paulo).

51 Imagens

52 Imagens

53 Imagens

54 Imagens

55 Poluição do ar urbano A qualidade do ar e o clima de grandes áreas urbanas é alterado em função principalmente: da emissão de gases poluentes por carros e indústrias (alteração química); Aumento das áreas construídas e pavimentadas em detrimento das áreas verdes.

56 Poluição do ar urbano As partículas sólidas e gases lançados ao meio ambiente agridem a saúde humana e elementos naturais como rios, lagos, solo e florestas; Os gases que mais contribuem para a poluição urbana são: SO2 (dióxido de enxofre), NO2 (dióxido de nitrogênio), CO (monóxido de carbono) e CO2 (dióxido de carbono).

57

58 Constatações A maior parte das cidades ficam no mundo subdesenvolvido;
Tal fato remete-se às transnacionais que migraram para países subdesenvolvidos com Leis Ambientais frágeis fugindo de novas leis promulgadas em seus países de origem; Destaque China: maior queima de combustíveis fósseis.

59 Maneiras de se atuar tal processo
Rodízio de veículos; Instalação de filtros em chaminés e escapamentos

60 Explicação da inversão térmica por animação

61 Inversão térmica - síntese
Fenômeno natural ou melhor, uma inversão de um processo natural; Ocorrência: frio; Existência de montanhas facilita ocorrência; Agrava doenças e problemas respiratórios, pois a poluição fica estacionada na atmosfera;

62 Imagens inversão térmica

63 Notícia 09/08/2006 | 00:02 | Breno Baldrati/Gazeta do Povo
Inversão térmica pela falta de chuva escurece Curitiba A falta de chuvas e ventos causou inversão térmica em Curitiba nesta terça-feira. Até aproximadamente às 10 horas, um nevoeiro pôde ser observado no céu. O fenômeno ocorre quando a atmosfera fica muito estável e não permite que os gases circulem. A camada de ar quente que pairava sobre a capital ficou presa abaixo de uma camada de ar frio, e a ausência de agentes dispersantes, como chuvas e ventos, concentrou os poluentes e formou o nevoeiro. Na inversão térmica, a temperatura fica mais quente com o aumento da altitude, e não mais frio, como é o normal. Quanto mais próximo da superfície está o nevoeiro, mais forte é a inversão.

64 Chuvas ácidas – causas e curiosidades
As causas remetem À queima de carvão (mineral e vegetal) que gera ácido sulfúrico, ao ácido nítrico produzido na indústria e às emissões de escapamentos veiculares e chaminés de indústrias; Às vezes, une-se ao “fog” (nevoeiros) e a inversões térmicas maximizando os problemas ambientais. Em Londres, em 1952, 4 mil pessoas morreram por tal fenômeno.

65 Causas e conseqüências

66 pH – chuva ácida Abaixo de pH4 uma chuva é considerada ácida. Os recordes foram na Inglaterra e EUA com pH1.

67 Conseqüências – chuvas ácidas
Corroem estátuas,desequilibram a química de lagos e rios, destroem florestas, afugentam animais, afetam solos, dentre outros

68 Ilhas de calor São uma conseqüência da ausência de áreas verdes, estabelecimento contínuo de edificações, asfaltamento, verticalização e pavimentação, além da queima de combustíveis fósseis. Apresentam-se principalmente nas áreas centrais de grandes cidades. “esse processo aumenta a radiação térmica dos locais atingidos pelos raios solares e amplia temperatura do ar”.

69

70 Albedo (diferentes graus de reflexão)


Carregar ppt "Espaço geográfico urbano/ O que é urbanização"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google