A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SOLSTÍCIOS, EQUINÓCIOS e FUSOS HORÁRIOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SOLSTÍCIOS, EQUINÓCIOS e FUSOS HORÁRIOS"— Transcrição da apresentação:

1 SOLSTÍCIOS, EQUINÓCIOS e FUSOS HORÁRIOS
Data: 19/05/2008

2 Fonte: http://www.cptec.inpe.br/~ensinop/Imagens%20CD/rs03.jpg
ESTAÇÕES DO ANO São definidas em função de 2 fatores: Movimento de translação da Terra (em relação ao Sol); E ao eixo de inclinação da Terra (23o27’). Fonte:

3 ESTAÇÕES DO ANO SOLSTÍCIOS – Ocorrem 2 vezes por ano e significam que a duração do dia é maior que a noite (no caso do Solstício de Verão) e vice-versa (no caso do Solstício de Inverno). No hemisfério sul, o solstício de verão inicia-se em 21/12 e o solstício de inverno em 22/06.

4 ESTAÇÕES DO ANO EQUINÓCIOS – Também ocorrem 2 vezes por ano e significam que a duração do dia e da noite são iguais, tanto no Equinócio de Outono como no de Primavera. - No hemisfério sul, o equinócio de outono inicia-se em 21/03 e o equinócio de primavera em 23/09.

5 Solstícios e Equinócios
Fonte:

6 Solstícios e Equinócios
Fonte:

7 FUSO HORÁRIO Relembrando: A Terra é dividida por linhas imaginárias chamadas de paralelos e meridianos. Latitude: é a distância entre os paralelos (em graus). Longitude: é a distância entre os meridianos (em graus). Fusos Horários: foi criado no século XIX visando a padronização dos horários em cada ponto do planeta. Isto beneficiou as trocas comerciais e o transporte entre os países .

8 FUSO HORÁRIO Como é a divisão em Fusos Horários? Dividimos a circunferência da Terra (360o) pela duração do dia (24h). Assim, temos que: 360o/24h = 15o / h. Ou seja, a cada 15o, partindo do Meridiano de Greenwich (ponto inicial - 0o), aumenta-se 1h (no sentido leste) e diminui-se 1h (no sentido oeste)

9 MAPA DE FUSOS DO MUNDO Fonte:

10 Fonte: http://users.ece.utexas.edu/~hpinto/fusospeq.png
MAPA DE FUSOS DO MUNDO Fonte:

11 Fonte: http://www.citybrazil.com.br/mapas/fusos.jpg
MAPA DE FUSOS DO BRASIL Em função da grande extenção territorial do Brasil (leste-oeste) o país possui 4 fusos. Fonte:


Carregar ppt "SOLSTÍCIOS, EQUINÓCIOS e FUSOS HORÁRIOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google