A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CURSO “O LIVRO DOS ESPÍRITOS” 2ª AULA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CURSO “O LIVRO DOS ESPÍRITOS” 2ª AULA"— Transcrição da apresentação:

1 CURSO “O LIVRO DOS ESPÍRITOS” 2ª AULA
COMUNHÃO ESPÍRITA BEZERRA DE MENEZES

2 LIVRO PRIMEIRO As Causas Primárias
CAPÍTULO 1 – DEUS Abrangendo as Questões: 1 a 16 Deus e o Infinito Provas da Existência de Deus Atributos da Divindade Panteísmo

3 DEUS “É A INTELIGÊNCIA SUPREMA, CAUSA PRIMÁRIA DE TODAS AS COISAS

4 DEUS SE O HOMEM NÃO É CAPAZ DE TER CRIADO TUDO O QUE SOMOS CAPAZES DE IMAGINAR E DE VER , ENTÃO O AUTOR SÓ PODE SER ALGUÉM MUITO SUPERIOR.

5 Q.3 DEUS É O INFINITO? dizer que Deus é o infinito, ou seja, Aquilo que não tem começo nem fim; o desconhecido, é uma definição incompleta.

6 “SÓ OS ESPÍRITOS SUPERIORES VÊEM E COMPREENDEM A DEUS, OS INFERIORES O SENTEM E ADIVINHAM”

7 ATRIBUTOS DA DIVINDADE
Inteligência suprema Causa primeira de todas as coisas Eterno Imutável Imaterial Uno(ÚNICO) Onipotente (TODO PODEROSO) Justo Bom

8 Emmanuel, no livro Justiça Divina, pela psicografia de Chico nos diz:
“Se acreditas que o hálito das entidades angélicas bafeja exclusivamente os cultivadores da virtude, medita na Providência Divina que honra o Sol, na grandeza do Espaço, mas induzindo-o a sustentar os seres que ainda jazem colados à crosta do Planeta, inclusive os últimos vermes que rastejam no chão. Contempla os quadros que te circundam, em todas as direções, e reconhecerás o Amor Infinito buscando suprimir, em silêncio, as situações deprimentes da natureza. Cachoeiras cobrem abismos. Fontes alimentam a terra seca. Astros clareiam o céu noturno. Flores valorizam espinheirais. No campo de pensamento em que estagias, surpreenderás esse mesmo Infinito Amor, procurando extinguir as condições inferiores da Humanidade. Pais transfigurados em gênios de ternura. Professores desfazendo as sombras da ignorância. Médicos a sanarem doenças. Almas generosas socorrendo a necessidade”.

9 Prova da Existência de Deus
NÃO HÁ EFEITO SEM CAUSA Deus é sempre o centro, a lei viva, a razão pela qual os seres e os mundos se sentem viver, se conhecem, se renovam e elevam.

10 O conhecimento da verdade sobre Deus, sobre o mundo e a vida é o que há de mais essencial, de mais necessário, porque é Ele que nos sustenta, nos inspira e nos dirige, mesmo a nossa revelia.

11 Deus nos fala no santuário do ser, nas horas de silêncio e de meditação. Quando os ruídos discordantes da vida material se calam, então a voz interior, a grande voz desperta e se faz ouvir. Essa voz sai da profundeza da consciência e nos fala dos deveres, do progresso, da ascensão da criatura. Há em nós uma espécie de retiro íntimo, uma fonte profunda de onde podem jorrar ondas de vida, de amor, de virtude, de luz. Ali se manifesta esse reflexo, esse gérmen divino, escondido em toda alma humana.

12 Richard Simonetti aconselha:
Em todas as situações, onde estiver, converse com Deus. Como o filho que procura a ajuda de um pai, fale de seus anseios e esperanças. Comente angústias e problemas. Abra seu coração e Ele o sustentará nas lutas do Mundo, ajudando-o a fazer o melhor. Tudo será mais fácil se aprendermos a conversar com Deus. Ninguém vai conseguir provar que Deus existe, ou que não existe. Certas coisas na vida foram feitas para serem experimentadas – nunca explicadas. O amor é uma dessas coisas. Deus – que é amor – também é. Deus nunca vai entrar por sua cabeça – a porta que Ele usa é o seu coração.

13

14 A SABEDORIA NÃO ESTÁ NO CONHECIMENTO, MAS NA VIVÊNCIA DE DEUS EM NOSSAS VIDAS

15 PANTEÍSMO É um sistema filosófico que identifica a divindade com o mundo e, segundo o qual, Deus é o conjunto de tudo quanto existe.

16 O PANTEÍSMO FAZ DE DEUS UM SER MATERIAL, O QUE ESTÁ ERRADO
A inteligência de Deus se revela nas suas obras, como a de um pintor no seu quadro; mas as obras de Deus não são o próprio Deus, como o quadro não é o pintor que o concebeu e executou.

17 FAZER O EXERCÍCIO DE RELAXAMENTO, COM O PPS : O CANTAR DOS PÁSSAROS
COLOCAR O PPS VISLUMBRE DE UM CRIADOR PROPOR O SEGUINTE EXERCÍCIO EM GRUPO: “O QUE DEUS ESPERA DE NÓS?”

18 O Power Point foi montado tendo-se como base:
O LIVRO DOS ESPÍRITOS – ALLAN KARDEC - TRADUÇÃO J.HERCULANO PIRES – EDITORA LAKE – pg 55 A 59 1ª AULA – LIVRO CURSO PREPARATÓRIO DE ESPIRITISMO (Elaborado pela F.E.E.S.P.) CURSO DE DOUTRINA ESPÍRITA – 1º ANO (Apostila do Centro Espírita Fraternidade de Jundiaí ), que se utilizou, entre outras, da bibliografia: O Grande Enigma – Leon Denis


Carregar ppt "CURSO “O LIVRO DOS ESPÍRITOS” 2ª AULA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google