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Passos para preparar e manter revisões sistemáticas

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Apresentação em tema: "Passos para preparar e manter revisões sistemáticas"— Transcrição da apresentação:

1 Passos para preparar e manter revisões sistemáticas
Pergunta Identificação Avaliação Coleta Análise Interpretação Aprimoramento Passos para preparar e manter revisões sistemáticas 1. Formulação da pergunta 2. Localização e seleção dos estudos 3. Avaliação crítica dos estudos 4. Coleta de dados 5. Análise e apresentação dos resultados 6. Interpretação dos resultados 7. Aprimoramento e atualização da revisão

2 1a. Formulação da pergunta
Identificação Avaliação Coleta Análise Interpretação Aprimoramento 1a. Formulação da pergunta Razão Itens fundamentais Quais são os participantes? Quais são as comparações? Quais são os desfechos clínicos? Qual o tipo de estudo?

3 1b. Formulação da pergunta
Identificação Avaliação Coleta Análise Interpretação Aprimoramento 1b. Formulação da pergunta Utilizando os itens fundamentais da pergunta para localizar e selecionar os estudos Utilizando os itens fundamentais da pergunta para guiar a coleta de dados Perguntas amplas versus específicas Mudando a pergunta

4 2a. Localização e seleção dos estudos
Pergunta Identificação Avaliação Coleta Análise Interpretação Aprimoramento 2a. Localização e seleção dos estudos Grupo Cochrane de revisão Verificando a lista de referências Comunicação pessoal Bases de dados eletrônicas Registro Cochrane de ensaios clínicos MEDLINE, EMBASE e LILACS SCISEARCH Registro de ensaios clínicos Outras bases da dados Busca manual

5 2b. Localização e seleção dos estudos
Pergunta Identificação Avaliação Coleta Análise Interpretação Aprimoramento 2b. Localização e seleção dos estudos Desenvolvimento da estratégia de busca Seleção dos estudos Documentação da estratégia de busca Recuperando os estudos Contribuição com o registro de ensaios clínicos

6 3a. Avaliação Crítica dos Estudos
Pergunta Identificação Avaliação Coleta Análise Interpretação Aprimoramento 3a. Avaliação Crítica dos Estudos Validade Fontes de viés nos ensaios clínicos Formas para resumir a validade Abordagens simples Escalas de qualidade e listas de itens Viéses nos estudos não experimentais

7 3b. Avaliação Crítica dos Estudos
Pergunta Identificação Avaliação Coleta Análise Interpretação Aprimoramento 3b. Avaliação Crítica dos Estudos Execução da avaliação crítica Incorporando a avaliação da validade como um limite para o critério de inclusão como uma possível explicação para as diferenças dos resultados entre os estudos na análise de sensibilidade como peso na análise estatística (meta- análise) dos resultados Limitações da avaliação crítica

8 4a. Coleta de dados Razão Formulários eletrônicos vs. manuais
Pergunta Identificação Avaliação Coleta Análise Interpretação Aprimoramento 4a. Coleta de dados Razão Formulários eletrônicos vs. manuais Manejo dos dados e software Componentes fundamentais Informações do estudo e revisores Verificação da elegibilidade do estudo

9 4b. Coleta de dados Características do estudo
Pergunta Identificação Avaliação Coleta Análise Interpretação Aprimoramento 4b. Coleta de dados Características do estudo Métodos Participantes Intervenção Desfechos mensurados e resultados Codificação e instrução para os revisores Teste piloto e revisão do formulário Segurança da coleta de dados

10 5a. Análise e Apresentação dos Resultados
Pergunta Identificação Avaliação Coleta Análise Interpretação Aprimoramento 5a. Análise e Apresentação dos Resultados Planejamento da análise Porque usar estatística na revisão? Quando não utilizar a análise estatística Quais serão as análises? Que comparações devem ser realizadas? Quais os dados são necessários para cada comparação? Heterogeneidade e análise de subgrupo Resumindo os efeitos entre os estudos

11 5b. Análise e Apresentação dos Resultados
Pergunta Identificação Avaliação Coleta Análise Interpretação Aprimoramento 5b. Análise e Apresentação dos Resultados Métodos estatísticos no Review Manager Análise de dose-resposta Análise de sensibilidade e viés de publicação Problemas Dados incompletos Comparações múltiplas e a influência do acaso Erros na unidade de análise Dados categóricos Ensaios clínicos cruzados (Cross-over trials) Apresentação e descrição das análises

12 6a. Interpretação dos resultados
Pergunta Identificação Avaliação Coleta Análise Interpretação Aprimoramento 6a. Interpretação dos resultados Força da evidência Qual o nível de qualidade dos estudos incluídos? Qual a magnitude dos efeitos observados? Qual o nível de homogeneidade entre os estudos? Existe uma clara relação dose-resposta? Existem evidências indiretas que apoiam a inferência? Tem sido excluídas outras explicações plausíveis para os efeitos observados (eg. Viés ou co-intervenção)?

13 6b. Interpretação dos resultados
Pergunta Identificação Avaliação Coleta Análise Interpretação Aprimoramento 6b. Interpretação dos resultados Aplicabilidade Variação biológica e cultural Variação em aderência Variação no risco basal Variação nos resultados dos estudos incluídos Outras informações relevantes Balanço entre os risco e benefícios Implicações Erros comuns nas conclusões

14 7a. Atualização e Aprimoramento
Pergunta Identificação Avaliação Coleta Análise Interpretação Aprimoramento 7a. Atualização e Aprimoramento Atraindo participantes e evitando conflitos de interesse Envolvendo os consumidores Garantindo o acesso aos estudos Aumentando o acesso a dados não publicados Estabelecendo e desenvolvendo padronizações e recomendações

15 7b. Atualização e Aprimoramento
Pergunta Identificação Avaliação Coleta Análise Interpretação Aprimoramento 7b. Atualização e Aprimoramento Utilizando com rigor os métodos Software e produtos eletrônicos Treinamento Revisão por pares (Peer review) Atualização das revisões Resposta às críticas

16 URL: http://hiru.mcmaster.ca/cochrane/cochrane/hbook.htm
Traduzido e adaptado por: Aldemar Araujo Castro, Centro Cochrane do Brasil. Fonte original: Clarke M, Oxman AD, editors. Cochrane Reviewers’ Handbook 4.0 [updated July 1999]. In: Review Manager (RevMan) [Computer program]. Version 4.0. Oxford, England: The Cochrane Collaboration, 1999. URL:


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