A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS E INFRA-ESTRUTURA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS E INFRA-ESTRUTURA"— Transcrição da apresentação:

1

2 TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS E INFRA-ESTRUTURA
ÁGUAS DE SÃO PEDRO - 19 DE SETEMBRO DE 2002 GERALDO AGUIAR DE BRITO VIANNA Presidente da NTC

3 Transporte Rodoviário de Cargas
ESPECIAL PARA Congresso Paulista do Transporte Rodoviário de Cargas

4 INFRA-ESTRUTURA TERRESTRE
BAIXÍSSIMO ÍNDICE DE RODOVIAS PAVIMENTADAS EM RELAÇÃO À EXTENSÃO TERRITORIAL BAIXÍSSIMO ÍNDICE DE FERROVIAS EM RELAÇÃO À EXTENSÃO TERRITORIAL ALTO ÍNDICE DE EXTENSÃO DE FERROVIAS/EXTENSÃO DE RODOVIAS

5 INFRA-ESTRUTURA RODOVIÁRIA BRASIL X OUTROS PAÍSES (EM MIL)

6 DISTRIBUIÇÃO INTERMODAL DE CARGAS
FONTE : GEIPOT MODO 1996 1997 1998 1999 2000 Aéreo 0,33 0,26 0,31 Aquaviário 11,47 11,56 12,69 13,19 13,86 Dutoviário 3,78 4,55 4,44 4,61 4,46 Ferroviário 20,74 20,72 19,99 19,60 20,86 Rodoviário 63,68 62,91 62,57 62,29 60,49 Total 100,00

7 PESO DO RODOVIÁRIO BRASIL X OUTROS PAÍSES
FONTE Percento Países europeus TLN 55 a 98 Europa Ocidental IRU 76,2 Europa Oriental 38,4 Estados Unidos (valor de frete) Estados Unidos (toneladas) Estados Unidos (t.km) Standard & Poor’s DRI Idem DOT 82,3 60,3 27,0 Canadá Austrália China Coppead Coopead 26,5 24,0 8,00

8 DISTRIBUIÇÃO MODAL BRASIL X OUTROS PAÍSES
A ÁREA DO CÍRCULO REPRESENTA A UTILIZAÇÃO DO MODAL AQUAVIÁRIO EUA Hungria Alemanha Brasil França Bélgica Dinamarca China Rússia Canadá 80 70 60 % Rodoviário 50 40 30 20 10 10 20 30 40 50 60 70 80 % Ferroviário FONTE : COPPED

9 1. MAU ESTADO DAS RODOVIAS Fonte : CNT – PESQUISA RODOVIÁRIA
PROBLEMAS DO SETOR 1. MAU ESTADO DAS RODOVIAS Rodoviária Pesquisa CNT Fonte: - 100,00 45.294 Total 100,0 2,9 1.314 Ótimo 97,1 28,4 12.863 Bom 68,8 66,3 30.030 Deficiente 2,5 2,2 996 Ruim 0,3 136 Péssimo % acumulada % km Estado Fonte : CNT – PESQUISA RODOVIÁRIA

10 PROBLEMAS DO SETOR 2. MERCADO ABERTO
INEXISTEM REGRAS DE ACESSO À ATIVIDADE CONCORRÊNCIA LIVRE E PREDATÓRIA, INCLUSIVE DE OUTROS MEIOS EXCESSO DE OFERTA: “GUERRA DE PREÇO” PRODUTO POUCO DIFERENCIADO QUALQUER CARGA PARA QUALQUER LUGAR TRANSPORTADORAS BUSCAM VOLUME E NÃO MARGEM PRESENÇA DAS AGÊNCIAS DE FRETES ESTA SITUAÇÃO TEM VÁRIAS CONSEQÜÊNCIAS.

11 PROBLEMAS DO SETOR 3. FRAGMENTAÇÃO DO SETOR Pessoas ocupadas
Receita (R$ mil) % Empresas R$ mil/ empresa Até 5 2.885 15,91 29.864 97 75,43 6 a 19 3.085 17,02 7.517 410 18,99 20 a 49 2.280 12,58 1.363 1.673 3,44 50 a 99 2.056 11,34 483 4.257 1,22 + de 99 7.825 43,16 366 21.380 0,92 TOTAL 18.131 100,00 39.593 458

12 PROBLEMAS DO SETOR Categoria % Carreteiros 51 Empresas de transportes
3. FRAGMENTAÇÃO DO SETOR Categoria % Carreteiros 51 Empresas de transportes 29 Empresas de carga própria 20 FONTE: SEPLATEC

13 PROBLEMAS DO SETOR 56 18 11 14 4. AVILTAMENTO DO FRETE US$ / 1000 TKU
60 50 US$ / 1000 TKU 40 18 30 11 14 20 10 Brasil EUA Rodo Ferro

14 PROBLEMAS DO SETOR 4. AVILTAMENTO DO FRETE
200 150 100 Custo do Frete (sem remunerar o capital nem depreciar o veículo) 50 Preço médio de mercado (carga fechada) 200 400 600 800 1000 1200 1400 1600 Rota em Quilômetros PREMISSAS : Ociosidade de 40% Retirada Autônomo de 5 Salários mínimos Trabalho de 189hd/mês (Análise Coppead).

15 PROBLEMAS DO SETOR 5. FROTA OBSOLETA
FONTE : GEIPOT 91.472 58.631 0 a 5 5 a 10 10 a 15 15 a 20 20 a 25 25 a 30 30 a 35 > 35 Nota 1: 76% do total de caminhões no Brasil possuem mais de 10 anos; Nota 2: A idade média da frota de caminhões no Brasil é 17,5 anos.

16 PROBLEMAS DO SETOR Mortes por 1.000 km de rodovias
6. Altos índices de acidentes Mortes por km de rodovias França Alemanha Japão Canadá Reino Unido 1 BOEING A CADA 3 DIAS 10 A 70 VEZES MAIOR FONTE: CNT / COPPEAD, Estados Unidos Itália Brasil

17 PROBLEMAS DO SETOR 7 .ELEVADOS ÍNDICES DE POLUIÇÃO 8. ROUBOS DE CARGAS
NOX : 1,29 g/TKU CONTRA 0,94 g/TKU NOS EUA CO: 1,50 g/TKU CONTA 0,56 g/TKU NOS EUA 8. ROUBOS DE CARGAS OCORRÊNCIAS AUMENTARAM DE 3.000 EM 94 PARA EM 2.001VALOR AUMENTOU DE R$ 100 MILHÕES EM 94 PARA R$ 500 MILHÕES EM 2001

18 600 MIL TKU / EMPREGADO CONTRA 10. ELEVADO CONSUMO DE DIESEL
PROBLEMAS DO SETOR 9. BAIXA PRODUTIVIDADE 600 MIL TKU / EMPREGADO CONTRA 1,8 MILHÕES DE TKU NOS EUA 10. ELEVADO CONSUMO DE DIESEL

19 PROBLEMAS DO SETOR 11. EXCESSO DE CARGAS
12. ELEVADAS JORNADAS DE TRABALHO 13. PROLIFERAÇÃO DE PEDÁGIOS ELEVADOS 14. AUMENTOS DE DIESEL 15. AUMENTOS DOS ROUBOS DE CARGAS

20 PROBLEMAS DO SETOR 16. CHEGADA DOS OPERADORES LOGÍSTICOS
17. CRIAÇÃO DO O.T.M. CONCORRÊNCIA DE OUTROS MEIOS CORREIOS 19. ALTO ENDIVIDAMENTO FISCAL 20. ABERTURA INTERNACIONAL DO SETOR DE SERVIÇOS

21 1. SAÍDA SEGUNDO A TEORIA ECONÔMICA POR QUEBRA OU FECHAMENTO
SAÍDA POSSÍVEIS 1. SAÍDA SEGUNDO A TEORIA ECONÔMICA AUTO-REGULAÇÃO, POR QUEBRA OU FECHAMENTO DE EMPRESAS

22 SAÍDA POSSÍVEIS 2. SAÍDAS QUE DEPENDEM DO GOVERNO
CRESCIMENTO ECONÔMICO DISCIPLINAMENTO - PLC 12 PROGRAMA DE MODERNIZAÇÃO DO SETOR FUNDO NACIONAL DE INFRA-ESTRUTURA (CIDE) COMBATE AO ROUBO DE CARGA REVISÃO DO PROGRAMA E DOS PREÇOS DE PEDÁGIO REFORMA FISCAL

23 3. PROGRAMAS DE QUALIDADE :
SAÍDA POSSÍVEIS 3. PROGRAMAS DE QUALIDADE :

24 TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS E INFRA-ESTRUTURA
Congresso Paulista do Transporte Rodoviário de Cargas


Carregar ppt "TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS E INFRA-ESTRUTURA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google