A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1º Deepwater Brazil Congress O MERCADO DE APOIO OFFSHORE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1º Deepwater Brazil Congress O MERCADO DE APOIO OFFSHORE"— Transcrição da apresentação:

1 1º Deepwater Brazil Congress O MERCADO DE APOIO OFFSHORE
RONALDO MATTOS DE OLIVEIRA LIMA PRESIDENTE NOVEMBRO / 2008

2 ABEAM – Associação Brasileira das Empresas de Apoio Marítimo
Título do Slide Fundação: abril de 1977 Objetivo principal: contribuir para o desenvolvimento nacional do setor de Apoio Marítimo às atividades de produção e exploração de hidrocarbonetos e minerais na plataforma continental brasileira.

3 Evolução da atividade de Apoio Marítimo no Brasil
Título do Slide

4 Evolução da atividade de Apoio Marítimo no Brasil
Título do Slide

5 Evolução da atividade de Apoio Marítimo no Brasil
Título do Slide

6 Evolução da atividade de Apoio Marítimo no Brasil
Título do Slide

7 Evolução da atividade de Apoio Marítimo no Brasil
Título do Slide

8 Desafio: substituição dos navios sob bandeira estrangeira.
Evolução da Frota de Apoio Marítimo Título do Slide Desafio: substituição dos navios sob bandeira estrangeira.

9 Título do Slide Idade Média da Frota de Apoio Marítimo em operação
Embarcações sob bandeira estrangeira: 20 anos Embarcações sob bandeira brasileira: 13 anos

10 Evolução do Preço do Barril de Petróleo
Título do Slide Fatores Positivos O alto preço do barril do petróleo é um estímulo à exploração em águas profundas. Evolução do Preço do Barril de Petróleo (preços médios - US$) 1990 1995 2000 2005 2006 2007 22 80 67 60 70 21 18 2008

11 Título do Slide Fatores Positivos
Investimentos da Petrobras ( ) – US$ 112,4 bi 83% 17% PROJETOS DE E&P PRODUÇÃO EXPLORAÇÃO INVESTIMENTOS POR ÁREA DE NEGÓCIO Fonte: Petrobrás – Plano Estratégico

12 Descoberta de novos campos – pré-sal
Título do Slide Fatores Positivos Descoberta de novos campos – pré-sal Fonte: Petrobras Camada pré-sal: cerca de 800 km de extensão e 200 km de largura (desde o litoral do ES até SC). Volume estimado em Tupi ( entre 5 e 8 bilhões de barris), poderá aumentar em mais 50% as atuais reservas de petróleo e gás do País, que somam hoje 14 bilhões de barris. Volume estimado em Iara: entre 3 e 4 bilhões de barris de petróleo leve e gás natural. Meta da Petrobras: começar produção em Tupi em 2010, com um projeto-piloto de 100 mil barris por dia (5% da produção nacional), chegando a 500 mil barris por dia entre 2015 e 2020.

13 Título do Slide Fatores Positivos
A Petrobrás anunciou a encomenda de 146 embarcações de apoio marítimo destinadas a atender à demanda da área do pré-sal e a substituição de embarcações de bandeira estrangeira. Tais embarcações deverão, obrigatoriamente, ser construídas em estaleiros brasileiros, com prazo de entrega até 2015. Desse total, 24 embarcações já estão em processo de licitação. 146 18 15 49 10 46 8 TOTAIS 122 12 42 39 6 Até 2015 24 3 7 2 Em licitação ORSV PSV 4500 PSV 3000 T 15000 AHTS 18000 AHTS 21000 Fonte: Petrobras

14 Renovação da Frota de Apoio Marítimo
Título do Slide Fatores Positivos Renovação da Frota de Apoio Marítimo Contratação de Afretamento de embarcações por 8 anos; Prazo de mobilização suficiente para permitir a construção das embarcações no Brasil; Exigência de bandeira brasileira, com propriedade de empresas brasileiras; Alto índice de Conteúdo Nacional nas construções.

15 Resultados: Renovação da Frota de Apoio Marítimo
Novas empresas brasileiras criadas; Diversos estaleiros reativados/mobilizados (Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Bahia, Ceará e Amazonas); Mais de 100 embarcações de apoio marítimo construídas no período de 1999 a 2008; 30 modernizações e up grades no mesmo período; 28 embarcações em construção com entrega prevista até 2011: 1 RSV, 2 PLSV, 2 MPSV, 2 UT, 5 AHTS, 16 PSV.

16 Apoio Marítimo – empresas autorizadas
Existem hoje 81 empresas autorizadas pela ANTAQ a operar no apoio marítimo.

17 Empresas brasileiras associadas à ABEAM (21)
Apoio Marítimo – empresas associadas Empresas brasileiras associadas à ABEAM (21) Acergy Astromarítima Bos BRAM / Alfanave Brasflex CBO Delba Finarge Gulf Marine Laborde Maersk Marítima Navegação São Miguel Norskan Saveiros Siem Consub Subsea 7 Sulnorte Superpesa Trico UP Offshore

18 Novas Encomendas Anunciadas pela Petrobrás (146 navios)
Título do Slide Desafios: Substituição da frota sob bandeira estrangeira; Sustentabilidade dos estaleiros e indústria de navipeças para atender a demanda atual; Atender o conteúdo nacional exigido nos novos contratos com as empresas de petróleo; Disponibilidade dos estaleiros nacionais para atender a demanda de construção e de reparação naval; Formação suficiente de tripulantes para operar a frota atual e futura.

19 Título do Slide Conclusões
O mercado brasileiro para a atividade de apoio marítimo continua em franca expansão, gerando empregos tanto na construção naval quanto na atividade offshore; A opção de construir navios no Brasil foi adotada por todos, aumentando a participação da bandeira brasileira e, consequentemente, a economia de divisas; Aumento da demanda por embarcações de apoio marítimo com as novas descobertas no pré-sal; Diversas empresas brasileiras de apoio marítimo atendem ao mercado em intensa competição; No panorama mundial o alto preço do barril de petróleo estimula a exploração e a produção nos campos em alto mar; A atividade de apoio marítimo vem contribuindo sobremaneira com investimentos, empregos e tecnologia para o desenvolvimento do País; É imperioso o apoio governamental para aumentar a formação, cada vez mais especializada e demandada, de Oficiais de Marinha Mercante.

20 Título do Slide

21


Carregar ppt "1º Deepwater Brazil Congress O MERCADO DE APOIO OFFSHORE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google