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Grandes Dilemas do Mundo Contemporâneo
A crise ambiental deve ser entendida como crise de civilização.
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Desequilíbrios ecológicos
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Limite das capacidades de sustentação da vida
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Pobreza e desigualdade social
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Crise do pensamento ocidental
O paradigma cartesiano (séc. XVII) promoveu a cisão sujeito/objeto e na tentativa de apreensão do mundo, fragmentou-o, homogeneizou-o. A cultura científica e a técnica disciplinar passam a promover o parcelamento e a desunião dos saberes, provocando a sua descontextualização.
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Conseqüências: Objetivação do mundo para dominar a natureza.
Simplificação da relação homem/natureza. Atrofia do pensamento a longo prazo. Prevalência do pensamento econômico sobre as leis da natureza e os sentidos da cultura. Visão mecanicista dos sistemas biológicos encobriu a inteligibilidade da vida.
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Ecologia: Pensada sem levar em conta as relações de poder, os interesses sociais,o desejo humano, a organização social, a racionalidade econômica.
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Desenvolvimento insustentável: concepção técnico-econômica.
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Complexidade: A Questão Ambiental e Educacional.
É necessária uma noção mais rica e complexa do desenvolvimento que não seja tão somente material, mas também intelectual, afetiva e moral.
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Complexus = o que foi tecido junto.
“Há complexidade quando elementos diferentes são inseparáveis constitutivos do todo (como o econômico, o político, o sociológico, o psicológico, o afetivo, o mitológico), e há um tecido interdependente, interativo e interretroativo entre objeto de conhecimento e seu contexto, as partes e o todo, o todo e as partes, as partes entre si. Por isso, a complexidade é a união entre a unidade e a multiplicidade”.(Morin, 2003).
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A complexidade ambiental não é a ecologização do mundo.
Aprender a complexidade ambiental não constitui um problema de aprendizagem sobre o meio, e sim de compreensão do conhecimento sobre o meio.
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Conhecimento pertinente:
As realidades ou problemas são cada vez mais multidisciplinares, transversais, multidimensionais, transnacionais, globais e planetários. Para que o conhecimento seja pertinente a educação deve tornar evidente: o contexto, o global, o multidimensional e o complexo.
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Pedagogia ambiental: Para além da pedagogia do meio, a pedagogia da complexidade ambiental reconhece o conhecimento, contempla o mundo como potência e possibilidade, entende a realidade como construção social, mobilizada por valores, interesses e utopias.
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Um ser sendo, pensando e atuando no mundo.
Trata-se de uma educação que permite que os indivíduos se prepararem para a construção de uma nova realidade; não para uma cultura de desesperança e alienação, mas, ao contrário, para um processo de emancipação que permita o surgimento de novas formas de re-apropriação do mundo.
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Referências Bibliográficas
LEFF, E. Epistemologia ambiental. São Paulo, Cortez, 2001. MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo, Cortez, Brasília, DF: Unesco, 2003.
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