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I FÓRUM MARANHENSE DE EDUCAÇÃO FARMACÊUTICA

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Apresentação em tema: "I FÓRUM MARANHENSE DE EDUCAÇÃO FARMACÊUTICA"— Transcrição da apresentação:

1 I FÓRUM MARANHENSE DE EDUCAÇÃO FARMACÊUTICA
Diretrizes curriculares nacionais do curso de farmácia e o profissional critico, reflexivo e humanizado I FÓRUM MARANHENSE DE EDUCAÇÃO FARMACÊUTICA Farm. Marcelo Campese STP – Curso de Especialização em Gestão da Assistência Farmacêutica – EAD Mestrando do Programa de Pós Graduação em Farmácia da UFSC

2 UM POUCO DE HISTÓRIA Currículo Mínimo de 1969 – resolução n. 4
Incorporação do Bioquímico Indústria Farmacêutica Farmacêutico na farmácia

3 1986 A Conjuntura Nacional 8ª Conferência Nacional de Saúde
Carta de Otawa – Promoção da Saúde Dia Nacional de Mobilização pelo Farmacêutico na Farmácia (X ENEF) I Seminário Nacional sobre o Currículo de Farmácia – 1987

4 1995 – 2002 LDB – Lei 9394/96 Proposta de Reformulação do Ensino de Farmácia no Brasil – FENAFAR e ENEFAR Versão 4 de maio 1999 – perfis (nome e sobrenome, críticas, discussões centralizadas) Fórum Nacional de Avaliação das DNC – 2001 Parecer n /2001 e resolução n. 2/2002 – diferenças nos perfis

5 Perfil do Farmacêutico
O perfil do farmacêutico deve estar fundamentado na formação sólida no âmbito do medicamento, sendo esta generalista, humanista, crítica e reflexiva, na sua inserção no contexto da assistência integral à saúde, no senso ético e no espírito empreendedor. O farmacêutico tem como atribuições o desenvolvimento de atividades referentes ao fármaco e medicamento, às análises clínicas e Toxicológicas e ao controle, produção e análise de alimentos. O Curso de Graduação em Farmácia tem como perfil do formando egresso/profissional o Farmacêutico, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual. Capacitado ao exercício de atividades referentes aos fármacos e aos medicamentos, às análises clínicas e toxicológicas e ao controle, produção e análise de alimentos, pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade

6 1995 – 2002 Política Nacional de Medicamentos CPI dos medicamentos
Extinção da CEME Criação da ANVISA Conferência Nacional de Medicamentos e Assistência Farmacêutica

7 E o Farmacêutico Generalista
Currículo Mínimo X Diretrizes Currículares Núcleo X Campo Atenção Primária X Modelo Flexneriano Mee too X Desenvolvimento Estratégico Isolamento/Neutralidade X Prática/multi/inter

8 OBRIGADO! Mas o negócio não é bem eu, é Mané, Pedro e Romão, Que também foram meus colegas , e continuam no sertão Não puderam estudar, e nem sabem fazer baião Minha História João do Vale Maranhense


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