A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Desigualdades no acesso e na qualidade da educação infantil: os dados da PNAD e do Censo Escolar Angela Rabelo Barreto Consultora CGEE Brasília, 7 de março.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Desigualdades no acesso e na qualidade da educação infantil: os dados da PNAD e do Censo Escolar Angela Rabelo Barreto Consultora CGEE Brasília, 7 de março."— Transcrição da apresentação:

1 Desigualdades no acesso e na qualidade da educação infantil: os dados da PNAD e do Censo Escolar
Angela Rabelo Barreto Consultora CGEE Brasília, 7 de março de 2007

2 Educação infantil: primeira etapa da educação básica
Inclui: creche para crianças na faixa de idade de zero a três anos, pré-escola para aquelas de quatro até seis anos (a partir de 2007, até cinco anos).

3 História da Educação Infantil
Décadas de : - expansão do atendimento Projeto Casulo – LBA Mobral – MEC Movimentos de luta por creches Criança e Constituinte

4 Direitos da criança de até seis anos à educação em creches e pré-escolas
Constituição Federal de 1988. Lei de 13/07/ Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) Lei de 20/12/96 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) Lei de 09/01/ Plano Nacional de Educação (PNE) Leis e /2006 – Crianças de 6 anos no ensino fundamental

5 Avanços na legislação define creches e pré-escolas como instituições educacionais, integrando os sistemas de ensino; contempla o atendimento em creches e pré-escolas como tarefa pública a ser compartilhada com a família, reconhecendo a educação infantil como objeto de política pública.

6 Objetivos expressos no PNE Expansão do acesso: Creche : 30% : 50% Pré-escola 2006: 60% : 80% Melhoria da qualidade: infra-estrutura, formação e valorização dos professores, gestão, proposta pedagógica, etc.

7 Fontes de dados PNAD: mensurar acesso
Freqüência à creche/escola (a partir de 1995) Características sócio-demográficas: renda, sexo, raça/cor, região, composição da família, localização do domicílio,etc. Censo Escolar: analisar estrutura e qualidade da oferta - Características do atendimento: subordinação administrativa, níveis e modalidades, infra-estrutura, recursos pedagógicos, recursos humanos e sua formação, regime e turnos de funcionamento, cor dos alunos - Matrículas > Limitação na EI: muitos estabelecimentos ainda não estão incluídos

8 Situação atual Acesso restrito e desigual à educação infantil de qualidade, sobretudo por crianças de 0 a 3 anos

9 Acesso Indicador: Taxa de freqüência à creche/escola Fonte: PNAD

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20 Alguns indicadores de qualidade, segundo o Censo Escolar de 2005

21

22

23

24 Agradecimentos a: CGEE Comitê Técnico do CDES IBGE – Ana Sabóia e equipe INEP – Carlos Moreno e equipe IPEA – equipe Disoc/Educação, Sônia Tiê e Radakian Angela Rabelo Barreto


Carregar ppt "Desigualdades no acesso e na qualidade da educação infantil: os dados da PNAD e do Censo Escolar Angela Rabelo Barreto Consultora CGEE Brasília, 7 de março."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google