A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Janne Yukiko Yoshikawa Oeiras José Claudio Vahl Júnior

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Janne Yukiko Yoshikawa Oeiras José Claudio Vahl Júnior"— Transcrição da apresentação:

1 Modalidades Síncronas de Comunicação e Elementos de Percepção em Ambientes de EaD
Janne Yukiko Yoshikawa Oeiras José Claudio Vahl Júnior Mário de Souza Neto Heloísa Vieira da Rocha (IC-UNICAMP)

2 Estrutura da apresentação
TelEduc Filosofia Linhas de pesquisa Ferramenta de bate-papo atual Agentes Visão geral Agentes de interface Bate-papo coordenado Modelos de coordenação Awareness Presença e ações Resignificação de outras ferramentas disponíveis Direto Online Considerações finais

3 Ambiente TelEduc ambiente em desenvolvimento desde 1996
design participativo adequação de suas ferramentas à tarefa de ensinar e aprender a distância várias linhas de pesquisa em andamento: avaliação formativa; visualização de informação; ferramentas para aprendizagem colaborativa.

4 Ambiente TelEduc A importância da comunicação
Resultados da área de sociologia mostram o efeito positivo da comunicação sobre a colaboração e a confiança Importância de estudar as diferenças entre as diferentes formas de comunicação e como explorar cada modalidade de comunicação Bate-papo coordenado Direto Online

5 O Bate-papo atual Cores para identificar a origem das mensagens
Lista de entonações (controle explícito) Lista de participantes (não há mensagens privadas) Cores para identificar a origem das mensagens Falta de controle de turno Vários fios de conversa Muito esforço cognitivo

6 Agentes Não há um consenso sobre a definição do termo “agente”
Componente de software capaz de agir e realizar tarefas autonomamente para o usuário, buscando atingir um conjunto de metas

7 Agentes de Interface Agentes de Interface são assistentes pessoais que colaboram com o usuário Autonomia Aprendizagem Classificação quanto a abordagens de construção: Agentes programados pelo usuário Abordagem baseada em conhecimento Abordagem baseada em aprendizagem

8 Bate-papos coordenados: Seminário
Seminário: existe um grupo responsável com privilégios especiais, as perguntas são do público para esse grupo Possibilidade de usar material auxiliar Seleção de participantes com privilégios especiais Visualização dos critérios (aumenta a confiança)

9 Seminário seleção de VIPs
Acesso ao Perfil

10 Seminário exemplo de sessão
Mensagens aguardam em fila organizada segundo os critérios estabelecidos Codificação com cores Comunicação com os responsáveis pelo seminário

11 Bate-papos coordenados: Modelo Especial
Possibilidade de usar configurações de sessões já realizadas Configurações da Interface e opções de funcionamento Definição dos critérios

12 Bate-papos coordenados: Outros Modelos
Assembléia: Semelhante ao modelo Seminário; Maior número de pessoas; Uso da metáfora de ‘levantar a mão’ para falar; Fila de espera para todos. Painel: Semelhante ao modelo Seminário; Grupo de responsáveis com privilégios; Uso de ‘levantar a mão’.

13 Awareness em ambientes de EaD
O surfista virtual é visto enfrentando ondas de informação sem prestar muita atenção nos outros surfistas que lá estão (Steven Johnson). Percepção de presença Percepção de ações Minimiza a sensação de solidão dos alunos “Rastro” do usuário ou grupo de usuários Criam atmosfera de confiança Criam um contexto para a comunicação

14 (Re) significações Resignificação das ferramentas Acessos e Correio
Resignificação do Bate-papo

15 ICQ: experiência em EaD
Comunicador instantâneo popular Mostra as pessoas da lista conectadas na rede Influência do uso na comunicação e nas relações sociais Espaço reservado para a troca de mensagens Meio de aproximação entre os participantes Realização de trabalhos em grupo Feedback mais rápido

16 Direto Online Aspectos considerados:
Presença Ações Interface influenciada por ferramentas que exploram a percepção de presença Minimizar a sensação de distância criando pistas sociais Usuários Online Opções

17 Direto Online percepção de presença
Não basta só evidenciar presença, é preciso possibilitar a comunicação e interação Escolha de Mensagem no menu de opções Envio de mensagem

18 Direto Online percepção de ações
Escolha da opção Navegação Link para o Perfil Navegação (rastro) de um usuário online Ferramenta onde o usuário está Ferramentas alteradas

19 Considerações Finais Não há como consagrar um formato de comunicação
e usá-lo em todos os ambientes. O público-alvo e o contexto devem ser levados em consideração. Novas modalidades que incentivem a comunicação, coordenação e colaboração Direto Online: a intenção não é reproduzir as funcionalidades de um comunicador instantâneo comum (ICQ) Bate-papo: uso de agentes para tornar as ferramentas mais adaptáveis e flexíveis.

20 Contatos: José Claudio Vahl Júnior: http://www.nied.unicamp.br/~zeh
Projeto TelEduc: Núcleo de Informática Aplicada a Educação:


Carregar ppt "Janne Yukiko Yoshikawa Oeiras José Claudio Vahl Júnior"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google