Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouIasmin Corte Alterado mais de 10 anos atrás
1
Contribuições possíveis: contexto e flexibilidade
A EAD e o m-learning Contribuições possíveis: contexto e flexibilidade Por Sandro Rigo UNISINOS – Unisinos Virtual
2
A EAD e o m-learning: contexto e flexibilidade
Alguns fatos na EAD: Mediação digit al Conteúdos abertos (em expansão) Integração e diversificação de mídias Flexibilidade de tempo ou espaço Necessidades e preferências observadas e atendidas
3
A EAD e o m-learning: contexto e flexibilidade
Algumas tendências: Dispositivos móveis Maior flexibilidade de tempo ou espaço Mediação digit al – personalizada Ampliação de uso de redes e colaboração
4
A EAD e o m-learning: contexto e flexibilidade
Objetos de aprendizagem Potencializam a aprendizagem Adequados ao perfil cognitivo do aluno Ampliação das características de interação e experimentação Produção dispendiosa, em geral Equipe multidisciplinar Repositórios para acesso livre
5
A EAD e o m-learning: contexto e flexibilidade
Mobilidade Permite integrar “contexto” como elemento fundamental nos materiais instrucionais/objetos de aprendizagem Possibilita flexibilidade aos usuários Potencializa relações através de proximidade Melhores dispositivos, com maior diversidade de recursos (sensores, GPS, vídeo, áudio, imagens, processamento, jogos)
6
A EAD e o m-learning: contexto e flexibilidade
Recursos Interação por voz (VoiceXml) e Síntese de Voz Realidade Aumentada (em dispositivos móveis) E-reader, ipad, ...
7
A EAD e o m-learning: contexto e flexibilidade
Web Semântica Facilita a detecção e o tratamento de contexto Tratamento de interações e processos Integração de recursos diversos (PLN, mineração de dados, síntese de voz, agentes comunicacionais, integração e compartilhamento de dados,...)
8
A EAD e o m-learning: contexto e flexibilidade
Projetos na unisinos LOCAL (identificação de localização do aprendiz e ampliação de oferta de oportunidades de materiais e relacionamentos. Prof. Jorge Barbosa, PIPCA) COMTEXT (uso de dispositivos móveis para apoio na identificação de competências e qualificação de trabalhadores móveis. Prof. Amarolinda Saccol) MINGLE (ubiqüidade, formação espontânea de relacionamentos, baseados em proximidade; Prof. Cristiano Costa, PIPCA)
9
A EAD e o m-learning: contexto e flexibilidade
Algumas possibilidades: Utilização de informações de contexto Potencialização da aprendizagem Maior flexibilidade de tempo ou espaço Mediação digital facilitada Ampliação de uso de redes e colaboração Acesso facilitado e adequado
10
A EAD e o m-learning: contexto e flexibilidade
Obrigado!
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.