A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Margarete Lazzaris Kleis Delinea – Tecnologia Educacional

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Margarete Lazzaris Kleis Delinea – Tecnologia Educacional"— Transcrição da apresentação:

1 Margarete Lazzaris Kleis Delinea – Tecnologia Educacional
Inclusão em EaD Acesso e interação Margarete Lazzaris Kleis Delinea – Tecnologia Educacional

2 O Brasil é o 5º país com o maior número de conexões à Internet.
Ibope/Nielsen em dezembro de 2009

3 Em setembro eram 66,3 milhões de internautas
Em setembro eram 66,3 milhões de internautas. Três meses depois somam 67,5 milhões... Ou seja: Em apenas 3 meses surgiram 1,2 milhões de novos brasileiros e brasileiras com mais de 16 anos na internet Ibope/Nielsen em dezembro de 2009

4 No caso da Educação à Distância, o desafio são os vários perfis de usuários...

5 Os materias e mídias precisam ser planejadas a partir do perfil dos usuários

6 Tipos de Acessos Nas áreas urbanas, 44% da população está conectada à internet. 97% das empresas e 23,8% dos domicílios brasileiros estão conectados à internet

7 Tipos de Acessos Em um bom material impresso para EaD ou em uma vídeo-aula pode haver interatividade desde que conversem com o aluno e o instiguem a buscar situações que ele identifique com o que está sendo mostrado.

8 Voltando à Internet… 27,5 milhões acessam regularmente a Internet de casa, número que sobe para 36,4 milhões se considerados também os acesso do trabalho (jul/2009). 38% das pessoas acessam à web diariamente; 10% de quatro a seis vezes por semana; 21% de duas a três vezes por semana; 18% uma vez por semana. Somando, 87% dos internautas brasileiros entram na internet semanalmente

9 Democratização do Acesso
Segundo Alexandre Sanches Magalhães, gerente de análise do Ibope//NetRatings, o ritmo de crescimento da internet brasileira é intenso. A entrada da classe C e D para o clube dos internautas deve continuar a manter esse mesmo compasso forte de aumento no número de usuários residenciais

10 A preparação do Docente…
Faltam disciplinas e eixos temáticos nos Cursos de Formação Docente sobre o uso das TICs na educação. Os professores precisam ser preparados frente aos vários papéis que encontrarão na Educação a Distância

11 Formas de Interação Podemos citar o uso da Web 2.0 como o acesso ilimitado a blogs, wikis, comunicadores instantâneos como o msn, comunidades virtuais, s, etc. Além de todas essas alternativas de interação entre professores e alunos ainda estes podem encontrar na internet ferramentas gratuitas como dicionários e tradutores para auxiliar nos estudos, bem como plataformas de compartilhamento de arquivos e no compartilhamento de vídeos pelo You Tube.

12 Desafio para os Professores e Instituições de Ensino
As tecnologias estão cada vez mais ampliando o conceito de interatividade e estão redesenhando a educação, criando novas e interessantes oportunidades de ensino e aprendizagem, mais personalizadas, sociais e flexíveis, apesar de muitas delas não terem sido produzidas especificamente para aprendizagem.

13 As novas tecnologias: permitem a interatividade
ampliam a sensorialidade e a afetividade rompem com a linearidade e com a separação emissor/receptor.

14 É importante estarmos atentos para essa nova tendência, para esse novo receptor.
Precisamos pensar em um novo modelo de processo ensino-aprendizagem para fazer da sala de aula um espaço diversificado e dinâmico.


Carregar ppt "Margarete Lazzaris Kleis Delinea – Tecnologia Educacional"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google