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O Turismo e os Direitos do Consumidor

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Apresentação em tema: "O Turismo e os Direitos do Consumidor"— Transcrição da apresentação:

1 O Turismo e os Direitos do Consumidor
Comitê de Políticas para os Consumidores - ISO/Copolco Ações de Educação para o Consumo - A Experiência do Inmetro 22 de maio de 2007 Salvador/BA Paulo Coscarelli Diretor Substituto da Diretoria da Qualidade

2 Nosso principal produto CONFIANÇA
Missão do Inmetro “Prover confiança à sociedade brasileira nas medições e nos produtos, através da metrologia e da avaliação da conformidade, promovendo a harmonização das relações de consumo, a inovação e a competitividade”. Nosso principal produto CONFIANÇA

3 Inmetro - Principais Atividades
Metrologia Científica e Industrial Metrologia Legal Ponto Focal de Barreiras Técnicas Acreditação de Organismos e Laboratórios Avaliação da Conformidade Educação para Metrologia e Qualidade As atividades do Inmetro impactam de forma ampla o cotidiano do país.

4 As ações do Inmetro propiciam:
Fortalecimento do mercado interno Proteção do consumidor Competitividade da empresa brasileira Aumento das exportações Fortalecimento da concorrência Desenvolvimento industrial e tecnológico O Inmetro está presente em todos os estados do Brasil.

5 Educação para a Metrologia e Qualidade
“O mercado interno exigente é um dos principais fatores que leva uma nação a ser competitiva.” (Michael Porter - A Vantagem Competitiva das Nações) Estudo de 4 anos sobre o comportamento de 10 nações que, juntas, detêm 50% das exportações mundiais. O consumidor como indutor do processo de melhoria da qualidade.

6 Para exercer a sua função de indutor do processo de melhoria da qualidade, o consumidor precisa ter a sua disposição uma ferramenta fundamental ...

7 ... a INFORMAÇÃO!!!

8 Assimetria de Informação
consiste no fato de uma das partes envolvidas em uma negociação dispor de mais informação que a outra; aquele que possui a informação mais completa leva vantagem; um conjunto de problemas que resulta na ineficiência de toda a atividade econômica; induz o consumidor a uma escolha errada; propicia a criação de um ambiente de concorrência desleal no mercado.

9 Ações voltadas para a Orientação e Incentivo à Qualidade - Objetivos
manter o consumidor informado a respeito da tendência da qualidade de produtos e serviços; capacitar o consumidor a tomar adequadas decisões de compra, uso e descarte de produtos, levando em consideração outros atributos do produto, além do preço; tornar o consumidor um indutor do processo de melhoria da qualidade de produtos e serviços; aumentar a competitividade da indústria nacional; apoiar o setor produtivo brasileiro no aperfeiçoamento do produto nacional, com foco no mercado interno e no acesso a novos mercados

10 Programa de Análise de Produtos
11 anos de parceria com o programa Fantástico da Rede Globo de Televisão divulgações através de páginas de jornais e revistas especializadas na defesa do consumidor 245 produtos/serviços analisados 2.844 marcas analisadas 900 minutos de divulgação 48% do total de marcas analisadas consideradas não conformes 124 ações de melhoria da qualidade negociadas com os diferentes atores envolvidos - certificação compulsória, criação/revisão de normas técnicas, criação de programas setoriais de qualidade, ação de autoridades regulamentadoras, ...

11 Portal do Consumidor 5 anos de lançamento
parceria com IDEC, DPDC e Fórum Nacional dos Procons 9,14 milhões de acessos 21,8 milhões de páginas visualizadas 1.187 de sites divulgadores 5 pontos na avaliação de relevância do Google 1ª referência do Google quando a palavra procurada é “consumidor” - o resultado da busca oferece mais de 29 milhões de referências diversidade de serviços oferecidos - ferramenta de busca, notícias, enquetes, chats, hospedagem de sites, ... site acessível aos portadores de necessidades especiais - seja física ou tecnológica

12 Produção de Material Informativo
6 anos de lançamento foco na disseminação de conhecimentos sobre a atividade de Avaliação da Conformidade - conceitos, objetivos, importância e benefícios 38 títulos de materiais produzidos para diferentes públicos e em diferentes formatos (cartilhas em quadrinhos, folderes com informações técnicas, vídeos, releases para a imprensa, ...) 150 mil materiais distribuídos em 2006 a distribuição abrange todos os estados brasileiros

13 Formação de Multiplicadores em Educação para o Consumo
5 anos de lançamento coleção Educação para o Consumo Sustentável, em parceria com o IDEC - 4 livros, 5 temas: Publicidade, Ética, Saúde e Segurança, Meio Ambiente e Direitos do Consumidor público-alvo: sociedade civil organizada 25 cursos realizados 1.024 multiplicadores formados 17 estados brasileiros atingidos exemplos de resultados qualitativos: inserção do tema no currículo escolar do sistema municipal e estadual de ensino, criação de fóruns de defesa do consumidor, uso do material didático em escolas, criação do Fórum Nacional de Multiplicadores em Educação para o Consumo, na Internet.

14 Selos de Identificação da Conformidade
Portaria Inmetro nº 73/2006 ANTES DEPOIS Informação mais qualificada para o consumidor Combate ao uso abusivo e indevido da marca do Inmetro

15 O desafio é do tamanho do Brasil!!!!

16 Reconhecimento do Inmetro
Resultados da Pesquisa IBOPE 65% da população conhece o Inmetro. 89% dos que conhecem, confiam. 86% da população com nível superior, confia. Inmetro Em 2005 e 2006, considerado pelo Idec como a autoridade regulamentadora que melhor atua em prol do consumidor.

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18 OBRIGADO!!! Contatos Diretoria da Qualidade dqual@inmetro.gov.br
Sítio do Inmetro Central de Atendimento ao Consumidor Portal do Consumidor OBRIGADO!!!


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