A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

VIOLENCIA, TRABALHO E GENERO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "VIOLENCIA, TRABALHO E GENERO"— Transcrição da apresentação:

1 VIOLENCIA, TRABALHO E GENERO
Painel: Trabalho, saude coletiva e globalização: quais possibilidades? (coord. Jussara Brito) VIOLENCIA, TRABALHO E GENERO

2 Transformações do trabalho no contexto da globalização
Tres dimensões da globalização Globalização e gênero: novas oportunidades e novas desigualdades: - mutações industriais e dos serviços - internacionalização do trabalho reprodutivo (« care »)

3 Processos de desemprego, flexibilização e precarização do trabalho
Legitimação social e cientifica da flexibilidade e da precariedade Debate sobre as alternativas (de juristas e economistas e dos movimentos sociais)

4 Definição de ato violento (Nações Unidas)
« todo ato, omissão ou conduta que serve para causar sofrimentos fisicos, sexuais ou mentais, diretamente ou indiretamente por meio de trapaças,, de seduções, de ameaças, de coerção ou de todo outro meio, a toda mulher, tendo por objetivo e por consequência intimida-la, puni-la ou humilia-la ou mante-la em papeis estereotipados ligados ao seu sexo, ou recusar sua dignidade humana, sua autonomia sexual, sua integridade fisica, mental e moral, ou ameaçar sua segurança pessoal, seu amor-proprio ou sua personalidade, ou diminuir suas capacidades fisicas ou intelectuais ».

5 Enquête ENVEFF

6 VIOLENCIA CONTRA AS MULHERES NO TRABALHO (SUMER, Jennifer Bué)
A pesquisa mostra que as trabalhadoras declaram mais do que os trabalhadores que elas vivem situações de tensão com os usuarios/clientes durante o seu trabalho. Elas ressentem mais riscos de agressão verbal e fisica e declaram mais frequentemente esse tipo de agressão. Quanto às situações de assédio, elas respondem mais frequentement que os homens que « elas são ignoradas », que « são objeto de observações desagradaveis », que « são impedidas de se exprimir », que« são ridicularizadas em publico» 


Carregar ppt "VIOLENCIA, TRABALHO E GENERO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google