A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto Lectionautas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto Lectionautas."— Transcrição da apresentação:

1 Projeto Lectionautas

2 1. CELAM - CEBIPAL Vários contatos feitos: VII Assembleia Geral da FEBIC (Tanzânia junho 2008); Encontros de Bispos ligados à Bíblia; 1º Encontro Latinoamericano e Caribenho de Animação Bíblica da Pastoral (9- 12/07/09).

3 2. SOCIEDADES BÍBLICAS UNIDAS – SOCIEDADE BÍBLICA DO BRASIL
Sociedades Bíblicas Unidas é uma fraternidade mundial de Sociedades Bíblicas Nacionais que prestam serviço em mais de 200 países. Seu objetivo é colocar ao alcance de cada pessoa a Bíblia completa ou parte dela, no idioma que possa ler e entender, e a um preço que possa pagar. Distribui mais de 600 milhões de Escrituras cada ano.

4 2. SOCIEDADES BÍBLICAS UNIDAS – SOCIEDADE BÍBLICA DO BRASIL
“A colaboração da Igreja Católica, em diferentes níveis, com as Sociedades Bíblicas Unidas, tem sido uma experiência mútua enriquecedora” (Cardeal Walter Kasper). Presença das Sociedades Bíblicas Unidas no Sínodo. S.S. Benedicto XVI recibe la Biblia de Oración con el método de Lectio Divina y el manual de los Lectionautas.

5 2. SOCIEDADES BÍBLICAS UNIDAS – SOCIEDADE BÍBLICA DO BRASIL
Reunião com Ricardo Crzona - Consultor das Sociedades Bíblicas Unidas e a direção da Sociedade Bíblica do Brasil, apresentando o desejo do Brasil, através da CNBB, abraçar o projeto LECTIONAUTAS (SP, 03 de junho 2009).

6 3. PROJETO LECTIONAUTAS O que é?
Um projeto para uma Igreja missionária no Continente. Um programa de Lectio Divina para discípulos missionários jovens. Um esforço conjunto do CEBIPAL/CELAM e as Sociedades Bíblicas Unidas a serviço da Igreja Católica na América Latina e Caribe.

7 3. PROJETO LECTIONAUTAS O que é?
Um programa para Internautas jovens oferecendo itinerários e instrumentos para capacitá-los a serem discípulos missionários, mediante a escuta e anúncio da Palavra de Deus com o método da Lectio Divina, adaptada à linguagem jovem.

8 3. PROJETO LECTIONAUTAS Como se configura?
O projeto consiste num portal: Contem vários links, mas o forte é o da LEITURA ORANTE DOMINICAL (Programa da Lectio Divina) para jovens a partir das leituras dominicais, especialmente do evangelho; com texto e áudio (nas línguas: espanhol, inglês, português e italiano).

9 3. PROJETO LECTIONAUTAS Como se configura?
Desse portal se beneficiam, semanalmente, cerca de 300 mil jovens internautas que não se envolvem necessariamente no cotidiano com a Palavra de Deus e outro grupo são jovens comprometidos e militantes com o anúncio da Boa Nova de Jesus Cristo da Igreja Católica. Desses já temos cerca de 20 mil jovens inscritos (presencial).

10 3. PROJETO LECTIONAUTAS Como se configura?
Atualmente, são 18 países que usam o programa da LEITURA ORANTE DOMINICAL oferecido pelo Projeto LECTIONAUTAS (Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Bolívia, Peru, Colômbia, Venezuela, Costa Rica, Panamá, El Salvador, Nicarágua, Honduras, Guatemala, Porto Rico, República Dominicana, México, Haiti).

11 3. PROJETO LECTIONAUTAS Como se configura?
Além do Portal, há também um Manual do Programa LECTIO DIVINA PARA JOVENS, produzido conjuntamente pelas SBU + CEBIPAL.

12 3. PROJETO LECTIONAUTAS Quem financia?
As Sociedades Bíblicas Unidas estão financiando o Projeto.

13 Quais passos são pedidos à CNBB?
3. PROJETO LECTIONAUTAS Quais passos são pedidos à CNBB? 1. Amadurecer a idéia e abraçar o Projeto LECTIONAUTAS. 2. Determinar as instâncias que deverão criar a estrutura de implantação do Projeto: Comissão Bíblica Catequética, Setor da Juventude, Setor de Comunicação, Pastoral das Universidades...(?) 3. Assumir o conteúdo produzido pelo CEBIPAL (do manual e do portal), com tradução para o português de texto e imagem.

14 3. PROJETO LECTIONAUTAS Como implantar?
Etapa de articulação: A CNBB com as coordenações de Catequese e Juventude. Etapa de Formação: Encontros para Treinamento de Jovens a fim de capacitá-los no método da Lectio Divina e uso do Programa (Já foram capacitados 20 mil jovens). Etapa da multiplicação: os monitores serão os responsáveis pela multiplicação da leitura orante através do Projeto Lectionautas.

15 Já existe um projeto para crianças: www.discipulitos.com
É um programa que oferece ferramentas para trabalhar com crianças levando-as pelo processo de discipulado à missão desde pequenas, entendendo que elas também são Igreja.


Carregar ppt "Projeto Lectionautas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google