A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Federação Espírita Brasileira Módulo XVIII: Esperanças e Consolações

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Federação Espírita Brasileira Módulo XVIII: Esperanças e Consolações"— Transcrição da apresentação:

1 Federação Espírita Brasileira Módulo XVIII: Esperanças e Consolações
Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita PROGRAMA FUNDAMENTAL Módulo XVIII: Esperanças e Consolações

2 Penas e gozos terrestres
ROTEIRO 1 Penas e gozos terrestres

3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Explicar o que é felicidade e infelicidade terrestres, segundo o Espiritismo. Refletir a respeito das conseqüências dos atos humanos.

4 O ser humano ainda não pode gozar de completa felicidade no planeta porque [...] a vida lhe foi dada como prova ou expiação. Dele, porém, depende a suavização de seus males e o ser tão feliz quanto possível na Terra. Allan Kardec: O livro dos espíritos, questão 920. O homem é quase sempre o obreiro da sua própria infelicidade. Praticando a lei de Deus, a muitos males se forrará e proporcionará a si mesmo felicidade tão grande quanto o comporte a sua existência grosseira. Allan Kardec: O livro dos espíritos, questão 921.

5 Já nesta vida somos punidos pelas infrações, que cometemos, das leis que regem a existência corpórea, sofrendo os males conseqüentes dessas mesmas infrações e dos nossos próprios excessos. Se, gradativamente, remontarmos à origem do que chamamos as nossas desgraças terrenas, veremos que, na maioria dos casos, elas são a conseqüência de um primeiro afastamento nosso do caminho reto. Desviando-nos deste, enveredamos por outro, mau, e, de conseqüência em conseqüência, caímos na desgraça. Allan Kardec: O livro dos espíritos, questão 921 – comentário.

6 Vive o homem incessantemente em busca da felicidade, que também incessantemente lhe foge, porque felicidade sem mescla não se encontra na Terra. Entretanto, mau grado às vicissitudes que formam o cortejo inevitável da vida terrena, poderia ele, pelo menos, gozar de relativa felicidade, se não a procurasse nas coisas perecíveis e sujeitas às mesmas vicissitudes, isto é, nos gozos materiais em vez de a procurar nos gozos da alma, que são um prelibar dos gozos celestes, imperecíveis; em vez de procurar a paz do coração, única felicidade real neste mundo, ele se mostra ávido de tudo o que o agitará e turbará, e, coisa singular! o homem, como que de intento, cria para si tormentos que está nas suas mãos evitar. [...] Que de tormentos, ao contrário, se poupa aquele que sabe contentar-se com o que tem, que nota sem inveja o que não possui, que não procura parecer mais do que é. Esse é sempre rico, porquanto, se olha para baixo

7 de si e não para cima, vê sempre criaturas que têm menos do que ele
de si e não para cima, vê sempre criaturas que têm menos do que ele. É calmo, porque não cria para si necessidades quiméricas. E não será uma felicidade a calma, em meio das tempestades da vida? KARDEC, Allan. O evangelho segundo o espiritismo. Cap. 5, Item 23, p Sabemos que o planeta [...] Terra pertence à categoria dos mundos de expiação e provas, razão por que aí vive o homem a braços com tantas misérias. KARDEC, Allan. O evangelho segundo o espiritismo. Cap. 3, item 4, p. 77.

8 Devemos lembrar que a nossa precária evolução espiritual representa sério obstáculo à correta utilização do livre-arbítrio, de forma que as nossas escolhas nem sempre são as mais acertadas. Entretanto, à medida que vamos incorporando maior cabedal de conhecimento e de moralidade, passamos a dar menos importância às exigências impostas pela vida no plano material. Neste sentido, o sentimento de posse, em geral aceito como um estado de felicidade plena, é substituído por outro: o de desprendimento das coisas materiais. Vemos, então, que verdadeiramente [...] infeliz o homem só o é quando sofre da falta do necessário à vida e à saúde do corpo. Todavia – é oportuno destacar –, pode acontecer que essa privação seja de sua culpa. Então, só tem que se queixar de si mesmo. Se for ocasionada por outrem, a responsabilidade recairá sobre aquele que lhe houver dado causa. KARDEC, Allan. O livro dos espíritos. Questão 927, p. 482.

9 CONCLUSÃO: O que consiste a felicidade na Terra é coisa tão efêmera para aquele que não tem a guiá-lo a ponderação, que, por um ano, um mês, uma semana de satisfação completa, todo o resto da existência é uma séria de amarguras e decepções. E notai, meus caros filhos, que falo dos venturosos da Terra, dos que são invejados pela multidão. Conseguintemente, se à morada terrena são peculiares as provas e a expiação, forçoso é se admita que, algures, moradas há mais favorecidas, onde o Espírito, conquanto aprisionado ainda numa carne material, possui em toda a plenitude os gozos inerentes à vida humana. Tal a razão por que Deus semeou, no vosso turbilhão, esses belos planetas superiores para os quais os vossos esforços e as vossas tendências vos farão gravitar um dia, quando vos achardes suficientemente purificados e aperfeiçoados. KARDEC, Allan. O evangelho segundo o espiritismo. Cap. 5, Item 20, p


Carregar ppt "Federação Espírita Brasileira Módulo XVIII: Esperanças e Consolações"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google