A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto de Banco de Dados

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto de Banco de Dados"— Transcrição da apresentação:

1 Projeto de Banco de Dados
Aula 2 – Visões do Banco de Dados Modelo Conceitual

2 Aula anterior Sociedade do conhecimento
Importância dos sistemas de informação para o desenvolvimento dos modelos de gestão Sistema de Informação e banco de dados Ciclo de vida Projeto de banco de dados

3 Agenda Modelos de Bancos de dados
Modelo conceitual Modelo de representação Modelo físico Dependências funcionais e normalização

4 Modelos de Bancos de Dados
Problema a falta de abordagens adequadas para o projeto de um banco de dados pode incorrer em resultados indesejáveis como ineficiência em atender a demanda de aplicações problemas com a manutenção do banco de dados Geralmente a causa disso é a falta de clareza em entender a natureza exata dos dados em um nível conceitual (abstrato).

5 Projeto de Banco de dados
O projeto de um banco de dados é decomposto em: Projeto Conceitual, Projeto Lógico e Projeto Físico

6 Projeto Conceitual Usa como base a especificação dos requisitos produzindo: Esquema conceitual do banco de dados. Um esquema conceitual é uma descrição em alto nível da estrutura do banco de dados, independente do (SGBD) adotado para implementá-lo. Um modelo conceitual (por exemplo, o modelo Entidade-Relacionamento) é usado para descrever os esquemas conceituais. O propósito Descrever o conteúdo de informação do bd ao invés das estruturas de armazenamento que serão necessárias para gerenciar essa informação..

7 Projeto Lógico Objetivo:
avaliar o esquema conceitual frente às necessidades de uso do banco de dados pelos usuários/aplicações, realizando Possíveis refinamentos para alcançar maior desempenho A tarefa final do projeto lógico é a geração do esquema lógico correspondente ao esquema conceitual resultante do refinamento .

8 Esquema lógico Um esquema lógico é uma descrição da estrutura do bd que pode ser processada por um SGBD. Um modelo lógico é usado para: especificar esquemas lógicos. Os modelos lógicos mais conhecidos para bancos de dados convencionais, pertencem a três classes: relacional, em redes e hierárquico Modelo relacional o mais amplamente usado atualmente. O projeto lógico depende da classe do modelo de dados usado pelo SGBD, mas não do SGBD específico usado.

9 Projeto Físico Toma por base o esquema lógico para construir o esquema físico. Um esquema físico é uma descrição da implementação do bd em memória secundária; Descreve as estruturas de armazenamento e métodos de acesso usados para efetivamente realizar o acesso aos dados. O projeto físico é direcionado para um SGBD específico (por exemplo: Oracle, Sybase, OpenIngres, Access). Decisões tomadas durante o projeto físico, para melhorar o desempenho, podem afetar a estrutura do esquema lógico.

10 Uma vez que o projeto físico do banco de dados é completado, os esquemas lógico e físico são expressos usando a linguagem de definição de dados do SGBD adotado. O banco de dados é criado e populado e pode ser testado para se tornar operacional.

11 Atenção ao projeto conceitual!!!
O esquema físico do banco de dados é influenciado pelas fases por que passou a construção do banco de dados. A fase de projeto conceitual é tida como uma das mais (senão a mais) delicadas em todo esse processo, Depende da habilidade do projetista do bd e das qualidades do modelo de dados adotado para a elaboração do esquema conceitual

12 Projeto Conceitual A meta nessa fase é obter um esquema conceitual do banco de dados que seja tão completo e expressivo quanto possível. Esse esquema deve procurar expressar o máximo da semântica envolvida na informação.

13 Representando o modelo conceitual
Mecanismos de representação de alto nível empregados: hierarquias de subconjunto e de generalização, representação de restrições de cardinalidade e atributos compostos e multivalorados. Para a representação do esquema conceitual geralmente utiliza-se uma extensão do modelo Entidade-Relacionamento.

14 Modelo de dados Semânticos
Modelos de dados são veículos para descrever a realidade. Um modelo de dados é uma coleção de conceitos que podem ser usados para descrever um conjunto de dados e operações para manipular os dados. Os modelos de dados servem de base para o desenvolvimento de SGBDs.

15 Modelos de Dados Semânticos
Modelos conceituais Ferramentas para representar a realidade em alto nível de abstração; Modelos lógicos Suportam descrições de dados que podem ser processados por um computador Modelos relacional, hierárquico, em redes Esses modelos são facilmente mapeados para a estrutura física do banco de dados .

16 Abstrações no Projeto Conceitual de Banco de Dados
Permitem melhor representar a semântica da informação envolvida na aplicação. Abstração de Classificação: é usada para agrupar objetos similares, caracterizados por propriedades comuns, em classes de objetos. Ex: classe EMPREGADO - instancias : (João, Pedro, ..., Maria). A classificação estabelece um relacionamento É-INSTANCIA-DE entre cada elemento da classe e a classe.

17 Abstrações no Projeto Conceitual de Banco de Dados
Abstração de Agregação: é um conceito de abstração para construir objetos compostos a partir de seus objetos componentes. Ex: Uma entidade é uma agregação de atributos: PESSOA, composta por Nome, Sexo, Profissão; Um relacionamento é uma agregação de entidades e atributos; Um atributo composto é uma agregação de atributos; Pode-se agregar entidades relacionadas entre si, compondo uma entidade de nível mais alto. Essa abstração estabelece um relacionamento É-PARTE-DE entre os componentes e a classe.

18 Abstrações no Projeto Conceitual de Banco de Dados
Abstração de Generalização: define um relacionamento de subconjunto entre os elementos de duas ou mais classes. Ex: classes CARRO e BICICLETA são subconjuntos da classe VEÍCULO. Essa abstração estabelece um relacionamento É-UM entre a classe pai (chamada superclasse) e cada classe filha (subclasse). As subclasses são definidas com base em alguma característica da superclasse. No exemplo dado, essa característica é tipo de veículo (Carro, Bicicleta). Propriedade Fundamental da Generalização: Todas as abstrações definidas para a classe genérica são herdadas por todas as classes que são subconjunto.

19 Modelo Entidade Relacionamento
Proposto por Peter Chen em 1976, sendo que originalmente o modelo incluía somente os conceitos de entidade, relacionamento e atributos As entidades representam classes de objetos do mundo real. São representadas graficamente através de um retângulo. Relacionamentos representam associações entre duas ou mais entidades. Os relacionamentos são representados graficamente através de losangos. Os atributos representam propriedades das entidades ou dos relacionamentos.

20


Carregar ppt "Projeto de Banco de Dados"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google