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CENTRO UNIVERSITÁRIO PLÍNIO LEITE – UNIPLI DEPARTAMENTO DE TURISMO TURISMO E POPULAÇÃO LOCAL: A RELAÇÃO ENTRE O TURISTA E O MORADOR DE RIO DAS OSTRAS,

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1 CENTRO UNIVERSITÁRIO PLÍNIO LEITE – UNIPLI DEPARTAMENTO DE TURISMO TURISMO E POPULAÇÃO LOCAL: A RELAÇÃO ENTRE O TURISTA E O MORADOR DE RIO DAS OSTRAS, A PARTIR DO DESENVOLVIMENTO DO TURISMO, NA CIDADE JOSIANNE SANTOS TELES

2 OBJETIVOS  Identificar quais foram as melhorias e os problemas causados pelo turismo na cidade de Rio das Ostras;  Analisar as melhorias e os problemas encontrados;  Apresentar propostas para minimizar os efeitos negativos causados pelo turismo na cidade, e maximizar as potencialidades turísticas encontradas na região, objetivando a harmonia entre a população local e os turistas.

3 ASSUN TOS ABORDADOS

4 AUTORES  Mário Carlos Beni  OMT – Organização Mundial do Turismo  Antônio Pereira Oliveira  Adyr Balasteri Rodrigues  Arlete Moysés Rodrigues  Doris Ruschmann  Marco Aurélio Tarlombani da Silveira  Marcelo José Lopes de Souza  Salah-Eldin Abdel Wahab

5 METODOLOGIA DE PESQUISA  Pesquisa Bibliográfica, Documental e de Campo  Questionários direcionados à população e aos turistas, a fim de analisar, sob diferentes pontos de vista, quais os benefícios do turismo para Rio das Ostras.

6 RIO DAS OSTRAS  A história de Rio das Ostras é conhecida a partir do século XVI, quando estava situada na Capitania de São Vicente e era habitada por índios Tamoio e Goitacazes. A cidade era denominada de Rio Leripe, que significava molusco ou ostra grande.  Após da construção da Rodovia Amaral Peixoto e da instalação da Petrobrás, no município de Macaé, vizinho à cidade de Rio das Ostras, que o município teve um grande e importante crescimento populacional e econômico, tornando a emancipação político- administrativo do município de Casimiro de Abreu, em 10 de abril de 1992.  Atualmente, o município de Rio das Ostras situa-se entre polos de desenvolvimento, ao sul turístico-comercial (Região dos Lagos) e ao norte petrolífero canavieiro (Campos/Macaé).

7

8 TURISMO

9 A praia mais famosa de Rio das Ostras é, sem dúvida, a praia de Costazul. A praia tem, aproximadamente de 2,3 Km e largura entre 10 e 30 metros. Esta área de lazer e contemplação abriga a escultura de uma Baleia Jubarte, com 20 metros de comprimento de estrutura metálica, recoberta com chapas de bronze e liga de latão

10 Construído pelos escravos em meados do século XVIII, o Poço de Pedras do Largo de Nossa Senhora da Conceição serviu como marco para a construção da cidade de Rio das Ostras.

11 O Parque dos Pássaros ocupa uma área preservada de oito hectares de formações úmidas e mata de restinga, povoada por uma rica fauna, característica da Mata Atlântica.

12 RESULTADOS DA PESQUISA  Transporte Com relação ao transporte público, podemos ver que 24% dos turistas consideram bom o serviço prestado, 40% acham que esse transporte é regular, e 36% demonstram insatisfação com esse serviço, dizendo ser ruim. Dos moradores entrevistados, 40% consideram o transporte público bom, 44% acham regular e 16% informam ser ruim

13  Segurança Observamos que 4% do entrevistados dizem que a segurança é boa, 28% consideram regular, e a grande maioria, diz que a segurança é ruim.

14  Saúde O gráfico que nos mostra os dados relacionados à saúde nos diz que 4% dos moradores consideram a saúde da cidade ótima, 16% consideram bom, 32% acham a saúde funciona de forma regular, e 46% consideram ruim.

15  Saneamento Básico Com relação ao saneamento básico, 8% informam ser bom, 44% consideram regular, e a maioria considera o saneamento básico da cidade ruim.

16  Relação com Turistas Para 16% dos entrevistados, a relação com os turistas é ótima, para 40% existe uma boa relação entre as partes, 16% considera essa relação regular, e para 28%, a relação é péssima. Essas relações são justificadas da seguinte forma: 44% dos moradores acham que a atividade turística movimenta a economia da cidade, 12% acham que aumenta a oferta de empregos, 16% dizem que o movimento de turistas na cidade complica o trânsito no local, e 28% relatam que os estabelecimentos ficam superlotados.

17  Período em que Visita a Cidade Observamos que 36% dos turistas visitam a cidade no Carnaval, 4%, no Encontro de Motociclistas, 8%, no Natal, 16%, nos feriados, 4%, no Aniversário do Município, 8%, no Festival de Jazz a Blues, 12%, no Reveillon e 8%, outros.

18 CONCLUSÃO  Buscando solucionar os problemas apontados, é possível que o Município de Rio das Ostras e seus atrativos se tornem um produto turístico sustentável e de qualidade, não apenas colaborando para com o crescimento econômico e turístico da cidade, mas também para a melhoria da qualidade de vida e de lazer da comunidade local.


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