Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMirela Flora Alterado mais de 11 anos atrás
2
03/04/07 a.i.santos@open.ac.uk OpenLearn: Recursos Educacionais Abertos: o caminho para a universidade do futuro? Andreia Inamorato dos Santos Research and Evaluation Team- OpenLearn Institute of Educational Technology
3
Andreia Inamorato dos Santos Equipe de Pesquisa e Avaliação 03/04/07 Visão geral O que é aprendizagem aberta? O que são recursos educacionais abertos? OpenLearn (www.open.ac.uk/openlearn)www.open.ac.uk/openlearn Tecnologias aplicadas à aprendizagem auto- direcionada e formação de comunidades de aprendizagem Exemplo Nacional: RIVED Qual o futuro da universidade?
4
Andreia Inamorato dos Santos Equipe de Pesquisa e Avaliação 03/04/07 Aprendizagem aberta Aprendizagem Aberta é um termo usado para descrever cursos desenvolvidos de forma flexível, visando a atender necessidades individuais (Bell & Tight, 1993). Conceito utilizado onde há barreiras ao acesso
5
Andreia Inamorato dos Santos Equipe de Pesquisa e Avaliação 03/04/07 Exemplo: The Open University - UK Fundada em 1969 Aproximadamente 250.000 alunos Maior universidade da Europa 4.5 (de 5) de satisfação do aluno Aproximadamente 4.500 funcionários 8.000 tutores 13 centros regionais
6
Andreia Inamorato dos Santos Equipe de Pesquisa e Avaliação 03/04/07 Filosofia de abertura Missão: propiciar o acesso a educação superior a todos que não tiveram a oportunidade Supported Open Learning (Aprendizagem Aberta Apoiada)
7
Andreia Inamorato dos Santos Equipe de Pesquisa e Avaliação 03/04/07 Apoio ao aluno: passo-a-passo Entrada do estudante: Informação, aconselhamento e acompanhamento; inclusive financeiro Início do curso:Introdução à aprendizagem aberta apoiada e a como estudar Durante o curso: Serviços de suporte aos estudos, aconselhamento e orientação profissional (desenvolvimento profisional continuado) Ao término dos estudos: Aconselhamento profissional
8
Andreia Inamorato dos Santos Equipe de Pesquisa e Avaliação 03/04/07 Pedagogia: Blended learning Mix de métodos: materiais impressos contatos telefônicos (com tutores) recursos audiovisuais (cd-rom, dvd,audio) webconferências (Moodle/ Lyceum) encontros presenciais ocasionais Internet (biblioteca online)
9
Andreia Inamorato dos Santos Equipe de Pesquisa e Avaliação 03/04/07 Recursos Educacionais Abertos Reider Roll: Recursos Educacionais Abertos são uma estratégia para aumentar o acesso a materiais educacionais eletrônicos (Stover, in Distance Education Report, 15 de Junho de 2005)
10
Andreia Inamorato dos Santos Equipe de Pesquisa e Avaliação 03/04/07 Objetivos dos REAs o acesso livre à informação concebida para promover a aprendizagem a oferta de cursos de qualidade para cidadãos em qualquer lugar do mundo que tenham acesso à internet a oportunidade para a construção do saber de forma colaborativa, o uso da tecnologia na promoção da inclusão educacional (Santos, 2006)
11
Andreia Inamorato dos Santos Equipe de Pesquisa e Avaliação 03/04/07 REAs MIT – OpenCourseWare OpenCourseWare Consortium OpenLearn
12
Andreia Inamorato dos Santos Equipe de Pesquisa e Avaliação 03/04/07 Websites Gêmeos: LearningSpace e LabSpace Conteúdo em 11 áreas do conhecimento Unidades de 3-15 hrs de estudo Objetivos da Aprendizagem Atividades de auto- avaliação Fóruns de discussão Download das unidades Edição e reversionamento Ferramentas de colaboração online: - MSG - Flashmeeting - Compendium
13
Andreia Inamorato dos Santos Equipe de Pesquisa e Avaliação 03/04/07 Direitos Autorais Creative Commons License Os recursos podem ser: editados, copiados, distribuídos, modificados mas A fonte original deve ser atribuída e os recursos não podem ser usados para fins comerciais Attribution-NonCommercial-ShareAlike
14
Andreia Inamorato dos Santos Equipe de Pesquisa e Avaliação 03/04/07 RIVED Programa da Secretaria de Educação a Distância – SEED, visando a promover a produção de conteúdos pedagógicos digitais, na forma de objetos de aprendizagem. RIVED
15
Andreia Inamorato dos Santos Equipe de Pesquisa e Avaliação 03/04/07 Até o momento.... Modelos de educação aberta; Conceito de REAs; Modelo de REAs OpenLearn Qual o futuro da universidade?
16
Andreia Inamorato dos Santos Equipe de Pesquisa e Avaliação 03/04/07 Modelos de abertura e certificação – universidade tradicional Avaliação Vestibular Mensalidade Sustentabilidade do processo
17
Andreia Inamorato dos Santos Equipe de Pesquisa e Avaliação 03/04/07 Modelos de abertura e certificação – Open University - UK
18
Andreia Inamorato dos Santos Equipe de Pesquisa e Avaliação 03/04/07 Modelos de abertura e certificação – REAs
19
Andreia Inamorato dos Santos Equipe de Pesquisa e Avaliação 03/04/07 Reflexão... Sendo futurista.... Como você prevê o cenário da utilização de REAs no Brasil e a questão da certificação? Obrigada!
20
Andreia Inamorato dos Santos Equipe de Pesquisa e Avaliação 03/04/07 Leituras sugeridas Livro: Desafios da Educação a Distância na Formação de Professores Secretaria de Educação a Distância (SEED - MEC 2006) Universidade aberta do Brasil: democratização do acesso à educação superior pela rede pública de educação a distância (Mota, Filho & Cassiano) A Universidade Aberta Britânica: aberta às pessoas, lugares, métodos e idéias (Santos, A.)
21
Andreia Inamorato dos Santos Equipe de Pesquisa e Avaliação 03/04/07 Leituras sugeridas Livro: Perspectivas Internacionais em Ensino e Aprendizagem On-line: debates, tendências e experiências Andreia Inamorato dos Santos (org.) Editora Libra Tres – 2006 Recursos Educacionais Abertos: Novas Perspectivas para a Inclusão Educacional Superior via EAD (Santos, A.) Novas tecnologias, técnicas de mapeamento e estratégiaspedagógicas para construção de redes de conhecimento em ambientes virtuais de aprendizagem (Okada, A.)
22
Andreia Inamorato dos Santos Equipe de Pesquisa e Avaliação 03/04/07 Atividade... Se você pudesse estudar um tema de sua preferência, numa situação ideal, qual seria e porquê? (converse com a pessoa ao seu lado – 5 min)
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.