A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Jurássico.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Jurássico."— Transcrição da apresentação:

1 Jurássico

2 Inicio: Há cerca de 208 milhões de anos.
Regiões: Pantanosas e desérticas. Fauna: Predominavam os repteis. Espécie Dominante: Os dinossauros. Divide-se em três: o Jurássico inferior ou Liásico (Lias), o Jurássico médio ou Dogger e o Jurássico superior ou Malm. Era: Mesozóico.

3 Fauna Abundância de repteis em todos os ambientes:
Terra: Dinossauros (mais evoluídos que os primitivos do Triásico) e mamíferos primitivos. Mar: Plesiossauros, Mosasauros Ar: Ptessauros , Archaeopterxy Surgimento das primeiras aves e dos primeiros mamíferos. Aparecimento nos oceanos de crocodilos marinhos e tubarões parecidos com os actuais.

4

5 Flora Durante o Jurássico, o clima quente e húmido fez com que as florestas se proliferassem, o que fez a diversidade de plantas se tornar muito maior que a do Triásico. As plantas predominantes são cicadáceas, ginkgos e coníferas gigantescas (sequóias). Também é neste período que surgem as primeiras plantas com flores.

6 Geologia: O primeiro episódio de riftogénese iniciou-se no Jurássico médio, há cerca de 180 milhões de anos, tendo originado a separação entre a Laurásia (a Norte) e a Gondwana (a Sul). Após uma fase de actividade vulcânica ao longo da fronteira do que são hoje a costa ocidental a América do Norte e a costa noroeste de África, verificou-se a abertura do oceano Atlântico Central. Esta movimentação de placas deu origem, também, ao Golfo do México, o qual foi criado por afastamento entre a América do Norte e a América do Sul. Ao mesmo tempo, do outro lado de África, verificava-se vulcanismo extensivo ao longo das fronteiras entre a África, a Antárctica e Madagáscar, processo este cujo desenvolvimento viria a conduzir à criação do oceano Índico ocidental.

7 Neogénico

8 Inicio: Há cerca de 23 milhões de anos.
Divide-se em três: O Neogénico divide-se em Miocénico, Pilocénico, Pleistocénico e Holocénico. Era: Cenozóico.

9 Fauna Separação da linha dos hominídeos e a linha evolutiva dos grandes macacos africanos (possivelmente na série do Miocénico). Aparecimento dos Australopithecus na época do Pilocénico. O percurso destes hominídeos conduziu ao aparecimento do Homo sapiens sapiens no final da época Pleistocénico.

10 Aparecimento no Neogénico de várias novas espécies, mamíferos de maior porte. Algumas dessas espécies: mamíferos terrestres (ex.: Indricotherium), aves (ex.: Argentavis), lagartos (ex.:Megalania), crocodilos (ex.:Purusaurus) e tubarões (ex.:megalodonte) Evolução das espécies até às existentes na actualidade e aparecimento de novas espécies que ainda hoje prevalecem.

11

12 Angiospérmicas espalharam-se por todo o globo, ultrapassando as gimnospérmicas, que foram dominantes durante a era anterior (Mesozóico). Evolução das espécies vegetais até às presentes da actualidade. Angiospérmicas - plantas cujas sementes se encontram protegidas por uma cápsula e cujo fruto lhes serve de alimento.

13 Posição dos continentes
No inicio do Neogénico os continentes apresentavam semelhanças com a posição actual, mas é neste período que a terra vai chegar as posições actuais. Formação dos Himalaias, contacto entre a placa Euro-asiatica e a placa Africana e ligação entre o continente Norte Americano e o continente Sul Americana são os acontecimentos geográficos mais importantes deste período.

14 Acontecimentos Evolução significativa das aves e mamíferos.
Arrefecimento da temperatura culminando em glaciações. Formação dos Himalaias. Reaparecimento do istmo do Panamá, restabelecendo a ligação terrestre entre a América do Norte e América do Sul. Surgem os primeiros Hominídeos.

15 Bibliografia Félix, J., Sengo, I., Chaves, R. (2006) Geologia. Porto Editora

16 Netgrafia http://www.earthsys.eu/exposicao/painel/14neogenico.jpg


Carregar ppt "Jurássico."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google