A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

QUALIDADE DESENVOLVIDA NA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "QUALIDADE DESENVOLVIDA NA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA"— Transcrição da apresentação:

1 QUALIDADE DESENVOLVIDA NA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA
1. CARACTERIZAÇÃO DA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA A Região Autónoma da Madeira é composta pelas Ilhas:  Madeira (736 Km2),  Porto Santo (42,17 Km2),  Desertas (14,23 Km2) e Selvagens (3,62 Km2),  Encontrando-se a sua capital, Funchal, a cerca de 980 quilómetros de Lisboa.  População residente: pessoas  Densidade populacional de /Km2.  Fluxo turístico de turistas/dia.

2 A Região divide-se em 11 concelhos:
A Madeira é uma Ilha verde com uma exuberante vegetação com um clima temperado e Invernos amenos. A Região divide-se em 11 concelhos:   Funchal,  Câmara de Lobos,  Ribeira Brava,  Ponta de Sol,  Calheta,  Porto Moniz,  São Vicente,  Santana,  Machico,  Santa Cruz,  Porto Santo.

3 Em termos económicos, a Região é caracterizada por:
 forte especialização no sector dos serviços, 64% o turismo é a indústria de maior importância na ilha. A sua oferta hoteleira é composta por camas distribuídas por cerca de 60 hotéis, dos quais:  oito de 5 estrelas,    vinte de 4 estrelas,  treze de 3 estrelas e o restante distribuído por outras categorias.

4 A atractividade da Região tem-se centrado:
 nas condições naturais favoráveis (clima, paisagem, flora e o mar),  na qualidade da oferta.

5 O sector da agricultura
 representa 3,5% do VAB  A superfície agrícola representa apenas cerca de 9% da superfície total. A agricultura desempenha uma função basilar na:  manutenção e conservação da paisagem humanizada factor de equilíbrio ecológico e social. A agricultura é condicionada por um conjunto de factores físicos adversos, como seja o caso:  da orografia.  declive dos terrenos.

6 A agricultura assenta na produção:
 banana,  vinho,  frutos subtropicais e  diversos produtos hortícolas, incluindo a floricultura.

7 O tecido empresarial da Região, é constituído por:
 empresas de muito pequena dimensão O sector do comércio contribui com:  14% para a formação do PIB e  absorve cerca de 10% da população activa.

8 Caracteriza-se por:  uma elevada fragmentação,
 predominam unidades empresariais de pequena dimensão  com baixo valor bruto de produtos por estabelecimento,  É no Concelho do Funchal que se localiza um maior número de estabelecimentos comerciais (55,8%) e onde se realiza 95% do volume de vendas.

9 O sector da indústria, constituído por:
Indústrias orientadas para o mercado regional:  Moagens, massas alimentícias  Alimentos compostos para animais  Lacticínios  Bebidas (cervejas e refrigerantes)  Tabaco Indústrias de base artesanal orientadas para a exportação:  Bordados  Tapeçarias  Vimes  Vinhos Possuem baixos níveis de produtividade que são determinados por:  base tecnológica relativamente atrasada  Fraca utilização de técnicas avançadas de gestão e organização da produção  insuficiências no conhecimento dos mercados

10 Assiste-se actualmente a uma maior dinamização do sector:
 Sistemas de Incentivos ao Investimento  SIBR  SIDERAM  PEDIP II  Criação de parques industriais Tem possibilitado às empresas aí instaladas:  Uma melhor estruturação  Maior economicidade, rentabilidade e produtividade  Melhor prestação de serviços.

11 A nível de infra-estruturas rodoviárias
Tem sido desenvolvido, nos últimos anos, um significativo esforço de investimento com o objectivo de:  Reforçar os níveis de acessibilidade intra-regional  a criação de uma rede hierarquizada de acessibilidades internas

12 A nível das infra-estruturas básicas de telecomunicações,
a Região dispõe:  Meios de grande capacidade nas ligações com o continente europeu e o resto do mundo (via cabo submarino e via satélite)  rede interna de telecomunicações e de TV por cabo modernas

13 A Ilha do Porto Santo, situada a nordeste da Ilha da Madeira
a cerca de 60 Km de distância Caracteriza-se:  pequena dimensão: cerca de 42 Km2 e 4 800 residentes  escassez de recursos hídricos.  A superfície agrícola útil ocupa cerca de 413 ha  indústria: pequenas actividades de reparação e actividades ligadas à construção civil.

14

15

16

17

18

19

20 Pretendemos este ano iniciar o processo
de acreditação do Laboratório.

21 O Laboratório de Metrologia dispõe de equipamentos que permitem efectuar o controlo metrológico de vários Instrumentos de Medição (IM): Massas Instrumentos de Pesagem Manómetros Conjuntos de Medição de Abastecimento de Combustíveis Contadores de Tempo Taxímetros

22 LABORATÓRIO DE METROLOGIA DA MADEIRA (Instrumentos de medição sujeitos a controlo metrológico)
Taxímetro Manómetro Industrial Bomba de Combustível Instrumento de Pesagem Colecção de Massas Parcómetro

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38


Carregar ppt "QUALIDADE DESENVOLVIDA NA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google