A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Caixa Lúdica no AEE Recurso para mediações entre professores e alunos do Atendimento Educacional Especializado Danilo Flávio Stefani Neto Psicólogo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Caixa Lúdica no AEE Recurso para mediações entre professores e alunos do Atendimento Educacional Especializado Danilo Flávio Stefani Neto Psicólogo."— Transcrição da apresentação:

1 A Caixa Lúdica no AEE Recurso para mediações entre professores e alunos do Atendimento Educacional Especializado Danilo Flávio Stefani Neto Psicólogo CRP 18/01594

2 A Caixa Lúdica é proposta ao Atendimento Educacional Especializado como instrumento de análise das relações escolares, bem como o estímulo a jogos de papéis sociais pelas atividades desenvolvidas e cuidados com seus pertences individuais. Como recurso de intervenção do professor, a Caixa Lúdica pode ser utilizada na sala do AEE para inscrever os momentos e etapas da sessão, bem como a transição de uma fase para outra. Ao atribuir o significado em um objeto externo, o professor media a internalização de regras sociais aplicadas àquela realidade na tentativa de que, posteriormente, sejam generalizadas para outros contextos.

3 Etapas da Sessão no AEE

4 Recepção Recepção do aluno;
Cumprimentos e despedidas dos responsáveis ou transportes; Diálogo inicial; Retomada das atividades egressas; Transporte da Caixa Lúdica à mesa de atividades ou espaço destinado no setting.

5 Jogo Diretivo Utilização de Jogos Sistematizados;
Análise e anotações sobre o desempenho Avaliação do Desenvolvimento; Competição com o professor e/ou contra colegas;

6 Atividade Principal Aplicação da atividade proposta para a sessão do AEE; Produção de Materiais; Análise das resistências e aproveitamento das mediações; Avaliação do professor frente suas atividades Registros e relatos de observações;

7 Jogo Projetivo Escolha ou grupo frente aos materiais, jogos, brinquedos ou recursos tecnológicos disponíveis para um brincar não diretivo; Observações e registros pelo professor;

8 Despedida Arquivamento das produções
Guardar os instrumentos na caixa e as produções em sua pasta; Limpeza e manutenção do ambiente da sala de aula; Devolução da caixa a seu local de origem; Diálogo Final;

9 Estimativa de divisão do tempo no AEE

10 Recepção—10 min.; Jogo Diretivo—20 min.; Atividade Principal—60 min.; Jogo Projetivo—20 min.; Despedida—10 min;

11 Sugestão de Materiais Os materiais deverão ser selecionados de acordo com a função e trabalho que potencializam ou permitem ser realizado. Assim, as sugestões serão agrupadas por funcionalidade. Adaptações ou acréscimos podem ser necessários e de vital importância para a mediação do trabalho.

12 Cortar/ Dividir: Tesoura, Régua, perfuradores, lâminas seguras, ...
Colorir: Lápis de cor, giz de cera, tinta guache, massa de modelar, papel crepom... Cores primárias e/ou secundárias. Traçar/ Desenhar/ Escrever: Lápis de escrever, caneta, giz, pincel atômico, canetinhas, compasso, lápis carpinteiro, lapiseira... Cortar/ Dividir: Tesoura, Régua, perfuradores, lâminas seguras, ... Colar/ Unir: Cola branca, fita adesiva (crepe, durex,...), etiquetas, adesivos, ... Medir/ Mensurar: Régua, barbante, fitas, colher, xícara, copo, ... Itens pessoais: Copo, xícara, talheres, prato, guardanapo, toalha, ... Anotações/ Registros: Caderneta, bloco, caderno, agenda, ... Moldes e modelos: formas, potes, copos descartáveis, formatos de figuras geométricas, réguas, bonecos articulados, moldes de figuras, papel vegetal, carbono, ... Jogos /brinquedos: Jogos desenvolvidos em sessão, dados, cordas, cartas, bolas de gude, bolinhas, peteca, peão, carrinho, bonecos e miniaturas, conforme necessidade de mediação de conceitos com o aluno... Itens trazidos pela criança: Caso o aluno traga algum objeto para deixar na caixa, deverá ser questionado quanto ao motivo e alertado que não poderá retirar até o encerramento do ano ou semestre.

13 Jogos Sistematizados Exemplos utilizados na Rede Municipal de Sorriso, MT.


Carregar ppt "A Caixa Lúdica no AEE Recurso para mediações entre professores e alunos do Atendimento Educacional Especializado Danilo Flávio Stefani Neto Psicólogo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google