A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Colégio modelo Luís Eduardo Magalhães Prof. Luciano Souza Sampaio

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Colégio modelo Luís Eduardo Magalhães Prof. Luciano Souza Sampaio"— Transcrição da apresentação:

1 Colégio modelo Luís Eduardo Magalhães Prof. Luciano Souza Sampaio
REVISÃO ENEM Colégio modelo Luís Eduardo Magalhães Prof. Luciano Souza Sampaio

2 Cabeça voltada para o ENEM
ATITUDE DEVE VALORIZAR OS SEGUINTES PONTOS: ORGANIZAÇÃO DISCIPLINA TREINO CONTEÚDO INTERPRETAÇÃO CONTEXTUALIZAÇÃO CÁLCULOS

3 Temas mais recorrentes
Estequiometria Termoquímica Equilíbrios químicos Potencial hidrogeniônico (pH)

4 Temas contextuais Chuva ácida Aquecimento global Tratamento da água
Camada de ozônio

5 Número de questões e tempo
90 em questões em 4h30

6 Estequiometria Antoine Laurent Lavoisier

7 Estequiometria Joseph Louis Proust

8 Exemplo - Estequimetria
“No Japão, um movimento nacional para a promoção da luta contra o aquecimento global leva o slogan: 1 pessoa, 1 dia, 1 kg de CO2 a menos! A ideia é cada pessoa reduzir em 1 kg a quantidade de CO2 emitida todo dia, por meio de pequenos gestos ecológicos, como diminuir a queima de gás de cozinha. Um hambúrguer ecológico? É pra já! Considerando um processo de combustão completa de um gás de cozinha composto exclusivamente por butano (C4H10), a mínima quantidade desse gás que um japonês deve deixar de queimar para atender à meta diária, apenas com esse gesto, é de Dados: CO2 (44 g/mol); C4H10 (58 g/mol)

9 C4H10 +  O2 → CO2 + H2O 1 C4H10→ 4 CO2      ↓               ↓ g g I. C4H10 +  O2 → 4 CO2 + H2O II. 1 C4H10 +  O2 → 4 CO2 + 5 H2O (1 kg = 1000 g) III. 1 C4H10 +  13/2 O2 → 4 CO2 + 5 H2O 1 . 0,058 kg de C4H ,044 kg de CO2                       m ,0 kg de CO2 m = 0,058/0,176 m = 0,33 kg

10 Processos endotérmicos e exotérmicos
Endotérmico: absorve calor da vizinhança. Exotérmico: transfere calor para a vizinhança. Uma reação endotérmica mostra-se fria. Uma reação exotérmica mostra-se quente. Energia interna Energia interna: é a soma de toda a energia cinética e potencial de um sistema. Entalpia, H: é o calor transferido entre o sistema e a vizinhança realizado sob PRESSÃO CONSTANTE. Entalpia é uma função de estado.

11 Quando H é positivo, o sistema ganha calor da vizinhança.
Funções de estado Função de estado: depende somente dos estados inicial e final do sistema, e não de como a energia interna é utilizada. Quando H é positivo, o sistema ganha calor da vizinhança. Quando H é negativo, o sistema libera calor para a vizinhança.

12 Lei de Hess

13 Exemplo – Efeito estufa – química ambiental

14 Equilíbrio químico Para uma reação geral
a expressão da constante de equilíbrio para tudo em solução é onde Keq É A CONSTANTE DE EQUILÍBRIO

15 Se K >> 1, então os produtos predominam no equilíbrio e o equilíbrio encontra-se à direita.
Se K << 1, então os reagentes predominam no equilíbrio e o equilíbrio encontra-se à esquerda.

16 Equilíbrio – Princípio de Le Chatelier
O Princípio de Le Châtelier: se um sistema em equilíbrio é perturbado, o sistema se deslocará de tal forma que a pertubação seja neutralizada.

17 Exemplo – Equilíbrio químico
Exemplo 2: Enem 2011 – caderno azul: Conteúdo cobrado: Deslocamento do equilíbrio.

18 Exemplo – Equilíbrio químico
Se houver aumento da concentração de H+ (que vem do ácido fosfórico do refrigerante), ele reagirá com a hidroxila (OH-), diminuindo a sua concentração e deslocando o equilíbrio para a direita a fim de repor o OH-, ou seja, ocorrerá a desmineralização do dente.

19 Potencial hidrogeniônico, pH
Ácidos: têm gosto azedo e fazem com que os corantes mudem de cor. Bases: têm gosto amargo e são escorregadias. Arrhenius: os ácidos aumentam a [H+] e as bases aumentam a [OH-] em solução. Arrhenius: ácido + base  sal + água. Problema: A DEFINIÇÃO NOS LIMITA A SOLUÇÃO AQUOSA!!!

20 O íon H+ em água O íon H+(aq) é simplesmente um próton sem elétrons. (O H tem um próton, um elétron e nenhum nêutron.) Em água, o H+(aq) forma aglomerados. O aglomerado mais simples é o H3O+(aq). Aglomerados maiores são H5O2+ e H9O4+. Geralmente usamos H+(aq) e H3O+(aq) de maneira intercambiável.

21 O produto iônico da água
Em água pura, estabelece-se o seguinte equilíbrio a 25 C pH AUTO-IONIZAÇÃO DA ÁGUA Em água neutra a 25 C, pH = pOH = 7,00. Em soluções ácidas, a [H+] > 1,0  10-7, então o pH < 7,00. Em soluções básicas, a [H+] < 1,0  10-7, então o pH > 7,00. Quanto mais alto o pH, mais baixo é o pOH e mais básica a solução.

22

23 Exemplo - pH Segundo o enunciado, o segundo equilíbrio é dado por:
HClO(aq) + H2O(l) ↔ H3O+(aq) + Cl–(aq), pKa = 7,53, tem-se que Ka = 10–7,53 O enunciado também diz que a ação desinfetante do HClO é 80 vezes maior que a do  ClO–(aq), então a concentração do HClO deve ser maior, ou seja, o equilíbrio deve deslocar-se para a esquerda.  Exemplo - pH

24 CHUVA ÁCIDA

25 Exemplo - chuva ácida

26 Exemplo – Química verde

27 Referências que-sao-chuvas-acidas-causas-e_06.html ponderais.htm quimico-no-enem.htm 2013/questoes/42.html quimica-entalpia-lei-de-hess/


Carregar ppt "Colégio modelo Luís Eduardo Magalhães Prof. Luciano Souza Sampaio"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google