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PublicouLuciana da Rocha Beppler Alterado mais de 9 anos atrás
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1 4 – Nova Norma ISO 9000 Versão 2000 Em uma economia cada vez mais globalizada, caracterizada pela acirrada competitividade e por um ambiente altamente turbulento, a contínua busca da eficácia fez emergir nas empresas a preocupação cada vez maior com a qualidade de seus produtos em relação ao mercado consumidor. É nesse cenário que as normas ISO 9000 têm sido objeto das atenção dos gestores.
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2 4 – Nova Norma ISO 9000 Versão 2000 Diversos países reúne-se em blocos econômicos para somar esforços e se ajudar mutuamente, de forma a poderem competir com condições melhores nos mercados mundiais. A articulação econômica entre essas nações, quando bem estruturada e compactuada por todos os seus integrantes, gera grande sinergia para os países participantes. Criam-se, a partir dela, uma entidade de negociação e um padrão mínimo de produção que deve ser praticado por todo o grupo.
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3 4 – Nova Norma ISO 9000 Versão 2000 As normas da série ISO 9000 surgiram como importante instrumento de referência para nivelamento dos sistemas produtivos de países integrantes de determinado bloco e também para regular o intercâmbio de mercadorias e serviços.
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4 4 – Nova Norma ISO 9000 Versão 2000 Essas normas são acordos feitos entre duas partes (fornecedor e cliente) e possuem o papel fundamental de definir sob quais condições mínimas de gestão os produtos e serviços devem ser produzidos e comercializados, de maneira a se garantir sua padronização e, conseqüentemente, levar garantias de qualidade para os clientes.
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5 1 NORMALIZAÇÃO Os objetivos da normalização, segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT, 2002), são: Economia: redução de variabilidade de procedimentos; Comunicação: proporcionar meios mais eficientes na troca de informação entre o fabricante e o cliente, melhorando a confiabilidade das relações comerciais e de serviços;
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6 1 NORMALIZAÇÃO Segurança: proteger a vida humana e a saúde; Proteção ao consumidor: promover a sociedade de meios mais eficazes para aferir a qualidade aos produtos; Eliminação de barreiras técnicas e comerciais: evitar a existência de regulamentos conflitantes sobre produtos e serviços em diferentes países, facilitando, assim, o intercâmbio comercial.
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7 1 NORMALIZAÇÃO A normalização é utilizada cada vez mais como um meio para se alcançar a redução de custo da produção e do produto final, mantendo ou melhorando sua qualidade. Os benefícios da normalização podem ser:
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8 1 NORMALIZAÇÃO Qualitativos, permitindo: Utilizar adequadamente os recursos (equipamentos, materiais e mão-de-obra) Uniformizar a produção; Facilitar o treinamento da mão-de-obra, melhorando seu nível técnico; Registrar o conhecimento tecnológico; Facilitar a contratação ou venda de tecnologia.
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9 1 NORMALIZAÇÃO Quantitativos, permitindo: Reduzir o consumo de materiais; Reduzir o desperdício; Padronizar componentes; Padronizar equipamentos; Reduzir a variabilidade de produtos; Fornecer procedimentos para cálculos e projetos; Aumentar a produtividade; Melhorar a qualidade; Controlar processos.
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10 2 INTRENATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION A international Organizational for Standardization é uma entidade não- governamental, criada em 1947, com sede em Genebra, Suíça. Seu objetivo é promover o desenvolvimento da normalização e atividades relacionadas com a intenção de facilitar o intercâmbio internacional de bens e de serviços e desenvolver a cooperação nas esferas intelectual, científica, tecnológica e de atividades econômicas.
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11 3 AS NORMAS DA SÉRIE ISO 9000 Uma vez expressado o objetivo de se adotar um sistema da qualidade fundamentado nas normas ISO 9000, a empresa seguirá uma série de etapas com seqüência preestabelecida, tais como:
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12 3 AS NORMAS DA SÉRIE ISO 9000 1.Definição da política da qualidade e seleção do modelo de norma mais adequado ás propostas da empresa; 2.Análise do sistema da qualidade da empresa (se existir algum) e determinação de quais mudanças devem ser feitas para adaptá-la ás exigências das normas ISO 9000;
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13 3 AS NORMAS DA SÉRIE ISO 9000 3. Treinamento e conscientização principalmente dos funcionários envolvidos com a implementação (ou modificação) do sistema da qualidade e, logo a seguir, os demais funcionários da empresa; 4. Desenvolvimento e implementação de todos os procedimentos necessários ao sistema da qualidade (é o ponto mais demorado). É importante que este seja feito com as pessoas que irão segui-los.
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14 3 AS NORMAS DA SÉRIE ISO 9000 5. Pré-auditoria para avaliar se o sistema da qualidade implantado está de acordo com os padrões especificados pelas normas; 6. Eliminação de eventuais não-conformidade (às normas) detectados durante a pré-auditoria; 7. Seleção de um organismo certificador credenciado; 8. Auditoria final e certificação.
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