A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESCALA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESCALA."— Transcrição da apresentação:

1 ESCALA

2 A solução é a utilização de símbolos cartográficos.
A representação dos objetos da superfície terrestre num plano ou num documento digital acarreta dois problemas: Necessidade de reduzir as proporções dos objetos a serem representados – ESCALA. 2) Determinados objetos, dependendo da escala, não permitem redução acentuada pois tornar-se-iam imperceptíveis – CONVENÇÕES CARTOGRÁFICAS. A solução é a utilização de símbolos cartográficos.

3 Escala Escala é a relação entre a medida de um objeto ou lugar representado no papel e sua medida real, ou a relação existente entre as dimensões das linhas de um desenho e as suas homólogas (IBGE, p.23) Ou seja:  a escala de um mapa indica quantas vezes ele foi reduzido para ser representado no papel

4 Uma escala normalmente é expressa das seguintes formas:
Fração representativa ou numérica  ESCALA NUMÉRICA 1: Gráfica ou escala de barras  ESCALA GRÁFICA

5 ESCALA NUMÉRICA E = Escala d = Distância na figura
D = Distância no terreno

6 ESCALA NUMÉRICA

7 As escalas mais comuns têm como denominador múltiplos de 10
ESCALA NUMÉRICA As escalas mais comuns têm como denominador múltiplos de 10 ou, E = 1:25.000 Isto significa que 1 cm na carta equivale a cm ou 250 m no terreno. Uma escala é tanto maior quanto menor for seu denominador. Ex: 1: é maior que 1:

8 TRANSFORMAÇÃO MÉTRICA
ESCALA MÉTRICA Km Hm Dm M Dcm Cm Mm Para a esquerda, diminuímos um zero a cada casa decimal. Para a direita, aumentamos um zero a cada casa decimal. EXEMPLOS: 1: > 1 cm no mapa equivale cm na realidade ou 3 km. 1: > 1 cm no mapa equivale cm na realidade ou 200 km. 1:   ---> 1 cm no mapa equivale cm na realidade ou 2 km.

9 ESCALA GRÁFICA  Nos permite realizar as transformações de dimensões gráficas em dimensões reais sem efetuarmos cálculos.  Para sua construção, entretanto, torna-se necessário o emprego da escala numérica. O seu emprego consiste nas seguintes operações: 1: Tomamos na carta a distância que pretendemos medir (pode-se usar um compasso). 2: Transportamos essa distância para a Escala Gráfica. 3: Lemos o resultado obtido. É importante para o caso de se ampliar ou reduzir mapas por meio de fotocópias!!!

10 Exemplos de Escala Gráfica

11 Escalas Especiais As fotografias aéreas e grande parte das projeções cartográficas não possuem escalas constantes; elas são variáveis dependendo de uma série de fatores inerentes ao processo de elaboração da projeção. As fotografias aéreas, por serem produziada a partir de uma projeção central, a escala é variável do centro da foto para a periferia, sendo tanto menor quanto mais próximo das bordas. Quando a escala for grande, não ocorrerão muitos problemas pois os erros serão desprezíveis, o que já não ocorrerá em escalas pequenas, podendo ser constante ao longo dos paralelos e variável ao longo dos meridianos, ou vice-versa. Depende do tipo de projeção e da sua estrutura projetiva.

12 Determinação de escala de um mapa
Quando por algum motivo não é fornecida a escala de um mapa pode-se, obter uma escala aproximada, através da medição do comprimento de um arco de meridiano entre dois paralelos. O comprimento médio de um arco de meridiano é de 111, 111 km, bastando então dividir a distância encontrada no mapa por este valor. 21o Dist. Mapa 111,111 mm = 22o

13 Tipos de mapas Cartas cadastrais ou plantas
Mapas ou cartas topográficas Mapas ou cartas geográficas

14 Cartas cadastrais ou plantas
Com escalas que variam de 1:500 a 1:10 000, as cartas cadastrais são geralmente plantas urbanas com detalhes que auxiliam na administração pública. Todo planta possui escala grande, com muitos detalhes, informações e a área representada sendo pequena.

15 Mapas ou cartas topográficas
Com escalas de 1: a 1: , as cartas topográficas possuem um certo graus de precisão na representação da área escolhida.

16 Mapas ou cartas geográficas
Com escalas de 1: a 1: , as cartas geográficas representam grandes regiões, como países, continentes e o mundo. Toda carta geográfica possui escala pequena com poucos detalhes e informações mas com uma grande área representada.

17 EXERCÍCIOS 1 – Num mapa de escala 1: , a distância entre duas localidades é de 7,9 cm. Qual é a distância real, em km, entre elas? R: 197,5 km

18 2 - A distância entre duas localidades é de 62,4 km
2 - A distância entre duas localidades é de 62,4 km. Qual a distância em cm entre estas localidades numa carta de escala 1: ? E numa carta de 1: ? R: 41,6 cm R: 24,96 cm

19 3 – A cidade A está localizada a uma distância de 256 km da cidade B
3 – A cidade A está localizada a uma distância de 256 km da cidade B. No mapa, a distância é de 14,5 cm. Qual a escala deste mapa? R: 1:


Carregar ppt "ESCALA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google