A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

18 DE BRUMÁRIO - O GOLPE EM NOME DA BURGUESIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "18 DE BRUMÁRIO - O GOLPE EM NOME DA BURGUESIA"— Transcrição da apresentação:

1 18 DE BRUMÁRIO - O GOLPE EM NOME DA BURGUESIA
Instabilidade interna Ataques externos Golpe 18 de Brumário Revisando Sucessivas revoltas internas Grupos populares de tendência jacobina. Ameaça às conquistas econômicas da burguesia. Monarquias absolutistas Medo de que a Revolução Francesa se espalhasse pela Europa. Formação de várias coligações para invadir a França e restaurar a monarquia absoluta. Áustria, Prússia, Rússia e Inglaterra. Napoleão Bonaparte Jovem general que obteve inúmeras vitórias para a França no exterior. Elemento de prestígio popular e ao mesmo tempo forte o suficiente para manter com mão de ferro a estabilidade exigida pela burguesia.

2 Período Napoleônico (1799-1814)
Fim das ameaças externas. Reorganização da economia. Estabilização das revoltas internas. Reorganização do sistema administrativo. Consulado ( ) Expansão territorial por meio da superioridade militar francesa. Reserva do comércio mundial em benefício dos franceses. Império ( )

3 Principais realizações
Consulado ( ): Principais realizações Reequilíbrio das finanças por meio da criação do Banco Francês. Criação do código civil napoleônico. Seguidas vitórias contra as coligações antifrancesas. Napoleão reatou as ligações com a Igreja Católica. Estímulo ao crescimento da indústria e da agricultura.

4 CÓDIGO CIVIL NAPOLEÔNICO (consagração dos ideais burgueses)
1)Igualdade de todos perante a lei. 2) Estado Leigo (subordinação da Igreja ao Estado). 3)Legitimação do direito à propriedade privada (inspiração do Direito Romano) . 4)Proibição da formação de sindicatos e greves. 5)Restabelecimento da escravidão nas colônias francesas.

5 SURGE O IMPERADOR 1799 Napoleão é proclamado 1º Cônsul. 1802
Napoleão é proclamado Cônsul vitalício. 1804 Napoleão recebe o título de imperador após um plebiscito. Napoleão governa com todos os poderes concentrados em suas mãos.

6 Império (1804-1814): Política externa
Principal rival mundial da França. Disputa pelos mercados mundiais. Inglaterra Medo da difusão da revolução pela Europa. Temor em relação à estabilidade política conquistada pela França. Monarquias absolutas Inglaterra, Áustria, Prússia e Rússia. Todos unidos para derrubar a França de Napoleão. As coligações

7 BLOQUEIO CONTINENTAL (1806)
Objetivo: Arruinar economicamente a Inglaterra... e favorecer as manufaturas francesas.

8 A campanha da Rússia e o início do declínio
Alexandre I desobedece ao Bloqueio Continental. Napoleão envia 600 mil homens. Rússia (tática da Terra arrasada). Fome, frio e guerrilha. O exército de Napoleão bate em retirada. Apenas 100 mil soldados sobreviveram à campanha da Rússia. Napoleão é derrotado pela 6ª Coligação em 1814. Integrantes: Inglaterra, Áustria, Prússia e Rússia. Assinatura do Tratado de FONTAINEBLEAU.

9 RESTAURAÇÃO CONGRESSO DE VIENA (1814) SANTA ALIANÇA (1815)
Objetivo: eliminar a influência do pensamento iluminista difundido na Europa durante a expansão do império napoleônico. RESTAURAÇÃO Áustria, Prússia , Rússia e Inglaterra. Restauração das dinastias destituídas pela Revolução e consideradas "legítimas". Restauração do equilíbrio entre as grandes potências, evitando-se a hegemonia de qualquer uma delas. CONGRESSO DE VIENA (1814) Áustria, Prússia e Rússia. Objetivo: estabelecer o direito de intervenção em qualquer região europeia em que se iniciasse um movimento liberal ou uma revolução burguesa. Frear os processos de independência no continente americano. SANTA ALIANÇA (1815)


Carregar ppt "18 DE BRUMÁRIO - O GOLPE EM NOME DA BURGUESIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google