A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Carta Aberta Prof. Júnior Oliveira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Carta Aberta Prof. Júnior Oliveira."— Transcrição da apresentação:

1 Carta Aberta Prof. Júnior Oliveira

2 Carta Aberta O que é? Diferentemente da carta pessoal, a carta aberta tem um cunho mais social, assunto de interesse coletivo, do cidadão.

3 Carta Aberta O que é? Neste caso exprime a posição de determinada pessoa ou grupo ante a um fato de conhecimento público.

4 Carta Aberta O que é? Ou seja, é um instrumento de denúncia, de manifestação do cidadão quanto ao exercício de sua cidadania.

5 Carta Aberta A quem se destina?
Pode se destinar a uma autoridade, pessoa individual, ou mesmo a uma entidade ou grupo de pessoas.

6 Carta Aberta O que é? Esta carta geralmente se dirige a um governante ou outra autoridade a fim de que um problema que atinja a uma parcela da população seja solucionado.

7 Carta Aberta O que é? Muitas vezes se confunde a carta aberta com o manifesto, já que ambas se manifestam a favor ou contra algo. Porém, o manifesto tem um cunho ideológico mais forte.

8 Carta Aberta Importante!
Como as solicitações são geralmente dirigidas a autoridades e órgãos governamentais, é mister utilizar uma linguagem adequada ao caso, cordial e culta.

9 Carta Aberta Importante!
Você deve utilizar verbos em primeira e terceira pessoas e predominantemente no presente do indicativo. Tem forte intenção persuasiva.

10 Carta Aberta Como fazer? 1º passo: Expor um problema
2º passo: Buscar reflexão e dar mais informações 3º passo: Argumentar a favor do ponto de vista, incitar a solução do problema e convocar os leitores a aderirem ao movimento.

11 Carta Aberta Estrutura: - Título (centralizado)
- Corpo do Texto (3 parágrafos) - Local + data e saudação final.

12

13 Carta Aberta CARTA ABERTA À POPULAÇÃO Os Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação das escolas públicas de todo o Brasil recebem valores diferentes de salários, apesar de prefeitos e governantes obterem o mesmo valor por aluno matriculado. No dia de hoje, 25 de abril, estamos em todo o País fazendo manifestações para que todos(as) saibam e nos apoiem na luta em defesa de uma Escola Pública de Qualidade. Esta luta inclui a formação inicial e continuada; a valorização na carreira; melhores condições de trabalho; respeito profissional e uma remuneração digna àqueles que fazem a educação de todos(as) acontecer. Por isso, estamos exigindo um Piso Salarial Profissional Nacional que garanta condições dignas de vida e exercício de nossas profissões. Basta de piso que precise de complemento para alcançar o salário mínimo, como é a política salarial de alguns municípios e estados do País. Exigimos o respeito às conquistas de nossos direitos pelos governantes. Somos nós que, com nosso trabalho, educamos para a vida os filhos e filhas dos cidadãos sul-mato-grossenses e lutamos para que as promessas de todos os governantes relativas à Educação sejam cumpridas. Por isso, temos a certeza de contar com o apoio da sociedade para fortalecer nossa luta. Campo Grande, 25 de abril de FETEMS e seus 69 Sindicatos Municipais afiliados.

14 Carta Aberta Índios – Legião Urbana Quem me dera ao menos uma vez Ter de volta todo o ouro que entreguei a quem Conseguiu me convencer que era prova de amizade Se alguém levasse embora até o que eu não tinha. Quem me dera ao menos uma vez Esquecer que acreditei que era por brincadeira Que se cortava sempre um pano-de-chão De linho nobre e pura seda. Quem me dera ao menos uma vez Explicar o que ninguém consegue entender Que o que aconteceu ainda está por vir E o futuro não é mais como era antigamente. Quem me dera ao menos uma vez Provar que quem tem mais do que precisa ter Quase sempre se convence que não tem o bastante Fala demais por não ter nada a dizer. Quem me dera ao menos uma vez Que o mais simples fosse visto Como o mais importante Mas nos deram espelhos e vimos um mundo doente. Quem me dera ao menos uma vez Entender como um só Deus ao mesmo tempo é três E esse mesmo Deus foi morto por vocês Sua maldade, então, deixaram Deus tão triste. Eu quis o perigo e até sangrei sozinho Entenda Assim pude trazer você de volta pra mim Quando descobri que é sempre só você Que me entende do iní­cio ao fim.

15 Carta Aberta E é só você que tem a cura pro meu vício De insistir nessa saudade que eu sinto De tudo que eu ainda não vi. Quem me dera ao menos uma vez Acreditar por um instante em tudo que existe E acreditar que o mundo é perfeito E que todas as pessoas são felizes. Quem me dera ao menos uma vez Fazer com que o mundo saiba que seu nome Está em tudo e mesmo assim Ninguém lhe diz ao menos, obrigado. Quem me dera ao menos uma vez Como a mais bela tribo Dos mais belos índios Não ser atacado por ser inocente. Eu quis o perigo e até sangrei sozinho Entenda Assim pude trazer você de volta pra mim Quando descobri que é sempre só você Que me entende do início ao fim. Nos deram espelhos e vimos um mundo doente Tentei chorar e não consegui.


Carregar ppt "Carta Aberta Prof. Júnior Oliveira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google