Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouLuca Alcaide Cordeiro Alterado mais de 8 anos atrás
1
História B 11.º Ano A – 2010/2011 Prof. Margarida Martins Aulas do dia 23/27 de Setembro
2
História B 11.º Ano A – 2010/2011 Prof. Margarida Martins Organização da economia capitalista no século XIX
3
11.º Ano A – 2010/2011 Prof. Margarida Martins Filosofia económica liberal Plena liberdade económica e sem intervenção do Estado Equilíbrio do mercados dependia das leis da oferta e da procura Cada país deveria especializar-se em determinados bens produzidos, trocando-os por produtos especializados de outros países A especialização garantiria preços finais mais baixos para todos os países Livre-Cambismo
4
História B 11.º Ano A – 2010/2011 Prof. Margarida Martins Livre-Cambismo (sistema de trocas sem fronteiras) Forte crescimento do comércio internacional (2.ª metade do século XIX) (Mapas – manual página 49)
5
História B 11.º Ano A – 2010/2011 Prof. Margarida Martins Mas o livre cambismo tinha fragilidades: dificultou a industrialização de países tecnicamente mais atrasados, impossibilitando-os de competir com produções industriais europeias e norte-americanas; crises cíclicas as economias mais desenvolvidas confrontaram-se com um fenómeno económico novo: as crises cíclicas, que resultam normalmente de super-produção industrial (ao contrário das crises do Antigo Regime, que eram crises de subprodução, motivadas por anos de más colheitas ou guerras
6
História 11.º Ano A – 2010/2011 Prof. Margarida Martins Ver manual, página 44, tipo de ciclos económicos Ver manual, página 48, cronologia das crises cíclicas – séc. XIX)
7
História B 11.º Ano A – 2010/2011 Prof. Margarida Martins Períodos de crescimento e depressão nos EUA
8
HISTÓRIA B 11.º Ano A – 2010/2011 Prof. Margarida Martins Os ciclos económicos de Kondratieff
9
História B 11.º Ano A – 2010/2011 Prof. Margarida Martins Crise cíclica de superprodução Stocks acumulam-se, por falta de mercados de escoamento Soluções para as empresas : Reduzir produção Baixar preços para estimular o consumo Abrir falência
10
História B 11.º Ano A – 2010/2011 Prof. Margarida Martins As consequências são sempre penosas: desemprego falta de investimento conflitos laborais - greves e agitação social crises políticas as consequência propagam-se as regiões longínquas do Globo, em virtude das relações de interdependência comercial e financeira fomentadas pelo livre-cambismo
11
História B 11.º Ano A – 2010/2011 Prof. Margarida Martins
12
Europa (2/3 de importações mundiais; 1/2 das exportações) EUA. Ásia. África. América (central e sul) Matérias-primas e produtos agrícolas para abastecer o crescimento contínuo da população europeia: (madeiras, borracha, algodão, minérios, cereais, carne, açúcar) Produtos manufacturados; capitais para investimento; maquinaria (especialização em sectores que satisfaziam a procura dos países ricos) Agudização das diferenças de desenvolvimento a nível mundial 2.ª metade do século XIX
13
História B 11.º Ano A – 2010/2011 Prof. Margarida Martins Agudização das diferenças de desenvolvimento a nível mundial (2.ª metade século XIX) Países pobres (América Sul, Ásia, África) A vida económica repousava nas actividades do sector primário e no trabalho não especializado Países ricos (Europa e EUA) A vida económica era dominada por sectores industriais de ponta; a maior parte da população activa trabalhava já na indústria ou serviços
14
História B 11.º Ano A – 2010/2011 Prof. Margarida Martins Prática de competências Analisar uma caricatura (Manual do aluno, página 53)
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.