A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pedro Milanez Brogni Guilherme Rohsig Dannebrock

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pedro Milanez Brogni Guilherme Rohsig Dannebrock"— Transcrição da apresentação:

1 Pedro Milanez Brogni Guilherme Rohsig Dannebrock
NANOTECNOLOGIA Pedro Milanez Brogni Guilherme Rohsig Dannebrock Introdução à Engenharia Mecânica – EMC CTC UFSC

2 Introdução A Nanotecnologia engloba todo tipo de desenvolvimento tecnológico dentro da escala nanométrica, geralmente entre 0,1 e 100 nanometros.

3 Se pudéssemos aumentar medidas numa mesma proporção, ao aumentar o nanômetro ele deveria ficar com o tamanho de uma bola de futebol. Em compensação, uma moeda de 1 centavo (que mede aproximadamente 1,7cm) seria maior do que a Lua.

4 HISTÓRIA Evidências recentes sugerem que os artesãos romanos que criaram a Copa do Licurgo, um cálice de vidro, utilizaram a nanotecnologia para provocar a mudança da cor da taça sob luzes diferentes.

5 ORIGEM - Richard Feynman (1959) - Precursor do conceito, implementou as ideias - Norio Taniguchi (1974) – Introdução do termo Nanotecnologia como a tecnologia de produzir materiais em escala de nanometros

6 Gerd Binnig e Heinrich Rohrer (1980) – Criação do Microscópio Eletrônico, possibilitando uma ampliação de vezes - K. Eric Drexler (1980) – Popularizou e explorou as ideias básicas da nanotecnologia.

7 - Harry Kroto, Richard Smalley, e Robert Curl (1985) – Descoberta dos fulerenos, alotropias do carbono semelhantes a bolas de futebol clássicas.

8 A produção de nanomateriais pode ser classificada em duas áreas:
Top-down: dedicam-se à fabricação de estruturas em nanoescala a partir de partículas com tamanho elevado, por meio de processos físicos. Para tal utilizam-se processos como a moagem. Bottom-up: o material é sintetizado “montando” a substância átomo por átomo ou molécula por molécula.

9 MICROSCÓPIO ELETRÔNICO
Mais avançado microscópio existente Não utiliza luz e sim feixes de elétrons Não utiliza lentes de cristal e sim bobinas (lentes eletromagnéticas) Imagem de caráter virtual, formada pela liberação de energia dos fótons, coletados e aumentados, formando imagem por pontos semelhante á televisão preto e branco - Não é possível observar material vivo, tal material precisa passar por um processo de desidratação, fixação e inclusão em resinas especiais para cortes ultrafinos antes de ser analisado

10 APLICAÇÕES

11 Nanotubos de Carbono Em 1991, os materiais em nanoescala tornaram-se o foco de intensa pesquisa com a descoberta dos nanotubos de carbono por Sumio Iijima nos Laboratórios de Pesquisa Fundamental da NEC em Tsukuba, no Japão.

12 Nanotubos de Carbono Enrolamento com folhas monoatômicas de carbono.
A estrutura do material permite a separação de camadas finíssimas do mesmo, como folhas, essas folhas, através de reações químicas complexas, envolvendo calor, eletrecidade, e metais, são forçadas a formarem tubos.

13 Nanotubos de Carbono Extremamente resistentes (até duzentas vezes mais do que um cabo de aço) Excelentes condutores. (mil vezes mais do que um fio de cobre) Muito leves. (seis vezes mais do que o aço) São produzidos somente em laboratórios, e não em larga escala.

14 Nanotubos de Carbono Condutores elétricos. Construção civil.
Indústria têxtil.

15 BIOMEDICINA Aprisionar determinado remédio dentro de uma nanopartícula, para que sua liberação e reação com o corpo ocorra apenas no local desejado (câncer).

16 MICROPROCESSADOR Peças nanométricas em seu interior
Circuito integrado que realiza as funções de cálculo e tomada de decisão de um computador Menor tamanho, menos corrente elétrica, menos aquecimento Mais rápidos, mais eficientes Maior capacidade de armazenamento.

17 PROTETOR SOLAR Colocados no mercado pela primeira vez em 1995.
Pesquisas atribuem aos egípcios da antiguidade o uso da nanotecnologia num tipo de pintura em negro, utilizada para adornar os olhos - Maior resistência à água - Nanopartículas que proporcionam absorção e reflexão ao mesmo tempo.

18 IMPACTOS - Nanopoluição, viajam facilmente pelo ar e, devido ao tamanho microscópico, entrar nas células de humanos, plantas e animais se acumulando na cadeia alimentar semelhante aos metais pesados. Como tais poluentes não existem na natureza nossas células não saberiam a forma correta de lidar com eles, causando danos desconhecidos - Corrida armamentista e fabricação de armas biológicas.

19 RELAÇÃO COM DISCIPLINAS
- EMC MATERIAIS DE ENGENHARIA – 3ª FASE - EMC TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO - 7ª FASE

20 BIBLIOGRAFIA


Carregar ppt "Pedro Milanez Brogni Guilherme Rohsig Dannebrock"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google