A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Assessoria Econômica da FEDERASUL Efeitos do pré-sal na economia brasileira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Assessoria Econômica da FEDERASUL Efeitos do pré-sal na economia brasileira."— Transcrição da apresentação:

1 1 Assessoria Econômica da FEDERASUL Efeitos do pré-sal na economia brasileira

2 2 Efeitos do Pré-sal Com uma produção diária de 2,1 milhões de barris de petróleo em 2012, o Brasil ocupava a 11ª posição no ranking mundial, muito distante dos principais produtores –Os líderes, Rússia e Arábia Saudita, extraiam em torno de 10 milhões de barris ao dia, seguidos pelos Estados Unidos, com 6,5 milhões. A exploração do pré-sal pode fazer o Brasil avançar muitas posições no tabuleiro mundial do petróleo –Só o campo de Libra já poderá nos deixar em uma honrosa 6ª posição entre os maiores produtores do mundo, com 3,5 milhões de barris de petróleo ao dia.

3 3 Produção diária de petróleo em 2012 e perspectivas para o Brasil em 2020 (em milhões de barris ) Fonte: Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) *: Projeções para 2020, considerando apenas o campo de Libra do pré-sal..

4 4 Efeitos do Pré-sal Internamente, os efeitos econômicos da exploração do petróleo do pré-sal também serão enormes –Segundo o IBP, o pré-sal demandará investimentos da ordem de 700 bilhões de dólares somente na fase de exploração e desenvolvimento da produção, a maior parte nos primeiros sete anos de atividade; –O efeito multiplicador desses investimentos será enorme. De acordo com a FGV, a cada 1 real de dispêndio haverá um aumento na produção da economia nacional de 2,45 reais, considerando-se os efeitos diretos, indiretos e induzidos pelo aumento da renda das pessoas; –Os reflexos positivos disso serão sentidos sobre toda a cadeia produtiva, principalmente nos fornecedores dos setores de siderurgia, estaleiros, máquinas e equipamentos e indústria elétrica.

5 Perspectivas para setores-chave da indústria Petróleo e gás Petroquímica Mineração Siderurgia Papel e Celulose Máquinas e Equipamentos

6 6 Desempenho recente Setores Industriais mais dinâmicos /1 Fonte: IBGE. /1 : produção física da indústria brasileira. *: Previsão.

7 7 Desempenho futuro: Investimentos mapeados em infraestrutura Fonte: BNDES.

8 8 Relevância das Exportações Coeficiente de Exportação em 2013* Fonte: Funcex. *: É o percentual do valor total da produção destinado às exportações. Efeito-China afeta negativamente as indústrias extrativa mineral (demanda) e siderurgia (oferta)

9 9 Efeitos do Pré-sal Desde a descoberta do pré-sal, há seis anos, houve muitas mudanças no setor energético mundial –De um lado, foram encontradas novas reservas de petróleo e gás em outros países, reduzindo o interesse pelo petróleo brasileiro Entre 2007 e 2012, o volume de reservas conhecidas de petróleo no mundo aumentou 22,7%, chegando a 1,5 trilhão de barris. –Por outro lado, novas fronteiras energéticas foram criadas Uma delas é a exploração do gás de xisto nos Estados Unidos. Uma exploração muito rápida também poderia provocar o que em economia se convencionou chamar de “doença holandesa” –Isto ocorre quando um aumento repentino e acentuado das exportações de uma riqueza natural abundante acaba provocando uma valorização da taxa de câmbio.

10 10 Descobertas de petróleo explodiram nos últimos anos (Reservas de petróleo, em bilhões de barris) Fonte: Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP)


Carregar ppt "1 Assessoria Econômica da FEDERASUL Efeitos do pré-sal na economia brasileira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google