A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DESENVOLVIMENTO E APRENDIZADO LEV SEMIONOVICH VIGOTSKI Aula 5

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DESENVOLVIMENTO E APRENDIZADO LEV SEMIONOVICH VIGOTSKI Aula 5"— Transcrição da apresentação:

1 DESENVOLVIMENTO E APRENDIZADO LEV SEMIONOVICH VIGOTSKI Aula 5
Professora Antonia Maria Nakayama

2 QUAL É A RELAÇÃO ENTRE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM?

3 DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM
1. Processos de desenvolvimento independem do aprendizado .aprendizado é externo .usa avanços do desenvolvimento ao invés de fornecer impulso .desenvolvimento é pré-requisito da aprendizagem (Binet) 2. Aprendizado é desenvolvimento .desenvolvimento - domínio dos reflexos condicionados (James, Pavlov) .desenvolvimento é acumulação de todas as respostas possíveis 3.Há mútua relação entre desenvolvimento e aprendizagem a. processos interagentes e mutuamente dependentes b. o processo de maturação prepara e torna possível o aprendizado e o processo de aprendizado estimula e empurra para a frente o processo de maturação (Koffka) c. amplo papel atribuído à aprendizagem

4 Rejeita a idéia de funções mentais fixas e imutáveis.
O ser humano constitui-se enquanto tal na sua relação com o outro social. As funções psicológicas superiores são construídas ao longo da história social do homem. Cérebro é um sistema aberto, de grande plasticidade, cuja estrutura e modos de funcionamento são moldados ao longo da história da espécie e do desenvolvimento individual. Rejeita a idéia de funções mentais fixas e imutáveis.

5 Características dos Processos de Desenvolvimento
necessita de complexo e relativamente longo processo de apropriação cultural. O desenvolvimento das FPS O aprendizado é um aspecto necessário e universal do processo de desenvolvimento das FP culturalmente organizadas e especificamente humanas. É o processo pelo qual adquire informações, habilidades, valores, a partir de seu contato com a realidade, o meio ambiente e as pessoas. Possibilita o despertar dos processos internos de desenvolvimento. implica obter sucessos crescentes no domínio da natureza, cultura e sobre si mesmo.

6 “As ferramentas psicológicas são formações artificiais; são sociais por sua natureza, e não dispositivos orgânicos ou individuais; seu objetivo é governar os processos de atuação, alheia ou própria. No processo de desenvolvimento a criança se arma e se rearma com diferentes ferramentas. A criança de um grau superior de diferencia de outra de grau menor pela medida e pelo caráter de seus meios, de seus instrumentos, quer dizer, pelo grau em que governa sua própria conduta”.

7 Psicologia Histórico-Cultural
Instrumental – natureza mediadora de todas as funções psicológicas complexas – incorporam os estímulos auxiliares (memória) Cultural – envolve os meios socialmente estruturados pelos quais a sociedade organiza os tipos de tarefas que a criança em desenvolvimento enfrenta (linguagem) Histórico – os instrumentos foram inventados e aperfeiçoados ao longo da história social do homem (escrita e aritmética) A intervenção do pesquisador é feita no sentido de desafiar o sujeito, de questionar suas respostas, para observar como a interferência de outra pessoa afeta seu desempenho e, sobretudo, para observar seus processos psicológicos em transformação e não apenas os resultados do seu desempenho.

8 O que significa “histórico”? O que significa “cultural”?
"Histórico" significa que estes meios e instrumentos foram elaborados em um longo processo da história social dos homens. O que significa “cultural”? "Cultural" significa que a sociedade organiza, a partir do seu nível de desenvolvimento, os problemas e as tarefas com as quais cada indivíduo desta sociedade deve confrontar-se. Isto também significa que a sociedade dá as possibilidades e proibições do acesso a todos os instrumentos e meios materiais e mentais que permitam soluções. Tanto as possibilidades de acesso como as de proibição são determinadas pelos grupos de poder que controlam as sociedades.

9 Mediação Cultural. É o uso social dos instrumentos e dos signos, ou o processo da construção das funções superiores. As relações dos homens com o mundo não são relações diretas, mas profundamente relações mediadas. A transformação do mundo material mediante o emprego de ferramentas estabelece as condições da própria atividade humana e a sua transformação qualitativa em consciência. A atividade dos homens é um pressuposto desta transformação e, ao mesmo tempo, o resultado dela.

10 OS PROCESSOS DE MEDIAÇÃO
Os recursos auxiliares (a linguagem, as palavras e outros signos), mediante os quais a criança aprende a estimular-se, conduzem: a tese da coletividade como fator de desenvolvimento das funções psíquicas superiores da criança. a coletividade é a fonte, o meio nutritivo do desenvolvimento das funções psicológicas superiores, quando existe certa diferença ótima no nível intelectual dos alunos que a compõem.

11 O ser humano realiza esse processo através da sua atividade.
O ser humano: um processo social, cultural, histórico e, ao mesmo tempo, um indivíduo único e irrepetível. O ser humano realiza esse processo através da sua atividade. O ser humano é em qualquer forma o sujeito da sua vida. Bernd Fischtner

12 O que significa avaliar o desenvolvimento?

13 HISTÓRIA DO DESENVOLVIMENTO
NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO REAL *Desenvolvimento retrospectivo, refere-se a etapas já alcançadas, conhecimento construído, operações desempenhadas com autonomia NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL *Capacidade de desempenhar tarefas com apoio dos colegas, adultos ou material *Caminho percorrido para desenvolver funções em processo de amadurecimento *Constante transformação NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO POTENCIAL *Operações que ainda não consegue desempenhar, mesmo com apoio

14 A ZDP define aquelas funções que ainda não amadureceram, mas que estão em processo de maturação, funções que amadurecerão, mas que estão presentes em estado embrionário. Essas funções poderiam ser chamadas de “brotos” ou “flores” do desenvolvimento, ao invés de frutos do desenvolvimento”

15 ZDP – ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL
Contexto Educacional ZDP – ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL “ZDP é a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar através da solução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através da solução de problemas sob a orientação de um adulto ou colaboração com companheiros mais capazes”. “Postulamos que o que cria a ZDP é um traço essencial da aprendizagem; quer dizer, a aprendizagem desperta uma série de processos evolutivos internos capazes de operar apenas quando a criança está em interação com as pessoas de seu meio e em cooperação com algum semelhante. Uma vez que esses processos tenham se internalizado, tornam-se parte das conquistas evolutivas independentes da criança”. Aquilo que uma criança é capaz de fazer com assistência hoje, ela será capaz de fazer sem assistência amanhã”.

16 A “boa aprendizagem” é aquela que precede ao desenvolvimento e permite sua reprodução.
A aprendizagem é um aspecto universal e necessário do processo de desenvolvimento culturalmente organizado e especificamente humano das funções psicológicas superiores. Obuchenie = ensino-aprendizagem A boa aprendizagem deve operar sobre os níveis superiores da ZDP – sobre as conquistas ainda em aquisição e somente conseguidas em colaboração com outro. É na ZDP que a interferência de outros indivíduos é a mais transformadora. Se o aprendizado impulsiona o desenvolvimento, então a escola tem um papel essencial na construção do ser psicológico adulto dos indivíduos que vivem em sociedade.

17 O ENSINO DA LÍNGUA ESCRITA
“O melhor método é aquele segundo o qual as crianças não aprendem a ler e a escrever, senão que estas duas situações se encontram em situações de brinquedo. Por isso, é necessário que as letras se convertam em elementos correntes da vida das crianças”. Vygotsky, 1988: 177 O ENSINO DA LÍNGUA ESCRITA Deve-se adiantar o ensino da escrita na educação inicial A escrita deve possuir significado para a criança Que se ensine a escrita de modo natural - que atenda às necessidades verdadeiras da criança. “É pelo brinquedo que a criança participa da cultura”.

18 O ÚNICO BOM ENSINO É AQUELE QUE SE ADIANTA AO DESENVOLVIMENTO.
A escolaridade deve privilegiar o acesso aos domínios dos instrumentos de mediação E permitir o acesso à língua escrita e conceitualização própria da ciência. .Não se trata apenas da apropriação de um corpo de saberes externos .Mas de efetivar a reestruturação das funções psicológicas do Sujeito, que permitem seu desenvolvimento e controle das próprias operações intelectuais. “A educação não apenas influi sobre uns ou outros processos de desenvolvimento, como também reestrutura, da maneira mais essencial, todas as funções da conduta”. (Vygotsky, 1987: 187) O ÚNICO BOM ENSINO É AQUELE QUE SE ADIANTA AO DESENVOLVIMENTO.

19 RESUMINDO OS PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO CONSISTEM NA APROPRIAÇÃO DE OBJETOS, SABERES, NORMAS E INSTRUMENTOS CULTURAIS EM CONTEXTOS DE ATIVIDADES SOCIALMENTE DEFINIDAS (FAMÍLIA, ESCOLA ETC). A EDUCAÇÃO POSSUI PAPEL INERENTE, NÃO APENAS COADJUVANTE AOS PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO. DESENVOLVIMENTO É PROCESSO ARTIFICIAL. A APROPRIAÇÃO IMPLICA INTERIORIZAÇÃO PROGRESSIVA DE OPERAÇÕES PSICOLÓGICAS ORIGINADAS INTERSUBJETIVAMENTE.

20 “A divindade deu ao homem uma finalidade geral: o enobrecimento da humanidade e dele próprio, Mas deixou-lhe a liberdade de descobrir ele mesmo os meios pelos quais o poderia conseguir; deixa-lhe o cuidado de determinar na sociedade a via por meio da qual poderia melhor educar-se a si mesmo e trabalhar para educar também a sociedade” Marx e Engels, Lisboa, 1978: 53).


Carregar ppt "DESENVOLVIMENTO E APRENDIZADO LEV SEMIONOVICH VIGOTSKI Aula 5"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google