A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Modelo da Procura e Oferta

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Modelo da Procura e Oferta"— Transcrição da apresentação:

1 O Modelo da Procura e Oferta
A OFERTA

2 O Modelo da Procura e da Oferta - Oferta
Oferta é a quantidade de bens ou serviços que os produtores dos mesmos desejam vender em determinado espaço de tempo. Função da oferta é a relação existente entre o preço de um bem e a quantidade que os produtores estão dispostos a produzir/vender. Diferentemente da função demanda, a FUNÇÃO OFERTA mostra uma correlação directa entre a quantidade ofertada e o nível de preços, ‘ceteris paribus’.

3 O Modelo da Procura e da Oferta – Oferta
Matematicamente, a função ou equação da oferta e dada pela expressão: Qo = f (P) A expressão Qo = f (P) significa que a quantidade oferecida (Qo) é uma função (f ) do preço (P), isto é, depende do preço (P).

4 O Modelo da Procura e da Oferta – Oferta
A função da oferta é influenciada pelos seguintes factores: Tecnologia O progresso tecnológico consiste nas alterações que diminuem a quantidade dos factores necessários para a mesma quantidade de produto. Preço dos factores de produção Quando o preço dos factores de produção diminui o custo de produção é menor e a oferta aumenta. Preços de bens relacionados A oferta de um dado bem tende a aumentar (diminuir) quando diminui (aumenta) o preço de bens substitutos.

5 O Modelo da Procura e da Oferta – Oferta
Política do governo Os impostos e as políticas salariais podem fazer aumentar o custo dos factores de produção levando à contracção da oferta Influências específicas A oferta de determinados bens é influenciada por factores específicos como seja o clima na agricultura

6 O Modelo da Procura e da Oferta – Oferta
Oferta do bem X Preço 4 2 3 6 Quantidade

7 O Modelo da Procura e da Oferta – Oferta
Deslocações da oferta Quando existem alterações de factores,que não o preço do próprio bem,que afectam a quantidade oferecida, designam-se por deslocações da curva da oferta. A oferta aumenta (ou diminui) quando a quantidade oferecida para cada preço de mercado aumenta (ou diminui). Fonte: Samuelson, 1999 ATENÇÃO: Compreender a diferença entre movimento ao longo da curva (por variação do preço) e deslocações da curva (por variação de outros factores)

8 O Modelo da Procura e da Oferta – O Equilibrio
As acções dos compradores e vendedores levam naturalmente os mercados para oequilíbrio. O equilíbrio de mercado ocorre no preço a que a quantidade procurada é igual à quantidade oferecida. Num mercado concorrencial, este equilíbrio resulta da intersecção das curvas da oferta e da procura e nele não há tendência para o preço descer ou subir.

9 O Modelo da Procura e da Oferta – O Equilibrio
Demanda PE QE E – Equilibrio : situação na qual a oferta é igual a procura. PE – Preço de equilíbrio: preço que equilibra a oferta e a procura. QE – Quantidade de equilibrio: a quantidade oferecida e a quantidade Procurada quando o preco ajustou para equilibrar a procura e oferta.

10 O Modelo da Procura e da Oferta – O Equilibrio
Quando qualquer das curvas se desloca, o ponto de equilíbrio altera-se. Passamos a ter um novo equilíbrio que podemos comparar com o anterior. Para analisarmos eventos que alteram o equilíbrio de mercado, procedemos em 3 etapas: Decidir quais da curvas se desloca. Oferta? Procura? Ou, ambas? Desloca-se para a esquerda ou direita? Utilizar o diagrama de oferta e procura para determinar os efeitos no preço e quantidade de equilíbrio.

11 O Modelo da Procura e da Oferta – Equilibrio, Excesso e Escassez
As acções dos compradores e vendedores levam naturalmente os mercados para o equilíbrio. Só baixando os preços é que aumentarão as vendas (a procura). Os preços baixarão até se atingir o equilíbrio. Se o preço exceder o preço de equilíbrio, há um excesso do bem. Não há procura suficiente para a quantidade que os produtores gostariam de vender. EXCESSO

12 O Modelo da Procura e da Oferta – Equilibrio, Excesso e Escassez
Se o preço cair abaixo do preço de equilíbrio, há escassez do bem. Não há oferta suficiente para a quantidade procurada. Os produtores aumentam simultaneamente os preços e a produção para satisfazer o mercado. Os preços aumentam até se atingir o equilíbrio. Se o preço cair abaixo do preço de equilíbrio, há escassez do bem. Não há oferta suficiente para a quantidade procurada. ESCASSEZ

13 O Modelo da Procura e da Oferta – Equilibrio, Excesso e Escassez
Fonte: Samuelson, 1999

14 O Modelo da Procura e da Oferta – Equilibrio, Excesso e Escassez
Fonte: Samuelson, 1999

15 Obrigado pela atenção


Carregar ppt "O Modelo da Procura e Oferta"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google