A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Questionário do Estudante Enade

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Questionário do Estudante Enade"— Transcrição da apresentação:

1 Questionário do Estudante Enade - 2011
Orientações

2 Questionário do Estudante – ENADE 2011
O questionário do estudante investiga o perfil dos estudantes, a percepção em relação à sua formação acadêmica e afere dados pedagógicos e estruturais dos cursos. Gera conceito de qualidade dos cursos. O preenchimento é obrigatório para os estudantes concluintes das áreas avaliadas em 2011 e ocorrerá no período de 7 de outubro a 6 de novembro de 2011, conforme orientações disponível no site do Inep – e

3 Os estudantes concluintes conhecerão o local de prova após o preenchimento do Questionário do Estudante, por meio da impressão do Cartão de Informação do Estudante, cujo acesso depende da conclusão do formulário. A consulta sobre o local da prova estará disponível a partir de 24/10/11. Os Estudantes ingressantes e irregulares são dispensados de preencher o questionário do estudante. A aplicação das provas do Enade 2011, pelo Inep, será no dia 06/11/11.

4 Questionário do Estudante – Enade 2011
Seguem exemplos de questões da parte pedagógica e de estrutura física que somam 10% do cálculo do conceito dos cursos (CPC): Os planos de ensino apresentados pelos professores contêm os seguintes aspectos: objetivos, metodologias de ensino e critérios de avaliação, conteúdos e bibliografia da disciplina? Os equipamentos e ou materiais disponíveis nos ambientes para aulas práticas são suficientes para o número de estudantes (se for estudante de EAD- Educação a distância, considere as condições do pólo de apoio presencial e ou sede)?

5 Questões: Às questões do número 1 a 7 apresentadas no questionário do Estudante – Enade, 2011, são de cunho pessoal e para análise do perfil socioeconômico do aluno. Do número 8 ao 18 são referentes ao Ensino Médio cursado pelos alunos. Para responder as questões de 19 a 33 os alunos deverão considerar a infraestrutura física (instalações físicas da instituição e pólos no caso da Educação a Distância), tecnológica (laboratório de informática, computadores disponíveis), instalações da biblioteca e acervo bibliográfico (livros disponíveis para consulta) da instituição ou do pólo no caso de alunos da EAD, disponíveis para os alunos do curso de graduação. OBS.: na questão 25 refere-se aos ambientes para as aulas práticas, específicas do curso. No caso da Pedagogia o laboratório é a Brinquedoteca que encontra-se na sede de Pinhais.

6 Às questões do número 34 ao 44 procuram analisar a existência de um Plano de Ensino das disciplinas. No presencial e na modalidade a distância este Plano de Ensino é apresentado pelo docente no início da disciplina. Do número 44 ao 49 estão vinculadas ao currículo do curso, a interdisciplinaridade, oferta de programas de extensão, atividades complementares, programa de iniciação científica, tais como: Seminários, Jornada Pedagógica, Palestras, Oficinas e outros. Da 50 a 54 diz respeito a formação realizada durante o curso para a vida profissional futura.

7 Sucesso à todos os nossos alunos!


Carregar ppt "Questionário do Estudante Enade"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google