A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO DISTRITO FEDERAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO DISTRITO FEDERAL"— Transcrição da apresentação:

1 SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO DISTRITO FEDERAL
ATENÇÃO À SAÚDE DA MULHER

2 Núcleo da Saúde da Mulher NUSM/gCV/DCVPIS/SAPS/SES
.com

3 Núcleo de Saúde da Mulher - NUSM
A Saúde da Mulher é prioridade no contexto da gestão federal do SUS, em acordo com as diretrizes do Pacto pela Saúde, das Metas do Milênio e de diversos acordos nacionais e internacionais; No âmbito da atenção primária está sob a responsabilidade do Núcleo de Saúde da Mulher – NUSM; O NUSM tem como missão formular a política de atenção integral à saúde da população feminina do Distrito Federal e fazer a gestão das políticas, programas e projetos em articulação com outras áreas cujas atividades têm interface ou repercutem na Saúde da Mulher.

4 Ações do NUSM No Distrito Federal as ações de Atenção à Saúde da Mulher no âmbito da Atenção Primária são as relativas a: Ginecologia geral Pré-natal de risco habitual; Investigação de óbitos de Mulheres em Idade Fértil e Materna Prevenção de câncer ginecológico, especialmente do colo do útero e da mama; Atendimento às DST; Planejamento Reprodutivo; Puerpério; Climatério/Menopausa; Prevenção e atendimento a mulheres vítimas de violência. ***Rede Cegonha

5 Atenção ao Pré-natal O pré natal de risco habitual é realizado nos 60 Centros de Saúde tradicionais, nos 7 Centros de Saúde de ESF, nos 19 Postos de Saúde urbanos e nos 22 Postos Rurais (SIAB/Dez 2011) A realização de 7 ou mais consultas de pré natal é o indicador pactuado com o Ministério da Saúde (a partir de 2009) e que vem sendo alcançado conforme série histórica abaixo: Ano Nascidos Vivos % pactuado 7 ou + consultas 2008 44.119 - 62,62 2009 43.940 65 65,18 2010 44.172 66,5 68,62

6 Rede Cegonha Grupo Condutor - Portaria nº 2365 de 14 de dezembro de 2011; Fase 1 : Diagnóstico e Adesão – Formalizado por Ofício Gab/SES ao MS em 15 de dezembro de 2011; Fase 2 : Desenho da Rede Regional – Em andamento pelo GCRC e áreas técnicas.

7 A Rede Cegonha é ... * Uma Rede de cuidados que assegura:
À MULHER o direito ao planejamento reprodutivo, à atenção humanizada, à gravidez, parto e puerpério. À CRIANÇA o direito ao nascimento seguro, crescimento e desenvolvimento saudáveis.

8 Rede Cegonha Componentes: I - Pré-Natal - Implantação imediata;
II - Parto e Nascimento – Cronograma por critérios epidemiológicos e demográficos; III - Puerpério e Atenção Integral à Saúde da Criança - Implantação imediata; IV - Sistema Logístico: Transporte Sanitário e Regulação – Cronograma por critérios epidemiológicos e demográficos.

9 Mortalidade Materna O que é?
O óbito de uma mulher durante a gestação ou dentro de um período de 42 dias após o término da gestação, independentemente da duração ou da localização da gravidez, devido a qualquer causa relacionada ou agravada pela condição gestacional ou ainda por medidas relativas a esta, porém não devida a causas acidentais ou incidentais. É o 5º Objetivo do Desenvolvimento do Milênio. Principais causas: -Doenças hipertensivas -Hemorragias -Infecções -Abortamento

10 Ações relativas ao câncer do Colo do Útero e Mama
Realização de exames preventivos para o câncer do colo do útero em todas as Unidades Básicas de Saúde; Qualificação das equipes para o rastreio citológico de qualidade (captação, colheita e laudo); Ampla divulgação das metas por Regional de Saúde; Treinamento dos profissionais médicos e enfermeiros das UBS e ESF, quando necessário, na colheita do preventivo; Monitoramento para garantir a regularidade dos insumos (preventivo)

11 Ações relativas ao câncer do Colo do Útero e Mama
Nota Técnica para padronização das condutas voltadas à prevenção do Câncer do Colo do Útero no âmbito da SES/DF; Trabalho em parceria (Núcleo de Saúde da Mulher, Gerência do Câncer e Núcleo Central de Citopatologia); Aquisição de 20 videocolposcópios com CAF (cirurgia de alta frequência); Diminuição do tempo para emissão dos laudos (citopatológico); Recentemente implantada a estratégia de unidade móvel para atender (ex. citopatológico, mamografia, ultrasssonografia), mulheres residentes em territórios com difícil acesso aos serviços de saúde e em situação de vulnerabilidade.

12 Ações relativas ao câncer do Colo do Útero e Mama
Regulação de mamografias; Realizado mutirão de reconstrução mamária em mulheres com idade entre anos, no período de 05 a 09 de março/12, no HRAN e HRAS. Terceiro mutirão realizado pela SES/DF em parceria com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Foram atendidas 54 mulheres; Dezembro de 2010 haviam 300 mulheres aguardando. Diminuição da demanda reprimida para tratamentos adjuvantes (radioterapia, quimioterapia); Padronização dos laudos de citopatologia, histopatologia e mamografia; Campanhas permanentes de esclarecimento à população; Tratamento cirúrgico mais rápido: média dias.

13

14

15

16 Obrigado!


Carregar ppt "SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO DISTRITO FEDERAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google