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COMPUTAÇÃO MÓVEL Prof.: Jean Carlo Mendes

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Apresentação em tema: "COMPUTAÇÃO MÓVEL Prof.: Jean Carlo Mendes"— Transcrição da apresentação:

1 COMPUTAÇÃO MÓVEL Prof.: Jean Carlo Mendes jean.mendes@gmail.com mobile@mendesnet.com.br http://www.mendesnet.com.br

2 Componentes - Android Intent Activity Fragments Loaders Tasks and Back Stack Services Content Providers

3 Intents Intent é um objeto de “mensagens” que usamos para requisitar a ação de um componente (Activity, Service, etc) da aplicação

4 Intents Explícitos Especifica o componente que vai ser iniciado informando o nome (identificador) dele Usado para iniciar componentes dentro do próprio aplicativo

5 Intents Implicitos Não especifica o componente que vai ser iniciado. Ao invés disto faz uma declaração de ação genérica Tipicamente usado para iniciar apps de terceiros

6 Activities Um Activity é um componente da aplicação que fornece a tela com a qual os usuários podem interagir. Para cada Activity é fornecida uma tela onde se pode desenhar a interface gráfica

7 Activities Geralmente se tem uma Activity especificada como “Main”. A Activity “Main” é apresentada ao usuário quando o aplicativo é executado

8 Activities Quando uma nova Activity é iniciada, a antiga é parada (permacendo com seu estado em uma Pilha de Activities)

9 Activities – ciclo de vida Toda activity possui um ciclo de vida que se inicia no momento de sua criação e termina quando ela não é mais necessário (por exemplo quando outra Activity toma o seu lugar) Diagrama

10 Activities – ciclo de vida onCreate()  é a primeira função a ser executada em uma Activity. Geralmente é a responsável por carregar os layouts XML e realizar as operações de inicialização. É executada apenas uma vez

11 Activities – ciclo de vida onStart()  Chamada imediatamente após a onCreate() e também quando uma Activity que estava em background volta a ter foco onResume()  Assim como onStart() é chamada na inicialização da Activity e também quando ela volta a ter foco. Diferença: onStart() é chamado quando a activity não estava mais visível e volta a ter foco onResume() é chamado na retomadas de foco

12 Activities – ciclo de vida onPause()  É a primeira função a ser invocada quando a Activity perde o foco (acontece quando uma outra Activity é iniciada) onStop()  Só é chamada quando a Activity fica completamente encoberta por outra Activity

13 Activities – ciclo de vida onDestroy()  A última função a ser executada. Depois dela a Activity é considerada “morta”. Neste caso ela não pode ser relançada. Se o usuário voltar a requisitar essa Activity, um novo objeto será construído. onRestart()  Chamada imediatamente antes de onStart(), quando uma Activity volta a ter foco despois de ficar em background

14 Criando uma Activity Para criar uma Activity nós devemos criar uma sublcasse da Classe Activity Nesta subclasses devemos implementar métodos de “callback” que serão chamados pelo sistema nas transições de estado da Activity (create, stop, pause, resume, destroy)

15 Callbacks importantes onCreate() : Obrigatoriamente deve ser implementado. É chamado pelo sistema na criação da Activity. Dentro do app deve ser usado para inicializar componentes essenciais. É onde se declara o método setContentView() que define o layout da Activity para interface com o usuário

16 Callbacks importantes onPause() : Invocado pelo sistema como o primeiro indicativo de que o usuário está deixando a Activity. Neste call-back são implementados os métodos de commit das alterações

17 Fragments Um Fragment representa o comportamento ou uma parte da interface com usuário da Activity Uma Activity pode ter vários fragmentos Fragmento é um “módulo” da activity que contem seu próprio ciclo de vida

18 Fragments Deve estar sempre incorporado à Activity Segue o ciclo de vida do host (Activity). Se activity para, os fragmentos dela também são parados...

19 Fragments – exemplo de design

20 Criando Fragments Para criar um Fragment devemos criar uma subclasse da Classe Fragment Callbacks importantes onCreate() onCreateView() onPause()

21 Fragments – onCreate() Chamado pelo sistema quando o Fragment é criado. Neste método fazemos a inicialização dos componentes que queremos manter o estado durante o ciclo de vida do fragmento

22 Fragments – onCreateView() Chamado pelo sistema quando o Fragment for “desenhado” na interface pela primeira vez Este método retorna uma View que será a “raiz” do Fragment (retorna null se o fragment não possui UI)

23 Fragments – onPause() Chamado pelo sistema quando o usuário está saindo do Fragment. Geralmente é onde as alterações são processadas (o usuário pode não voltar mais ao Fragment)

24 Outras sublclasses para Fragments... DialogFragment: Mostra uma caixa flutuante. Útil para exibir mensangens ListFragment: Mostra uma lista de itens e provê métodos para manipular listas PreferenceFragment: Mostra uma hierarquia de preferencias. Útil para construir telas de configuração


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