ÁGUA SOLVENTE UNIVERSAL

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Apresentação em tema: "ÁGUA SOLVENTE UNIVERSAL"— Transcrição da apresentação:

1 ÁGUA SOLVENTE UNIVERSAL
REVISTA CIENTÍFICA PARA CRIANÇAS º ANOS A, B, C e D ª EDIÇÃO AGOSTO – 2014 SOLVENTE UNIVERSAL

2 INTRODUÇÃO A ÁGUA É UMA DAS COISAS MAIS IMPORTANTES NAS NOSSAS VIDAS E SEM ESTE ELEMENTO DA NATUREZA OS SERES VIVOS NÃO SOBREVIVERIAM. ESTE PROJETO TEM COMO FINALIDADE, APRESENTAR AOS EDUCANDOS A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA E TAMBÉM SUAS FORMAS DE USO COMO SOLVENTE UNIVERSAL. VEREMOS QUE NÃO EXISTE ÁGUA PURA NA NATUREZA, POIS ELA POSSUI UMA GRANDE CAPACIDADE DE DISSOLVER SUBSTÂNCIAS QUE VAI ENCONTRANDO NO SEU PERCURSO AO CIRCULAR PELA NATUREZA. EM NOSSA REVISTA IRÁ ENCONTRAR CURIOSIDADES, PERGUNTAS E RESPOSTAS NA SEÇÃO "VOCÊ SABIA”. ESPERAMOS QUE VOCÊ SE DIVIRTA NAVEGANDO PELO CONHECIMENTO E FAZENDO VÁRIAS DESCOBERTAS. OS EDITORES.

3 A ÁGUA COMO SOLVENTE A ÁGUA É UM ELEMENTO COMPOSTO POR DOIS ÁTOMOS DE HIDROGÊNIO (H) E UM DE OXIGÊNIO (O), FORMANDO A MOLÉCULA DE H2O. É UMA DAS SUBSTÂNCIAS MAIS ABUNDANTES EM NOSSO PLANETA E PODE SER ENCONTRADA EM TRÊS ESTADOS FÍSICOS: SÓLIDO: GELEIRAS LÍQUIDO: OCEANOS, MARES E RIOS; GASOSO: VAPOR D’ ÁGUA NA ATMOSFERA APROXIMADAMENTE 70% DA SUPERFÍCIE TERRESTRE ENCONTRA-SE COBERTA POR ÁGUA.

4 A ÁGUA É UM SOLVENTE UNIVERSAL?
VOCÊ SABIA QUE... A ÁGUA É UM SOLVENTE UNIVERSAL? A  ÁGUA  É UM DOS MELHORES SOLVENTES ENCONTRADOS NA NATUREZA, CAPAZ DE DISSOLVER INFINIDADES DE SUBSTÂNCIAS, COMO SAIS, GASES, AÇÚCARES, PROTEÍNAS, ETC. ESSA ALTA CAPACIADADE DEU A ÁGUA A CARACTERÍSTICA DE SOLVENTE UNIVERSAL.

5 UMA MISTURA É FORMADA POR DUAS OU MAIS SUBSTÂNCIAS PURAS E SÃO CLASSIFICADAS EM MISTURAS HOMOGÊNEAS E HETEROGÊNEAS. MISTURAS HOMÔGENEAS SÃO AQUELAS FORMADAS POR APENAS UMA FASE. NÃO SE CONSEGUE DIFERENCIAR AS SUBSTÂNCIAS. EXEMPLO: ÁGUA+ AÇÚCAR MISTURAS HETEROGÊNEAS SÃO AQUELAS FORMADAS POR DUAS OU MAIS FASES. AS SUBSTÂNCIAS PODEM SER DIFERENCIADAS A OLHO NU OU COM UM MICROSCÓPIO. EXEMPLO : ÁGUA + ÓLEO SOLVENTE O SOLVENTE É UMA SUBSTÂNCIA GERALMENTE LÍQUIDA, QUE DISSOLVE OUTRA SUBSTÂNCIA FORMANDO UMA SOLUÇÃO. SOLUTO CHAMA-SE SOLUTO A SUBSTÂNCIA QUE PODE SER DISSOLVIDA. SOLUÇÃO É UMA MISTURA HOMOGÊNEA. AS SOLUÇÕES PODEM SER LÍQUIDAS, GASOSAS OU SÓLIDAS. AS SOLUÇÕES SÃO FORMADAS POR SOLVENTES E SOLUTOS. AS MISTURAS

6 MISTURAS HETEROGÊNEAS
MISTURAS HOMOGÊNEAS MISTURAS HETEROGÊNEAS

7 1. MISTURAS HOMOGÊNEAS:  SÃO AQUELAS QUE APRESENTAM UM ASPECTO UNIFORME, COM UMA ÚNICA FASE (MONOFÁSICA). EXEMPLOS: MISTURA DE ÁGUA COM SAL MISTURA DE ÁGUA COM AÇÚCAR ESSAS MISTURAS HOMOGÊNEAS SÃO CHAMADAS DE SOLUÇÕES. 2. MISTURAS HETEROGÊNEAS: SÃO AQUELAS QUE APRESENTAM MAIS DE UMA FASE. ÁGUA E ÓLEO, ÁGUA E AREIA, ÁGUA E GRANITO, ÁGUA E FERRO.

8 MISTURA DE ÁGUA COM SAL EXPERIÊNCIA - 3º ANO C MISTURAS HOMOGÊNEAS

9 AGORA COLOCAMOS UMA COLHER DE SAL E MEXEMOS.
PRIMEIRO PEGAMOS UM RECIPIENTE E COLOCAMOS ÁGUA APRESENTAÇÃO EM NOSSA ESCOLA... AGORA COLOCAMOS UMA COLHER DE SAL E MEXEMOS. VEJA O QUE ACONTECE... PROFESSORA PRISCILA E OS ALUNOS KAUAN E ÍCARO

10 MISTURA DE ÁGUA COM SAL, OU SEJA, MISTURA
TEMOS A MISTURA DE ÁGUA COM SAL. MISTURA DE ÁGUA COM SAL, OU SEJA, MISTURA HOMOGÊNEA

11 MISTURA DE ÁGUA COM SAL E ÁGUA COM
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS NA ÚLTIMA AULA REALIZAMOS A EXPERIÊNCIA "MISTURAS HOMOGÊNEAS - MISTURAS DE ÁGUA CO SAL E AÇÚCAR", VIVENCIANDO MAIS UM POUCO SOBRE OS ELEMENTOS QUE NÃO SE MISTURAM COM A ÁGUA. EM DUPLAS REGISTREM OS MATERIAIS, O PROCEDIMENTO E A CONCLUSÃO DA EXPERIÊNCIA REALIZADA QUE SERÁ UTILIZADA PARA COMPOR O PRODUTO FINAL DO NOSSO PROJETO: "ÁGUA COMO SOLVENTE. EXPERIÊNCIA MISTURA DE ÁGUA COM SAL E ÁGUA COM AÇÚCAR

12 A ÁGUA E O ÓLEO NÃO SE MISTURAM?
VOCÊ SABIA QUE... A ÁGUA E O ÓLEO NÃO SE MISTURAM? ISTO OCORRE PORQUE AS MÓLECULAS DO ÓLEO SÃO MAIS LEVES DO QUE AS DA ÁGUA

13 ÁGUA E ÓLEO NÃO SE MISTURAM
EXPERIÊNCIA 3º ANO B MISTURAS HETEROGÊNEAS

14 A PROFESSORA LEONETE APRESENTA A EXPERIÊNCIA AOS SEUS ALUNOS.
ELA APRESENTA OS MATERIAIS E INICIA O PROCEDIMENTO. DISCUTINDO O RESULTADO COM OS ALUNOS MISTURANDO OS MATERIAIS

15 CIÊNCIAS EM SALA MISTURA DE ÁGUA E ÓLEO MATERIAIS: 1 COPO COM ÁGUA
1 COPO COM ÓLEO 1 BACIA ACRÍLICA 1 COLHER PROCEDIMENTO: ENCHA A BACIA COM ÁGUA. COLOQUE UMA COLHER DE ÓLEO NA ÁGUA E MEXA. OBSERVE O QUE ACONTECE: QUEM FICOU EMBAIXO? E EM CIMA? POR QUE ISTO ACONTECEU? PARA MAIORES INFORMAÇÕES VISITE EM NOSSO BLOG A SEÇÃO DE VÍDEOS

16 EXPERIÊNCIA - MISTURA DE ÁGUA COM ÓLEO
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS NA ÚLTIMA AULA REALIZAMOS A EXPERIÊNCIA "MISTURAS HETEROGÊNEAS" VIVENCIANDO MAIS UM POUCO SOBRE OS ELEMENTOS QUE NÃO SE MISTURAM COM A ÁGUA. EM DUPLAS REGISTREM OS MATERIAIS, O PROCEDIMENTO E A CONCLUSÃO DA EXPERIÊNCIA REALIZADA QUE SERÁ UTILIZADA PARA COMPOR O PRODUTO FINAL DO NOSSO PROJETO: "ÁGUA COMO SOLVENTE". EXPERIÊNCIA - MISTURA DE ÁGUA COM ÓLEO

17 A ÁGUA COMO SOLVENTE EM DIVERSAS
TEMPERATURAS FRIO QUENTE

18 OBSERVE A CENA ABAIXO: HÁ 2 RECIPIENTES COM ÁGUA E CORANTE AZUL. O PRIMEIRO ESTÁ COM ÁGUA GELADA E O SEGUNDO EM TEMPERATURA AMBIENTE. Água Gelada  Água em Temperatura Ambiente       E AGORA? VOCÊ PERCEBEU QUE, MESMO SEM MEXER NA ÁGUA, O CORANTE SE ESPALHOU POR TODO O COPO. ESSE MOVIMENTO DAS PARTÍCULAS DO CORANTE NA ÁGUA É CONHECIDO POR "MOVIMENTO BRAUNIANO" POR TER SIDO DESCRITO PELO BOTÂNICO ESCOCÊS ROBERT BROWN EM ELE OBSERVOU, EM SEU MICROSCÓPIO, QUE GRÃOS DE PÓLEN ESTAVAM CONTINUAMENTE SE MOVIMENTANDO NA ÁGUA, MESMO SE A LÂMINA DE MICROSCÓPIO NÃO ESTIVESSE SENDO MOVIDA. PRIMEIRO, ELE PENSOU QUE O PÓLEN SE MOVIA POR ESTAR "VIVO" MAS DEPOIS, ELE PERCEBEU O MESMO MOVIMENTO COM PARTÍCULAS INANIMADAS.

19 O "MOVIMENTO BRAUNIANO" É O MOVIMENTO CONSTANTE E ERRÁTICO DE PEQUENAS PARTÍCULAS QUANDO SÃO COLOCADAS EM UM LÍQUIDO OU UM GÁS. QUANDO SE COLOCA O CORANTE NA ÁGUA, PERCEBEMOS QUE ELE SE ESPALHOU, MESMO SEM TER SIDO AGITADO, QUANDO A ÁGUA PARECIA ESTAR "IMÓVEL". OBSERVAMOS QUE O CORANTE, PARECE QUE ESTÁ “DANÇANDO” DENTRO DO COPO, ENQUANTO SE MISTURA. ESSE MOVIMENTO É RESULTADO DA COLISÃO ENTRE MOLÉCULAS. AS MOLÉCULAS DE CORANTE MUDAM A DIREÇÃO DE MOVIMENTO... ...QUANDO COLIDEM COM AS MOLÉCULAS DE ÁGUA QUE TAMBÉM ESTÃO EM MOVIMENTO.  COMO O MOVIMENTO DAS MOLÉCULAS É MAIS RÁPIDO NA ÁGUA QUENTE DO QUE NA ÁGUA FRIA, O CORANTE SE DISPERSA MAIS FACILMENTE NA ÁGUA A TEMPERATURA AMBIENTE QUE NA ÁGUA GELADA.

20 VAMOS PENSAR UM POUCO...

21 ÁGUA QUENTE OU FRIA: QUAL É MELHOR SOLVENTE?
CIÊNCIAS NA SALA ÁGUA QUENTE OU FRIA: QUAL É MELHOR SOLVENTE? MATERIAL: . 1 COPO COM ÁGUA FRIA. . 1  COPO COM ÁGUA GELADA . 1 COPO COM ÁGUA QUENTE . 3 ENVELOPES DE SONRISAL . 1 PAPEL E CANETA PROCEDIMENTOS: 1. COLOQUE UM COMPRIMIDO DE SONRISAL NO COPO DE ÁGUA FRIA E OBSERVE O QUE ACONTECE E ANOTE. 2. COLOQUE OUTRO COMPRIMIDO NO COPO DE ÁGUA GELADA . OBSERVE O QUE ACONTECE E ANOTE. 3. COLOQUE O ÚLTIMO COMPRIMIDO NO COPO DE ÁGUA QUENTE E VEJA O QUE ACONTECE E ANOTE. RESPONDA: 1) EM QUAL COPO O COMPRIMIDO SE DISSOLVEU PRIMEIRO? 2) POR QUÊ? GOSTOU DA EXPERIÊNCIA? ENTRE EM NOSSO BLOG, ASSISTA O NOSSO VIDEO E DEIXE SEU COMENTÁRIO.

22 APÓS A REALIZAÇÃO DA EXPERIÊNCIA, REGISTRAMOS O QUE APRENDEMOS.....
3º ANO D

23 ÁGUA QUENTE OU FRIA - QUAL O MELHOR
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS NA ÚLTIMA AULA REALIZAMOS A EXPERIÊNCIA "ÁGUA QUENTE OU FRIA - QUAL O MELHOR SOLVENTE", VIVENCIANDO MAIS UM POUCO SOBRE OS ELEMENTOS QUE NÃO SE MISTURAM COM A ÁGUA. EM DUPLAS REGISTREM OS MATERIAIS, O PROCEDIMENTO E A CONCLUSÃO DA EXPERIÊNCIA REALIZADA QUE SERÁ UTILIZADA PARA COMPOR O PRODUTO FINAL DO NOSSO PROJETO: "ÁGUA COMO SOLVENTE. EXPERIÊNCIA ÁGUA QUENTE OU FRIA - QUAL O MELHOR

24 DISSOLUÇÃO DE PARTÍCULAS
SOLUÇÕES LÍQUIDAS QUE CONTÊM SOLUTOS SÓLIDOS SÃO DENOMINADAS DE DISSOLUÇÃO. ESSAS SOLUÇÕES SÃO MUITO COMUNS EM NOSSO DIA-A-DIA, PODEMOS ENCONTRÁ-LAS EM NOSSO CAFÉ DA MANHÃ, POR EXEMPLO: QUANDO MISTURAMOS ACHOCOLATADO (SÓLIDO) AO LEITE (SOLUÇÃO LÍQUIDA). A DISSOLUÇÃO OCORRE PORQUE AS MOLÉCULAS DO SOLVENTE ENVOLVEM AS PARTÍCULAS SÓLIDAS DO SOLUTO, DISSOLVENDO-AS. ALGUNS FATORES INFLUEM NO PROCESSO DE DISSOLUÇÃO, VEJAMOS QUAIS SÃO:  TEMPERATURA: QUANTO MAIS ELEVADA ESTIVER A TEMPERATURA DE UM LÍQUIDO MAIOR SERÁ A DISSOLUÇÃO. CONCENTRAÇÃO: A QUANTIDADE DE SOLUTO INFLUI, UMA VEZ QUE UMA SOLUÇÃO MAIS DILUÍDA TERÁ UMA DISSOLUÇÃO MAIOR, POR EXEMPLO, A ÁGUA PURA DISSOLVE MELHOR UM SOLVENTE DO QUE A ÁGUA QUE JÁ TENHA SOLUTO.   SOLUÇÕES LÍQUIDAS QUE CONTÊM SOLUTOS SÓLIDOS SÃO DENOMINADAS DE DISSOLUÇÃO. ESSAS SOLUÇÕES SÃO MUITO COMUNS EM NOSSO DIA-A-DIA, PODEMOS ENCONTRÁ-LAS EM NOSSO CAFÉ DA MANHÃ, POR EXEMPLO, QUANDO MISTURAMOS ACHOCOLATADO (SÓLIDO AO LEITE (SOLUÇÃO LÍQUIDA). A DISSOLUÇÃO OCORRE PORQUE AS MOLÉCULAS DO SOLVENTE ENVOLVEM AS PARTÍCULAS DE SÓLIDOS DO SOLUTO, DISSOLVENDO-OS. ALGUNS FATORES INFLUEM NO PROCESSO DE DISSOLUÇÃO, VEJAMOS QUAIS SÃO:  TEMPERATURA: MAIS ELEVADA ESTIVER A TEMPERATURA DE UM LÍQUIDO MAIOR SERÁ A DISSOLUÇÃO. CONCENTRAÇÃO: A QUANTIDADE DE SOLUTO INFLUI, UMA VEZ QUE UMA SOLUÇÃO MAIS DILUÍDA TERÁ UMA DISSOLUÇÃO MAIOR, POR EXEMPLO, A ÁGUA PURA DISSOLVE MELHOR UM SOLVENTE DO QUE A ÁGUA QUE JÁ COM SOLUTOS..   

25 MAS QUE EXPERIÊNCIA POSSO FAZER PARA SABER OS TIPOS DE DISSOLUÇÃO?
VAMOS PENSAR UM POUCO... MAS QUE EXPERIÊNCIA POSSO FAZER PARA SABER OS TIPOS DE DISSOLUÇÃO?

26 CIÊNCIAS NA SALA MATERIAL  • AÇÚCAR CRISTAL E REFINADO;  • ÁGUA;  • 2 COPOS DE VIDRO TRANSPARENTES;  • SAL DE COZINHA (NACL).  EXPERIMENTO 1: COLOQUE ÁGUA NOS DOIS COPOS E ADICIONE 2 COLHERES DE AÇÚCAR CRISTAL EM UM DOS COPOS, E 2 COLHERES DE AÇÚCAR REFINADO NO OUTRO COPO. AGITE AS MISTURAS E OBSERVE: EM QUAL A DISSOLUÇÃO ACONTECE MAIS RAPIDAMENTE?  COMO JÁ FOI DITO, A DISSOLUÇÃO OCORRE PORQUE AS MOLÉCULAS DO SOLVENTE ENVOLVEM AS PARTÍCULAS DE SÓLIDOS DO SOLUTO DISSOLVENDO-OS, QUANTO MAIOR FOR A SUPERFÍCIE DE CONTATO DESTE SÓLIDO MAIS RÁPIDA SERÁ A DISSOLUÇÃO. NO SOLUTO AÇÚCAR REFINADO OS GRÃOS DE SACAROSE SÃO MAIS FINOS EXPONDO UMA MAIOR SUPERFÍCIE DE CONTATO.  EXPERIMENTO 2: FERVA UM COPO DE ÁGUA E RESERVE , NO OUTRO COPO COLOQUE ÁGUA PREVIAMENTE RESFRIADA (GELADA). DISSOLVA DUAS COLHERES DE SAL EM AMBOS OS COPOS, E VERIFIQUE: EM QUAL A DISSOLUÇÃO É MAIS RÁPIDA?  SABE-SE QUE QUANTO MAIS ELEVADA ESTIVER A TEMPERATURA DE UM LÍQUIDO MAIOR SERÁ A DISSOLUÇÃO, SENDO ASSIM, NO COPO COM ÁGUA QUENTE O SOLUTO SE DISSOLVE COM MAIOR VELOCIDADE DO QUE NO RECIPIENTE COM ÁGUA FRIA.

27 JÁ FIZEMOS TODOS OS TIPOS DE MISTURAS, MAS SERÁ QUE PODEMOS SEPARAR?
E AGORA , QUEM PODERÁ ME RESPONDER?

28 SEPARAÇÃO DE MISTURAS HOMOGÊNEAS
SEPARAÇÃO DE MISTURAS HETEROGÊNEAS

29 SEPARAÇÃO DE MISTURAS HETEROGÊNEAS
PARA SEPARAR MISTURAS DE SÓLIDOS E LÍQUIDOS PODEMOS UTILIZAR O MÉTODO DA DECANTAÇÃO, SEDIMENTAÇÃO, CENTRIFUGAÇÃO, FILTRAÇÃO E EVAPORAÇÃO. - SEDIMENTAÇÃO – CONSISTE EM DEIXAR A MISTURA EM REPOUSO ATÉ O SÓLIDO SE DEPOSITAR NO FUNDO DO RECIPIENTE.  EXEMPLO: ÁGUA + AREIA  - DECANTAÇÃO – É A REMOÇÃO DA PARTE LÍQUIDA, VIRANDO CUIDADOSAMENTE O RECIPIENTE. PODE-SE UTILIZAR UM FUNIL DE DECANTAÇÃO PARA REMOVER UM DOS COMPONENTES DA MISTURA.  EXEMPLO: ÁGUA + ÓLEO; ÁGUA + AREIA

30 - FILTRAÇÃO – PROCESSO MECÂNICO QUE SERVE PARA SEPARAR MISTURA SÓLIDA DISPERSA COM UM LÍQUIDO OU GÁS. UTILIZA-SE UMA SUPERFÍCIE POROSA (FILTRO) PARA RETER O SÓLIDO E DEIXAR PASSAR O LÍQUIDO. O FILTRO USADO É UM PAPEL-FILTRO. EVAPORAÇÃO – CONSISTE EM EVAPORAR O LÍQUIDO QUE ESTÁ MISTURADO COM UM SÓLIDO EXEMPLO: ÁGUA + SAL DE COZINHA (CLORETO DE SÓDIO) NAS SALINAS, OBTÉM-SE O SAL DE COZINHA POR ESTE PROCESSO. NA REALIDADE, AS EVAPORAÇÕES RESULTAM EM SAL GROSSO, QUE SE FOR PURIFICADO TORNA-SE O SAL REFINADO (SAL DE COZINHA), QUE É UMA MISTURA DE CLORETO DE SÓDIO E OUTRAS SUBSTÂNCIAS QUE SÃO ADICIONADAS PELA INDÚSTRIA.

31 SEPARAÇÃO DE MISTURAS HOMOGÊNEAS
PARA SEPARAR OS COMPONENTES DAS SUBSTÂNCIAS DE MISTURAS HOMOGÊNEAS USAMOS OS MÉTODOS CHAMADOS DE FRACIONAMENTO, QUE SE BASEIAM NA CONSTÂNCIA DA TEMPERATURA NAS MUDANÇAS DE ESTADOS FÍSICOS. SÃO ELES: DESTILAÇÃO E FUSÃO. DESTILAÇÃO – CONSISTE EM SEPARAR LÍQUIDOS E SÓLIDOS COM PONTOS DE EBULIÇÃO DIFERENTES. OS LÍQUIDOS DEVEM SER MISCÍVEIS ENTRE SI.  EXEMPLO: ÁGUA + ÁLCOOL ETÍLICO; ÁGUA + SAL DE COZINHA

32 - FRACIONADA - DE VÁRIOS SÓLIDOS
- FRACIONADA - DE VÁRIOS SÓLIDOS. DERRETE-SE A SUBSTÂNCIA SÓLIDA ATÉ O SEU PONTO DE FUSÃO, SEPARANDO-SE DAS DEMAIS SUBSTÂNCIAS. . EXEMPLO: MISTURA SÓLIDA ENTRE ESTANHO E CHUMBO.  O ESTANHO FUNDE-SE A 231°C E O CHUMBO, A 327°C. ENTÃO, FUNDE-SE PRIMEIRAMENTE O ESTANHO– SEPARA COMPONENTES DE MISTURAS HOMOGÊNEAS

33 VAMOS SEPARAR ENTÃO AS MISTURAS HETEROGÊNEAS?

34 SEPARAÇAO DE MISTURAS POR FILTRAÇÃO
CIÊNCIAS NA SALA SEPARAÇAO DE MISTURAS POR FILTRAÇÃO MATERIAIS: 1 JARRA ACRÍLICA (TRANSPARENTE) 1 PORTA COADOR DE FILTRO DE PAPEL 1 FILTRO DE PAPEL 1 COLHER 3 COLHERES DE AREIA DE CONSTRUÇÃO 1 COPO COM ÁGUA QUENTE PROCEDIMENTO: COM A AJUDA DE UM ADULTO, AQUEÇA A ÁGUA E MISTURE AS 3 COLHERES DE AREIA. COLOQUE O FILTRO DE PAPEL NO PORTA COADOR E DESPEJE A MISTURA DE ÁGUA COM AREIA NO COADOR E OBSERVE O QUE ACONTECE. FAÇA ANOTAÇÕES. REALIZE OS OUTROS PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS REGISTRADAS EM VÍDEO NO NOSSO BLOG E COMPARE QUAL É O MAIS EFICIENTE. BOM TRABALHO!

35 EXPERIÊNCIA - SEPARAÇÃO DE MISTURAS - FILTRAÇÃO
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS NA ÚLTIMA AULA REALIZAMOS A EXPERIÊNCIA " SEPARAÇÃO DE MISTURAS HETEROGÊNEAS" VIVENCIANDO MAIS UM POUCO SOBRE OS ELEMENTOS QUE NÃO SE MISTURAM COM A ÁGUA. EM DUPLAS REGISTREM OS MATERIAIS, O PROCEDIMENTO E A CONCLUSÃO DA EXPERIÊNCIA REALIZADA QUE SERÁ UTILIZADA PARA COMPOR O PRODUTO FINAL DO NOSSO PROJETO: "ÁGUA COMO SOLVENTE". EXPERIÊNCIA - SEPARAÇÃO DE MISTURAS - FILTRAÇÃO

36 SEPARAMOS OS MATERIAIS PARA REALIZAR A EXPERIÊNCIA
MISTURAMOS A AREIA NA ÁGUA... O RESULTADO FOI ESTE. A ÁGUA APÓS O PROCESSO DE FILTRAÇÃO A ÁGUA FICOU MAIS LIMPA. COAMOS A MISTURA DA ÁGUA COM AREIA PELO COADOR

37 AGRADECIMENTOS A ELABORAÇÃO DESTE TRABALHO NÃO TERIA SIDO POSSÍVEL SEM A COLABORAÇÃO, ESTÍMULO E EMPENHO DE PROFESSORES, ALUNOS E COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA. ESPERAMOS QUE ESTE PROJETO REALIZADO PELOS 3º ANOS DA EMEF PROFESSOR JOAQUIM OSÓRIO DE AZEVEDOVENHA CONTRIBUIR COM O CONHECIMENT DE TODOS E QUE SEJA UM ESTÍMULO DE SE QUERER SABER MAIS. ATÉ O PRÓXIMO ANO! SEM MAIS, 3º ANOS A, B C e D "POR VEZES SENTIMOS QUE AUILO QUE FAZEMOS NÃO É SENÃO UMA GOTA DE ÁGUA NO MAR. MAS O MAR SERIA MENOR SE LHE FALTASSE UMA GOTA" MADRE TERESA DE CALCUTA

38 EMEF PROFESSOR JOAQUIM OSÓRIO DE AZEVEDO
3º ANO A - PROFESSORA ANDREIA

39 EMEF PROFESSOR JOAQUIM OSÓRIO DE AZEVEDO
3º ANO B - PROFESSORA LEONETE

40 EMEF PROFESSOR JOAQUIM OSÓRIO DE AZEVEDO
3º ANO C - PROFESSORA VIVIANE

41 EMEF PROFESSOR JOAQUIM OSÓRIO DE AZEVEDO
3º ANO D - PROFESSORA PRISCILA


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