A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Balanço: Projeto Quem Falta Faz Falta

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Balanço: Projeto Quem Falta Faz Falta"— Transcrição da apresentação:

1 Balanço: Projeto Quem Falta Faz Falta
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO 24 de setembro de 2015

2 BALANÇO QUEM FALTA FAZ FALTA
Nova Resolução – apoio na implementação; Piloto Ligação aos Pais; Práticas regionais; Próximos passos. 2

3 1. NOVA RESOLUÇÃO 608 ligações efetivadas
Divulgada no dia 18 de agosto (cartazes foram disponibilizados); Ligação para 629 escolas com maior índice de faltas para reforçar trabalho das DE (semana de 07 de setembro): 608 ligações efetivadas Conhece projeto? 95,2% Conhece o site do projeto? 50,5% Acha importante a ação QFFF? 96,3% 3

4 2. PILOTO LIGAÇÃO AOS PAIS
3 Diretorias de Ensino Centro Sul, Mogi das Cruzes, Sorocaba Principais Resultados: ~70% dos pais agradeceram; ~50% dos alunos retornaram/interromperam ciclo de infrequência; Desafio: cadastro! 5.700 pais / conseguimos (32%) Ação de atualização de cadastro será lançada em breve e estruturação da expansão em 2016 será iniciada em outubro; 4

5 3. PRÁTICAS REGIONAIS Diversas customizações/complementações regionais do QFFF foram observadas entre agosto e setembro; Alguns exemplos... Centro Sul: Encontro com os Grêmios; Leste 1: Encontro com os Grêmios (participação dos pais) / Encontro de mães; Pirassununga: projetos especiais para as quartas-feiras envolvendo esporte; São Roque:  foco nas escolas críticas quanto ao fluxo (várias já possuem 0% de evasão) Penápolis: trabalho específico com os pais; São Vicente: articulação com a Promotoria / Orientações e elaboração de vídeos com o PCNP de Tecnologia para tornar as aulas mais atrativas / Trabalho com os alunos acolhedores do Ensino Integral / Estudo de caso de uma escola fictícia para análise do fluxo. Ao longo de outubro e novembro “boas práticas” serão sistematizadas para replicação em 2016; 5

6 APLICATIVO DI@RIO DE CLASSE
Secretaria Escolar Digital

7 APLICATIVO DI@RIO DE CLASSE
Qual o principal problema que o aplicativo visa endereçar? Problema Acompanhamento sistemático da frequência dos alunos pelos professores, equipes gestoras das escolas e Diretorias de Ensino é, em geral, pouco efetivo, o que dificulta a realização de ações preventivas e/ou intervenções específicas. Diagnóstico Problema surge, em grande medida, devido a forma de se registrar a frequência (manual – via Diário de Classe), que dificulta a consolidação dos dados e praticamente impossibilita o compartilhamento das informações em tempo real. 7

8 APLICATIVO DI@RIO DE CLASSE
Importante consideração para a formulação de um solução: Professores já possuem uma alta carga de tarefas operacionais – portanto, qualquer que seja a solução, proposta não pode ser entendida como “mais um trabalho a ser feito”. 8

9 APLICATIVO DI@RIO DE CLASSE
Principais características do aplicativo: Navegação intuitiva e de fácil manuseio (versão atual foi construída com mais de 100 professores da Rede); Não depende da Internet, permitindo o uso na sala de aula – sincronização com o SED no momento em que se conecta com a internet; Permite o fácil acompanhamento sobre as faltas de cada um dos alunos, em tempo real;

10 O que o aplicativo oferece?
O objetivo do aplicativo é prover uma alternativa ao Diário de Classe manual, portanto, ele contempla as mesmas “partes” da sua “versão física”: Frequência Registro de Aula Avaliação 10

11 O que o aplicativo oferece?
O objetivo do aplicativo é prover uma alternativa ao Diário de Classe manual, portanto, ele contempla as mesmas “partes” da sua “versão física”: Frequência ROBSON CARDOSO DO AMARAL Registro de Aula Avaliação 11

12 Como funcionará o Projeto Piloto?
Adesão – professores deverão se inscrever através de um formulário até dia 06/10 (mais informações serão disponibilizadas); Esses professores receberão orientações específicas sobre o piloto; NITs e PCNP TE também serão envolvidos; Utilização do aplicativo durante o 4º bimestre, com dados reais, com o objetivo de auxiliar a SEE, através de devolutivas sobre o uso, na finalização do desenvolvimento para lançamento oficial em 2016.

13 Implementação Sistêmica
Cronograma de implementação 3º Bimestre 4º Bimestre Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro 2016 FASE 1 Teste de usabilidade em 5 DEs FASE 2 Preparação da Fase 2 Implementação do Piloto Professores Voluntários em toda a Rede FASE 3 Preparação da Fase 3 Implementação Sistêmica Abertura para toda a Rede 13

14 SARESP/SAEB, Fluxo, Base Nacional Comum
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO CGEB/CIMA/SUBSEC Reunião de Dirigentes de Ensino 22 de setembro de 2015

15 Como melhorar o IDESP/IDEB?
RELEMBRANDO… Como melhorar o IDESP/IDEB? Apoio às Escolas Aprendizagem Fluxo (Reprovação e Abandono) Acompanhamento 15

16 Como melhorar o IDESP/IDEB? 3) Piloto do Aplicativo Di@rio de Classe
HOJE FALAREMOS SOBRE: Como melhorar o IDESP/IDEB? Apoio às Escolas Aprendizagem Fluxo (Reprovação e Abandono) 1) SARESP/SAEB 2) Quem Falta Faz Falta 3) Piloto do Aplicativo de Classe Acompanhamento 16

17 SEMANA DO SARESP/SAEB (Antigo “Dia do SARESP”)

18 SEMANA DO SARESP/SAEB Quando será o SARESP e o SAEB (Prova Brasil)?
SAEB/Prova Brasil: 3 a 13 de novembro Coordenadores de Polo (350) – indicados pela DEs – estabelecem junto aos Diretores das Escolas as datas de aplicação no Polo; SARESP: 24 e 25 de novembro; Quando será a “Semana do SARESP/SAEB”? 5 – 10 de outubro; Semana do SARESP/SAEB será lançada por meio de uma videoconferência (CGEB/CIMA/SubSec) para DE’s (Dirigentes / Supervisores / NPE / CIE) e Escolas (equipe gestora) no dia 5 de outubro; 18

19 Objetivos específicos da “Semana”
SEMANA DO SARESP/SAEB Objetivos específicos da “Semana” (i) Disseminar junto a equipe escolar os objetivos e formato de aplicação das avaliações, assim como os pontos em comum entre elas; 19

20 Objetivos específicos da “Semana”
SEMANA DO SARESP/SAEB Objetivos específicos da “Semana” (ii) Reconhecer a evolução histórica dos resultados das avaliações do SARESP por meio da nova plataforma “Foco Aprendizagem” a fim de refletir sobre os resultados e, principalmente, planejar ações pontuais até os dias de aplicação das avaliações; 20

21 Objetivos específicos da “Semana”
SEMANA DO SARESP/SAEB Objetivos específicos da “Semana” (iii) Planejar a aplicação da “Simulado Online SAEB – 2015” com vistas a trabalhar o gênero “item” junto aos alunos e apoiar o direcionamento de ações pontuais a partir do retorno dos resultados em tempo real; IMPORTANTE: essa orientação não indica que o simulado terá de ser obrigatoriamente aplicado na semana de 05 a 10 de outubro. A semana tem por objetivo principal organizar a escola para realização dessa ação assim que possível (pode ser na semana de 05 a 10 ou logo depois). 21

22 Objetivos específicos da “Semana”
SEMANA DO SARESP/SAEB Objetivos específicos da “Semana” (iv) Planejar ações de mobilização dos alunos e comunidade escolar como um todo para assegurar ampla participação e engajamento para com a realização das avaliações. MATERIAL ORIENTADOR ESPECÍFICO SOBRE OS 4 OBJETIVOS SERÁ DISPONIBILIZADO NO DIA 05 DE OUTUBRO. 22

23 4. Articulação Regional SEMANA DO SARESP/SAEB
Importante cada Dirigente de Ensino elencar um Supervisor de Ensino para articular a “Semana do Saresp/SAEB” no âmbito de sua Diretoria de Ensino Dirigente definir “coordenador” até o dia 30/09; Enviar para SubSec; 23

24 A BASE NACIONAL COMUM e a participação da SEE-SP

25

26 BASE NACIONAL COMUM – ELABORAÇÃO

27 CRONOGRAMA DE DISCUSSÃO – PROPOSTA MEC
Documento da versão preliminar da BNC 16/09 Seminário Nacional da BNC 23 a 25/09 Ciclos de formação na discussão nas regionais (primeira Ouvidoria) 17/09 a 20/10 Proposta para Dia da Base Nacional Comum para que todas as escolas discutam a BNC 21/10 Sistematização das contribuições das regionais de Ensino para discussão da BNC Até dia 15/12 Envio para o Ministério da Educação no sistema do documento final do estado Até 15/04/16

28 COMO SE DARÁ A PARTICIPAÇÃO DA SEE-SP?

29 PARA SABER MAIS E ACOMPANHAR OS TRABALHOS
Site oficial do MEC Movimento pela BNC

30


Carregar ppt "Balanço: Projeto Quem Falta Faz Falta"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google