A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

P LANEJAMENTO DE SERVIÇO DE SAÚDE : PANEJA - SUS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "P LANEJAMENTO DE SERVIÇO DE SAÚDE : PANEJA - SUS."— Transcrição da apresentação:

1 P LANEJAMENTO DE SERVIÇO DE SAÚDE : PANEJA - SUS

2 O PLANEJAMENTO É IMPORTANTE ? “No caso das instituições de saúde, em que a quantidade e a complexidade das tarefas a serem realizadas, bem como o volume de recursos e pessoas envolvidas na sua realização não podem correr o risco do improviso, essa necessidade [do planejamento] torna-se premente. Acresce-se a isso o fato de lidarem com situações que envolvem a vida de milhões de pessoas e que podem resultar em doenças, incapacidades e mortes”.

3 A I MPORTÂNCIA DO P LANEJAMENTO NA G ESTÃO DO SUS Para que planejar? Quem e planeja? Onde planejar? Como planeja?  O planejamento está “voltando à moda”, depois de mais de uma década de predomínio do ideologismo neoliberal Retomada da ideologia desenvolvimentista Valorização do papel do Estado no desenvolvimento econômico e social Necessidade de fortalecimento da capacidade de governo: formação dos dirigentes, introdução de métodos e técnicas de gestão (planejamento) alternativas de organização (macro e micro)

4 P LANEJAMENTO NORMATIVO Planejador é um ator externo; Não discute e nem cria viabilidade; Desconsidera outros atores sociais envolvidos; PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Quem planeja é um ator social Aceita a existência de uma variedade de explicações e diagnostico da mesma realidade; É inseparável da gerência.

5 P LANEJAMENTO ESTRATÉGICO Explicativo: corresponde ao momento da identificação, seleção e explicação dos problemas – diagnostico da realidade. Levantamento e seleção dos problemas; Levantamento dos atores envolvidos com a seleção do dos problemas; Descrição dos problemas; Seleção dos nós críticos – causas principais;

6 Normativo: Corresponde ao desenho do conteúdo propositivo do plano construção das ações. Desenho das operações; Analise do impacto das operações sobre os nós críticos; Definição dos responsáveis por cada operação; Definição dos recursos, produtos e resultados de cada operação; Elaboração dos cenários; Redefinição provisória dos produtos e resultados das operações.

7 ESTRATÉGICO – Analise e construção da viabilidade do plano e definição das intervenções sobre os nós-críticos (problema mais importantes.) Análise da motivação dos atores relevantes e identificação das operações. Definição dos recursos específicos de cada operação. Análise do vetor de peso dos atores por referência a cada recurso específico de cada operação; Definição das operações inviáveis. Desenho de estratégias aos atores que rechaçam as operações; Desenho de trajetórias alternativas que potencializem ou criem viabilidade para as operações do plano.

8 Tático-Operacional – É o conjunto da ação (prática), do fazer e refazer. Análise operacional; Análise e desenho das estratégias de mudança organizacional; Estruturação de um sistema estratégico do monitoramento; Implementar o plano de ação; Repensar, adequar ou refazer ações.

9 P LANEJAMENTO DE S AÚDE NO SUS: RUMO À INSTITUCIONALIZAÇÃO (3 NÍVEIS ) Planos de Ação do governo federal Planos Estaduais de Saúde Planejamento Municipal em Saúde (acompanhando o processo de municipalização normativa – NOB 93 e 96) Programação Pactuada Integrada- PPI (mecanismo de negociação em torno da oferta- consumo de serviços)

10 M OMENTO ATUAL : DESAFIOS E PERSPECTIVAS Consolidação da institucionalização do planejamento nos três níveis de gestão do SUS Sistema de planejamento: “articulação das 3 esferas de gestão, com definição de objetivos que confiram direcionalidade ao SUS” Processo de planejamento: “desenvolvido em cada esfera contemplando as peculiaridades, necessidades e realidades loco-regionais”

11 U SOS DO P LANEJAMENTO NA G ESTÃO DO SUS Planejamento como método de formulação de políticas Planejamento como tecnologia de gestão Planejamento como estratégia de mudança do modelo de atenção à saúde Planejamento como ação comunicativa para o fortalecimento do controle social do SUS Planejamento como instrumento de regulação, controle e auditoria do processo de produção de serviços

12 P LANEJA SUS Objetivos => coordenar o processo de planejamento no âmbito do SUS Pactuação de diretrizes gerais para o processo de planejamento no âmbito do SUS; Formulação de metodologias unificadas e modelos de instrumentos básicos do processo de planejamento, englobando o monitoramento e a avaliação, que traduzam as diretrizes do SUS, com capacidade de adaptação às particularidades de cada esfera administrativa; Implementação e difusão de uma cultura de planejamento que integre e qualifique as ações do SUS entre as três esferas de governo e subsidie a tomada de decisão por parte de seus gestores; Promoção da integração do processo de planejamento e orçamento no âmbito do SUS, bem como da intersetorialidade deste Sistema, de forma articulada com as diversas etapas do ciclo de planejamento; Monitoramento e avaliação do processo de planejamento, das ações implementadas e dos resultados alcançados, de modo a fortalecer o PlanejaSUS e a contribuir para a transparência do processo de gestão do SUS.

13 M ODELOS DE ATENÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE A forma como se concebem, organizam e concretizam as ações de saúde, segundo um determinado contexto histórico, em determinado local e com determinado conceito de saúde e as relações estabelecem messe processo particularmente as relações de poder entre os vários atores, a utilização das tecnologias e a gestão do sistema e do processo de trabalho.

14 Modelo sanitário modelo medico assistencial privatista.


Carregar ppt "P LANEJAMENTO DE SERVIÇO DE SAÚDE : PANEJA - SUS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google